Apocalipse 13:1-2. A besta que subiu do mar. Agora João nos revela que viu uma besta subindo do mar. Alguns estudiosos afirmam que trata-se do Mar Mediterrâneo. Já outros, faz um comparativo que o mar significa uma multidão, essa segunda alternativa encontra respaldo nas Escrituras. Is.17:12-13 e Ap.17:15. Quando nos dedicamos ao estudo e meditação na Palavra de Deus escrita (Bíblia), notaremos que o Senhor revela de forma objetiva a indetidade da besta. A chave para a melhor interpretação sobre as bestas de Apocalipse é encontrada nas profecias de Daniel. Dn. 7:4-8 e Dn. 7:19-25. Os quatro animais representam quatro reinos. Leão (Babilônia); Urso (Medo Persa); Leopardo (Grécia) e o quarto animal, que é terrível e espantoso, é uma sombra (algum que ocorrerá no futuro) do império Romano. Devemos ler a Bíblia e buscarmos Nela própria a respostas aos questionamentos encontrados. Fundamentado nas Escrituras, veremos que os dez chifres representam dez reis que entregarão o poder e a autoridade a besta. Ap. 17:12-13. Vimos também que, entre os dez chifres, havia um pequeno que se prevaleceu sobre os demais. A Palavra de Deus nos mostra que a besta (que foi, que é e que será) está assentada sobre sete colinas. Ap. 17:9. Uma breve busca em sites de pesquisa encontraremos uma cidade reconhecida mundialmente como “a cidade das sete colinas” trata-se de Roma. As sete colinas de Roma estão posicionadas e localizadas à margem esquerda do rio Tibre. Elas formam uma espécie de semicírculo ao norte, composto pelo Viminal, Quirinal, Aventino, Célio e Esquilino. Já na curva desse mesmo rio, estão as colinas mais importantes da cidade – a de Capitólio e a de Palatino (fonte de pesquisa https://emroma.com/roma-e-a-cidade-das-7-colinas/). O Vaticano, que é o menor país do mundo, está localizado na cidade de Roma e é a sede da Igreja Católica e residência oficial do papa. "O território que compreende o Vaticano foi doado por Pepino (rei dos francos) em 756 d.C. para a Igreja Católica. Porém, o Estado do Vaticano foi oficialmente constituído através do Tratado de Latrão, assinado em 11 de fevereiro de 1929. O ditador italiano Benito Mussolini e o papa Pio XI assinaram o Tratado de Latrão e o de Concordata." Tamanho Extensão territorial: 0,44 km². População do Vaticano: 798 habitantes. (Homens: 529; Mulheres: 269) (fonte de pesquisa https://brasilescola.uol.com.br/geografia/vaticano.htm).
Apocalipse 13:3. A terra se maravilha. A cabeça da besta ferida com uma chaga mortal é curada e o povo da terra se maravilhou com tal fato. Sabemos que na grande tribulação o império do mal fará grandes sinais e prodígios que, se fosse possível, enganaria até os escolhidos de Deus. Mt. 24:24. Os perdidos sempre estão em busca de sinais, então o inimigo usa dessa artimanha para enganar aqueles que não creem na obra do Senhor e Salvador Cristo Jesus. II Tes. 2:9-12. Em toda a Bíblia, o Senhor exorta aos perdidos para crerem e receberem a verdade. Infelizmente, a grande maioria não creu (e não creram) e preferiu as trevas. Jo. 3:18-19. Na tribulação não será diferente, os homens terão que crer no Evangelho. Entretanto, as pessoas rejeitam a Cristo e a Sua mensagem, então Deus os endurece e os entrega à operação do erro para crerem na mentira e terão um triste fim longe da face do Senhor. II Tes. 1:8-9. O fato de tantos que estarão na tribulação se recusarem a acreditar, mostra como o coração humano pode ser duro.
