domingo, 27 de abril de 2025

Estudo expositivo em Romanos – Ensinamento 7. Capítulo 4:1-12.

 



Romanos 4:1-2. A fé que justifica. O apóstolo de forma eloquente, utiliza a arte do bom argumento, para fazer a seguinte perguntar: o que alcançou Abraão segundo a carne? Com a mesma retórica e divinamente inspirado, Paulo mostra no verso 2, que mesmo que Abraão tivesse sido justificado pelas obras, não tinha de que se gloriar, pois, toda e qualquer vanglória é excluída pela fé. (Ro. 3:27-28). Ou seja, a fé de Abrão foi que o justificou perante Deus.

Romanos 4:3. A imputação da justiça. Imputação é um termo com origem no vocábulo latino imputatĭo. O conceito é utilizado para designar a ação e o efeito de imputar (atribuir a responsabilidade de um feito reprovável a uma pessoa; assinalar a aplicação de uma quantidade para que seja tomada em conta num registo). Ou seja, resumido de forma simples alguém assumir a responsabilidade de outro (Is. 53:5). O patriarca Abraão creu na promessa de Deus, e isso, lhe foi imputado como justiça (Gn. 15:6 e Tg. 2:23). Na atual dispensação, podemos assumir que confiar na promessa de Deus significa, tão somente, crer única e exclusivamente na obra de Cristo. A promessa que temos é vida eterna (I Jo. 2:25). Portanto, cremos que Jesus Cristo morreu como nosso substituto e satisfez todas as exigências de Deus contra os pecadores (Ro. 3: 24-25).

Romanos 4:4-5. Galardão segundo a dívida. O Livro Sagrado, mostra com clareza cristalina, que a justificação não ocorre por qualquer meritocracia do homem, assim sendo, já não seria mais graça (Ro. 11:6). Dentre as diversas doutrinas de homens, temos a forma moderna e sutil de obras de salvação. Esse famigerado ensinamento, afirma que se o salvo não permanecer e perseverar na fé e na santidade, permitindo apenas, lapsos ocasionais do pecado em sua vida, seguido de forma imediata do arrependimento, essa pessoa não seria um verdadeiro salvo. Essa doutrina pavimenta o caminho de volta a Roma, para o famoso evangelho das obras, ou seja, a salvação é condicionada a obra da obediência. Ou seja, aquele que não perseverar até fim, o famoso P, do Tulip calvinista, a qual afirma que o homem que não se preservar perderá a salvação, a Bíblia proclama categoricamente que o crente é CONSERVADO/PRESERVADO, guardado, poupado, resguardado (Jd. 1:1), por Jesus Cristo, o qual é o autor e CONSUMADOR da nossa fé (Hb. 12:2).

Romanos 4:6-8. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa o pecado. A inspiração do Espírito Santo faz o apóstolo cita dois eminentes homens da Bíblia, nos versos anteriores citou Abraão e agora, cita os escritos de Davi (Sl 32:1-2). Sabemos que Abraão viveu no período patriarcal antes da lei judaica. Já Davi no período da monarquia e sob a batuta da lei. Davi foi um forte defensor da Lei Mosaica. Mas, ele, entedia que apesar da lei ser boa, não poderia de forma alguma justificar o pecador. Quando cremos na perfeita obra de Cristo, temos os nossos pecados, lançados fora e Deus não se lembrara mais deles (Is. 38:17 e Hb. 8:12). Quando a Bíblia fala que Deus não se lembra dos nossos pecados, está afirmando que Ele nunca nos julgará por nossos pecados ou nos condenará por eles (Ro 8:1 e Jo. 5:24). Pois, nossos pecados foram pagos por Cristo. I Co. 15:3 e Cl. 2:13-14.

Romanos 4:9-10. A bem-aventurança é apenas para os judeus. Paulo, faz uso do questionamento para explicar que a bem-aventurança pertencia tanto a circuncisão como a incircuncisão, provando que a benção da justificação e recebida pela fé. Isto é, as Escrituras provam que a justificação pertence tanto aos gentios quanto aos judeus, e que é pela fé, e não pela circuncisão. Isto é, os gentios foram as bênçãos de Abraão, chegaram até os gentios através da fé. Notadamente, esse fato ocorreu observando o estado e a condição em que Abraão estava quando foi justificado. (Gn. 12:3 e Gl. 3:14-18). A justiça de Deus ocorre antes de qualquer obra, o patriarca primeiro creu e depois foi justificado. Deus fez a aliança com Abraão no capítulo 15 de Gênesis, sendo a instituição da circuncisão no capítulo 17 (Gn. 17:9-14).

Romanos 4:11. Abraão recebeu o selo da justiça na incircuncisão. Abraão recebeu o mandamento da circuncisão, que “era um sinal ou símbolo da aliança; não da graça, mas daquela aliança peculiar que Deus fez com Abraão e sua semente natural, a respeito do desfrute da terra de Canaã” John Gill. Quando ainda estava incircunciso (Gn. 17:11). Essa abertura feita por Deus é a causa da salvação dos gentios, pois, todo aquele que crer se torna filho da fé de Abraão (Lc. 19:9 e Mt. 3:9). Vejam bem, não é fé ou a justiça de Abraão que é imputada aos crentes, mas, a justiça de Deus que o salvo recebe por intermédio de Cristo, resumido assim, Abrão é o exemplo da fé que devemos seguir (Ro. 4:16 e Ro. 9:8).

Romanos 4:12. As pisadas da fé. A ordem aqui não seguir Abraão e sim as pisadas da sua fé. Sabemos que Deus pode prova a nossa fé, Abraão ofereceu Isaque quando foi provado (Hb. 11:17-18). Ele Creu na palavra de Deus (Gn. 22:1-2). Dessa forma, devem ser comportarem os crentes em momentos de provações e tribulações (I Pe. 1:5-7).



Pastor Walter Costa.

Referências Bíblicas: Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preserva­do por Deus em ininterrupto uso por crentes fiéis): LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, ACF ou BKJ-1611.






Aplicado na IBBF Esperança-PB, 13 de Abril de 2025.

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