domingo, 6 de abril de 2025

Estudo expositivo em Romanos. Ensinamento 5. – Capítulo 3:1-20.

 


Romanos 3:1-3. A vantagem dos judeus. Estudamos no capítulo 2 de Romanos que Deus colocou no mesmo patamar, judeus e gentios. Diante disso, naturalmente surge a pergunta qual é então a vantagem de ser judeu? A principal é que o povo hebraico foi agraciado como recipientes iniciais da palavra de Deus. Atos 7:37-38. Ou seja, os judeus tiveram o privilegio de conhecerem em primeira mão a palavra de Deus, coisas que os gentios não possuíam. Concluímos pois, afirmando que os judeus receberam a revelação da vontade de Deus e os gentios apenas conheciam revelação natural de Deus. Isto é, trata-se de uma declaração com características tais, que as tornam inescusáveis aos homens no sentido de não crerem na existência de Deus. Sl. 19:1-4. A incredulidade dos judeus de modo algum pode extinguir a fidelidade de Deus. II Tm. 2:13. O povo de Israel por ser o primeiro a receber a palavra de Deus, deveria ser mestre, mas, a sua incredulidade não permitiu. Hb. 5:12.

Romanos 3:4-6 Seja Deus verdadeiro e todo homem mentiroso. A Bíblia deixa claro que todos os homens são mentirosos. Sl. 116:11 e só Deus é verdadeiro. Jo. 3:33 e Jo. 8:26. Não adianta afirmar ao contrário, sabemos que o homem ou já mentiu ou mentirá. Quando afirmamos tal proposição (no estudo da lógica chama-se proposição toda oração declarativa que pode ser valorada em verdadeira ou falsa, mas não as duas). Não estamos tratando da mentira comum, é sim que a verdade absoluta está em Cristo. Jo. 14:6 e Jo. 17:17.

Romanos 3:7-9. Tanto judeus como gregos estão debaixo do pecado. Nada é mais oposto à verdade do que a mentira. Sabemos que Deus é a verdade e que o Diabo é o pai da mentira. Jo. 8:44. Nessa passagem havia a discussão acerca da mentira de certa forma glorificar a Deus. Mas, o apóstolo mostra que o Senhor dos Exércitos não negligenciará os pecados, mesmo que eles contribuam para Sua honra. Os hipócritas levantam as seguintes objeções, baseados na afirmativa de que Deus é amor. I Jo.4:8. Essas pessoas esquecem de Hb. 12:29

1. Algumas pessoas assumem que, porque Deus os amou, Ele não os condenará. Jo. 3:18 e Jo. 3:36.

2. Alguns acreditam que o caráter de Deus o proíbe de condená-los. Mc. 16:16.

3. Alguns pensam que, apesar de pecarem, Deus será misericordioso e não os condenará. Lc. 13:5.

4. Alguns acham que, já que tudo o que as pessoas fazem glorifica a Deus de uma maneira ou de outra, Deus seria injusto em condená-las. Ro. 3:23.

Romanos 3:10-12. Não um justo, todos se extraviaram. As Sagradas Escrituras, coloca que toda a humanidade é igualmente corrupta, não importa a origem (gentílica ou judaica), todos se extraviaram e se tornaram inúteis. Sl. 14:1-4. O estado natural da humanidade é demonstrado de forma avassaladora, Paulo divinamente inspirado prova que nossa justifica, não passa de um trapo de imundícia. A maldade do homem é a causa do sofrimento de Cristo. Ele levou sobre Si o castigo que nós merecíamos. Is. 53:5-6. A justiça de Deus é recebida pelo pecador remido através de Cristo. I Pe. 3:18 e Ap. 22:11. A afirmação de que "não há ninguém busque a Deus" (v. 11) significa que ninguém busca a Deus, sem que Criador o conduza a fazê-lo. Jo. 6: 44-45. Isso não que disser que as pessoas são constitucionalmente incapazes de buscar a Deus. Atos 17: 26-27. Porém, só serão capazes se forem conduzidos ao Pai pelo Espírito Santo. Ro. 8:14 e Fp. 1:6.

Romanos 3:13-14. A natureza pecaminosa do homem. A boca e a língua: Talvez, o órgão mais complexo de ser controlado pelo ser humano, seja a língua. Tg. 3:5-6. A boca está cheia de maldade. Sl. 5:9.

Peçonha de áspides: O que é Peçonha: é uma substância tóxica produzida e inoculada (injetada) por aparelho presente no ser vivo que a produz. O melhor exemplo é o veneno produzida por serpentes.

O que é áspide: Víbora europeia, serpente muito venenosa Jó. 20:16

Romanos 3:15-18. Destruição e falta de temor. O homem natural está morto em ofensas e pecados, viver na vontade da carne e do pensamento. Ef. 2:1-3. Sendo que, a sua natureza é apropriada a propagação do erro. Is. 59:7-8. O perdido está sem Deus, por este motivo não pode ser participante da promessa e está sem esperança. O salvo já esteve nessa mesma situação. Ef. 2:11-13. Não existe para ele o temor a Deus e as palavras que saem da sua boca são malícia e engano. Sl. 36:1-3.

Romanos 3:19-20. Em hipótese alguma a carne será justificada diante de Deus. O objetivo da "lei" não era fornecer às pessoas uma série de medidas que as levariam ao céu. Era para expor sua incapacidade de merecer o céu. Gl. 3:24. O próprio Cristo disse que os judeus não observavam a lei. Jo. 7:19. A humanidade em geral precisa do Evangelho, pois, todos são pecadores e merecedores da condenação. Ro. 6:23 e  Ro. 5:12. O Espírito Santo usando o apóstolo Paulo com canal, demonstrou com exatidão que a natureza do homem e pecaminosa e que estamos vendidos ao pecado. Ro. 7:14. Sendo assim, concluímos, que o homem jamais poderá ser justificado pela obras da lei e sim pela fé em Jesus Cristo. Ro. 4:24-25.


Pastor Walter Costa.

Referências Bíblicas: Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preserva­do por Deus em ininterrupto uso por crentes fiéis): LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, ACF ou BKJ-1611.

Aplicado na IBBF Esperança-PB, 30 de Março de 2025.

Nenhum comentário:

Postar um comentário