sábado, 11 de abril de 2020

Batalhando pela fé dada aos santos.


PREGANDO A VERDADE: O COMBATE DA FÉ.


Batalhando pela fé dada aos santos.


Leitura bíblica: JUDAS, servo de Jesus Cristo, e irmão de Tiago, aos chamados, santificados em Deus Pai, e conservados em Jesus Cristo: Misericórdia, e paz, e amor vos sejam multiplicados. Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi entregue aos santos.” Judas 1:1-3.

A Bíblia apresenta características básicas daqueles que batalharão pela fé entregue aos santos. O soldado do exército do Senhor, necessariamente é chamado, santificado e conservado em Jesus Cristo. Qualquer que batalhe sem tais atributos está guerreando em vão. A batalha do Crente não é contra a carne ou sangue e sim contra as hostes do maligno Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais”. Efésios 6:11-12.

O principal campo de batalha dos crentes é a defesa da Palavra de Deus. Existem diversos grupos que atacam a fé bíblica, duvidando da existência de Deus (esses são mais fáceis de se combater), uma vez que, o próprio discurso de provar a inexistência de Deus, torna a exposição obsoleta. Ora, se alguém ou alguma coisa não existe, necessariamente não é preciso prova a sua inexistência, ou seja, os que querem provar que Deus não existe, tem o objeto da causa pedido de forma sui generis na sua própria explanação, tornando-se asselvajado DISSE o néscio no seu coração: Não Deus. Têm-se corrompido, fazem-se abomináveis em suas obras, não ninguém que faça o bem” Salmos 14:1. Porém, há outros (os religiosos) que camuflam o ataque e defendem doutrinas estranhas às Escrituras, baseadas em preceitos de homens. Há muitos críticos que atacam a inspiração e inerrância da Bíblia. Também existes os falsos professores que promovem doutrinas falsas e negam as verdades básicas da fé BíblicaMas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens” Mateus 15:9. Então a missão do salvo é combater esses grupos inimigos. Estando preparado para responder com mansidão a razão da esperança que há em nós, manejando bem a palavra de verdade.
Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós” I Pedro 3:15.
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade” II Timóteo 2:15

O crente bíblico fundamentalista, conservado por Cristo, deve ser capaz de defender os ensinamentos contidos nas Sagradas Palavras de Deus, demonstrando a sua crença inabalável aos que estão de fora. Esse fato, o capacita para “demolir argumentos e toda pretensão que se opõe ao conhecimento de Deus. “Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas; Destruindo argumentos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo; E estando prontos para vingar toda a desobediência, quando for cumprida a vossa obediência.” II Coríntios 10:4-6. Na batalha devemos ser fortes e ao mesmo tempo manso e humilde. É de suma importância o soldado ter em mente, que o intuito não destruir e sim libertar aqueles que estão presos nos laços do inimigo. Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade, E tornarem a despertar, desprendendo-se dos laços do diabo, em que à vontade dele estão presos” II Timóteo 2:25-26

Aqueles que se opõem aos claros ensinamentos bíblicos dirão: Ora, se Deus é o Senhor de tudo e tem só Ele a soberania, porque então, precisaria de alguém para defender a Sua Palavra! Mas, a cegueira em que se encontram, não lhes permitem ver com o entendimento verdadeiro sentindo do que é preservar a Palavra de Deus. Defender escrituristicamente falando, significa conservar e reter os ensinamentos contidos na Bíblia, fazendo isso, o crente capacita-se para admoestar e convencer os contradizentes.

Conserva o modelo das sãs palavras que de mim tens ouvido, na fé e no amor que em Cristo Jesus” II Timóteo 1:13

Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes” Tito 1:9.

Para o bom soldado defender a fé bíblica não significa entrar em contendas e em loucas questões, pois, tal postura não tem a menor serventia e são para perversão dos ouvintes.
E rejeita as questões loucas, e sem instrução, sabendo que produzem contendas. E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor” II Tm. 2:23-24.

Traze estas coisas à memória, ordenando-lhes diante do Senhor que não tenham contendas de palavras, que para nada aproveitam e são para perversão dos ouvintes” II Timóteo 2:14.

Na guerra em defesa da palavra fé uma vez entregue aos santos, o crente deve falar conforme a Sã doutrina. “TU, porém, fala o que convém à sã doutrina” Tito 2:1.

Conclusão.

Há naturalmente, uma necessidade de continuação da doutrina que Cristo trouxe do céu “Jesus lhes respondeu, e disse: A minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou. Se alguém quiser fazer a vontade dele, pela mesma doutrina conhecerá se ela é de Deus, ou se eu falo de mim mesmo” João 7:16-17. Não devemos modificar o que é perfeito, o conjunto de doutrinas contido nas Sagradas Escrituras é literalmente a palavra de Deus, por isso, somos exortados a batalharmos contra as hostes infernais do maligno, que tentam transtornar e modificar o ensinamento puro e verdadeiro O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo”. Gálatas 1:7.
Os santos que receberam a fé bíblica, devem semeá-la na paz, sabendo que os falsos mestres enganam os corações dos simples Porque os tais não servem a nosso Senhor Jesus Cristo, mas ao seu ventre; e com suaves palavras e lisonjas enganam os corações dos simples” Romanos 16:18.

Defender significa separação. A literalidade bíblica não permite ao crente tem qualquer espécie de comunhão com aqueles que são contrários a sãs palavras do nosso Senhor Jesus Cristo Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade, É soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, contendas, blasfêmias, ruins suspeitas, Perversas contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que ganho seja piedade; aparta-te dos tais” I Timóteo 6:3-5. Observamos que devemos obedecer, reter e conservar o modelo de doutrina que recebemos. Junta-se a este fato, o apelo feito por Paulo em Romanos 16:17, para notamos os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendemos. Aqui não trata-se de um simples pedido e sim uma súplica (rogar, significa Pedir com instância, suplicar), para estamos afastados para longe dos tais. Quando mantemos comunhão com o erro, por menor que seja, estamos errando e não colocando em prática o que a bíblia nos manda.

E rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles” Romanos 16:17.

Os que são Deus reconhecem a Sua palavra.

Do mundo são, por isso falam do mundo, e o mundo os ouve. Nós somos de Deus; aquele que conhece a Deus ouve-nos; aquele que não é de Deus não nos ouve. Nisto conhecemos nós o espírito da verdade e o espírito do erro” I Jo. 4:5-6.

Quem é de Deus escuta as palavras de Deus; por isso vós não as escutais, porque não sois de Deus” João 8:47.

Esperança-PB, 09/04/2020.
Walter Costa.
Referências bíblicas: ACF.:

Nenhum comentário:

Postar um comentário