Apocalipse 13:4-7. O poder da besta. O grande projeto do Diabo é se exaltar como se Deus fosse Deus, mas o destino final do filho da perdição é o profundo abismo. Is. 14:12-15. Para conseguir tal intento, ele, como um grande falsificador, dará o seu poder à besta para a mesma ser adorada e exaltada. Para os adoradores da besta, não existe ninguém poderoso para guerrear contra ela. Essa figura do fim dos tempos, comumente chamada de Anticristo, agarrará todo o poder em suas mãos e se oporá e se exaltará contra Deus e falará coisas espantosas contra o Senhor dos Exércitos. Dn. 8:23-26 e Dn.11:36. No versículo 5 temos a figura do Anticristo que agirá por 42 meses (três anos e meio). Ele será eloquente no falar e proferirá grandes blasfêmias contra o Deus Todo-Poderoso. II Tes.2:3-4. Observem que, o sistema do mal que atingirá o seu clímax na manifestação da pessoa do iníquo já está a enganar o mundo. II Jo. 1:7 e I Jo. 2:18. Fica claro que os salvos da atual dispensação não estarão presentes a esse tempo. Mt. 24:12-15 e Dn. 9:27. Com o poder que recebeu do dragão, o anticristo guerreará e vencerá os santos do Cordeiro. No entanto, o homem da iniquidade não é páreo para o Senhor Jesus. Quando Jesus descer do céu à terra no final da tribulação, Ele destruirá o império do mal com o esplendor da Sua glória. II Tes.2:8 /Ap. 19:11-15 e Ap. 19:20-21.
Apocalipse 13:8. O livro da vida. Este é o livro que contém os nomes das pessoas de todos os séculos que estão salvas em Cristo, conforme o pré-conhecimento de Deus. Ro. 8:28-30 e Ef. 1:3-5. Um dos principais atributos daqueles que possuem o seu nome escrito no livro da vida é adora a Deus em verdade e espírito. Jo. 4:23-24. Justamente por esse motivo, não se curvaram ao poder demoníaco da besta (dragão, anticristo). A morte do Cordeiro “antes da fundação do mundo”. Ap. 17:8. É o meio pelo qual recebemos a salvação. Deus, em Seu beneplácito conselho, criou (no passado) um plano perfeito para salvar o pecador do inferno, que é por meio da pregação do Evangelho. Ap. 21:27. Aqueles que não possuem o nome escrito no livro da vida serão lançados no lago de fogo e enxofre. Ap. 20:12-15.
Apocalipse 13:9. Quem tem ouvidos ouça. O alerta é claro em toda a Escritura, a necessidade de ouvir a Palavra de Deus. Ro. 10:17. O Senhor, em Sua infinita bondade e misericórdia, deu ao homem duas responsabilidades: OUVIR E CRER. Jo. 5:24 e Ef. 1:12-13. O próprio Cristo, em Seu ministério terreno, alertou para a necessidade de ouvir a Palavra de Deus. Mt. 11:15. Na grande tribulação não será diferente, as pessoas terão que ouvir e crer no Evangelho eterno. Sabemos que não haverá mais a igreja do Senhor para levar o Seu ide, então quem proclamará o Evangelho na tribulação? Um anjo anunciará as boas novas aos que habitam sobre a terra durante a grande tribulação. Ap. 14:6.
Apocalipse 13:10. O pagamento do erro. Obedecer à besta na grande tribulação trará sérias consequências. A besta escravizará as pessoas que se opõem a ela e matará todo aquele que não se curva para adorá-la. V.15. Contudo, dos olhos do Senhor nada passa despercebido, dEle é a vingança, todos que não creram e não obedeceram aos Seus mandamentos serão aniquilados, a besta e o Anticristo serão lançados vivos no lago de fogo, os seus adoradores serão mortos. Ap. 19:17-21. A mensagem para aqueles que serão salvos no período tribulacional é serem pacientes na fé, guardando os mandamentos do Senhor. Ap. 14:12.
Pr. Walter Costa
Estudo produzido em Outubro de 2022.
Referências Bíblicas: Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fiéis): LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, ACF ou BKJ-1611.
Aplicado na IBBF Esperança-PB, em 16 deJunho de 2024.
Nenhum comentário:
Postar um comentário