domingo, 9 de junho de 2024

Ensinamento 21. Leitura: Apocalipse 12:10-17.

 



Apocalipse 12:10. O acusador é derrubado. Como já aprendemos no estudo do versículo 9 Satanás tem acesso ao céu, onde executa o papel de acusador dos filhos de Deus. Jó 1:6-7 e Zc. 3:1. As imputações de culpa de Satanás aos filhos de Deus só terminam quando ele é derrubado (perde o acesso) ao céu. Enquanto, o inimigo estiver com acesso ao céu, ele estará nos acusando. Por este motivo, o crente possui o melhor de todos os advogados, que vive para interceder em seu favor. I Jo. 2:1 e Hb. 7:25. Embora o inimigo já estivesse julgado e condenado. Jo. 16:11, contudo a sentença ainda não fora executada, fato que ocorrerá no final da grande tribulação, quando o Diabo será lançado no abismo por mil anos. Ap. 20:1-3. Posteriormente, ocorrerá a execução final da condenação, o diabo e seus seguidores serão lançados no lago de fogo e enxofre. Ap. 20:7-10 e Mt. 25:41.

Apocalipse 12:11-Vitória pelo sangue do cordeiro. A vitória dos crentes em todas as dispensações, ocorre pelo sangue do Cordeiro. Ap. 1:5 e I Pe.1:19. No madeiro, Cristo pagou o preço da penalidade e imputação do pecado. Cl. 2:13-14. Significa que, por intermédio do Seu sangue, o nosso Salvador Jesus Cristo nos reconciliou com Deus. Cl. 1:20. O sangue de Cordeiro justifica e poupa o salvo. Ro. 5:9. A ira de Deus é assustadora e espantosa, só os salvos justificados através do sangue de Cristo, escaparam de tão grande terror tomento. O crente sofre tribulação e aflição no tempo presente, já o homem natural, que não crer no verdadeiro Evangelho, padecerá eternamente. II Pe. 2:7-8 e II Tes. 1:7-9. A obra de Jesus nos salvou da ira. I Tes. 5:9-10. Outro fato, a ser analisado na passagem diz respeito ao testemunho do crente. Os salvos durante a tribulação serão perseguidos brutalmente pelo inimigo, contudo, eles não amarão as suas vidas e as entregarão com alegria em prol do testemunho de Cristo. Ap. 20:4. Na atual dispensação, será que os redimidos estão dispostos a darem as suas vidas por Cristo? Será que o nosso viver é Cristo? Será que realmente estamos engrandecendo Cristo em nosso viver? Fp. 1:20-21.

Apocalipse 12:12. Alegria no céu e tristeza na terra. O banimento do Diabo do céu será um momento de grande júbilo. A partir desse momento, Satanás não terá mais acesso ao céu e não acusará mais os santos do Senhor. Em contraste com a alegria celestial, os habitantes da terra sofrerão arduamente com a presença real do Diabo. Esse fato, ocorrerá especificamente na metade da grande tribulação e Satanás sabe que terá apenas 1,260 dias para tentar executar o seu plano maligno. A população da terra experimentará o dano terceiro AI. Ap. 11:14. A intensidade da irá do Diabo é proporcional ao pequeno tempo que lhe resta antes de ser lançado no abismo. Ap. 10:6.

Apocalipse 12:13-16. Perseguição a Israel. Veremos nos próximos versículos, que o dragão (Satanás) que fora lançado na terra, fará uma grande perseguição a mulher (nação de Israel) que havia dado à luz. O ódio de Satanás contra a nação de Israel, é explicado no fato do povo judeu ser a nação de onde veio o Messias, Salvador. Jo. 4:22. O profeta Miqueias, profetizou que Aquele que governaria Israel nasceria em Belém de Efrata. Mq. 5:1-2. No Evangelho de Lucas temos o cumprimento dessa profecia. Lc. 2:1-7. O Senhor dos Exércitos, protegerá os remanescentes de Israel, levando-os para o deserto. Alguns estudiosos da escatologia (estudo do final dos tempos) descrevem que as duas assas seriam um grande avião de transporte militar, com capacidade de evacuar muitas pessoas ao mesmo tempo. Porém, essa teoria não tem respaldo nas Escrituras. O termo “asas” é usado Biblicamente com referência à proteção de Deus ao povo de Israel. Ex. 19:4-5 e Dt. 32:11- 12. Os remanescentes de Israel serão mantidos em segurança por "um tempo, e tempos, e metade de um tempo". Isso equivale a três anos e meio, a duração da segunda metade da tribulação. A perseguição de Satanás à nação de Israel, ocorrerá durante a última metade da 70ª semana de Daniel. Dn. 9:26-27. A serpente lança-se atrás da mulher (Israel), “água como um rio” representa o exército de Gogue (terra de Magogue) que vem do extremo norte. Quando ocorrerá o cumprimento da profecia feita por Ezequiel. Ez. 38:8-9 e Ez. 38:14-16. O exército da serpente será exterminado pelo Senhor dos Exércitos. Ez. 38:18- 23.

Apocalipse 12:17. Guerra ao remanescente. Como não conseguiu destruir a mulher (Israel), o Diabo ira-se contra ela e fará guerra contra o remanescente da sua semente. Os remanescentes são judeus convertidos durante a grande tribulação e que não foram mortos pelo poder do maligno. Ap. 6:9-11 e Ap. 7:14-17. As sombrias e ríspidas provações, sofridas por aqueles que guardam os mandamentos de Deus e possuem o testemunho de Cristo durante a grande tribulação, resultam em louvor, honra e glória na revelação do Senhor Jesus Cristo. I Pe. 1:7. Na atual dispensação, será que os crentes estão guardando os mandamentos de Deus? I Tm. 6:13-14. Recebemos do próprio Cristo, o qual é a Fiel testemunha. Ap. 1:5. A ordem é guardarmos todas as coisas do mesmo modo em que recebemos. Mt. 28:20. A missão é guardar a doutrina que Deus enviou. Jo. 7:16-17. Sem qualquer espécie de alteração ou adulteração. A ordem “sem mácula” diz respeito a conservar as Sãs Palavras de qualquer nódoa. II Tm. 1:13 e Tt. 1:9. Por quanto tempo devemos permanecer nessa batalha? Duas são as opções dos salvos para cessar o combate:

Opção 1. Quando acaba a nossa vida na carne. II Tm. 4:7-8.

Opção 2. Até a volta do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Fp. 3:20.


Pr. Walter Costa

Estudo produzido em Outubro de 2022.

Referências Bíblicas: Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fiéis): LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, ACF ou BKJ-1611.

Aplicado na IBBF Esperança-PB, em 09 deJunho de 2024.

Nenhum comentário:

Postar um comentário