sábado, 16 de dezembro de 2023

Ensinamento I. Leitura bíblica: Judas 1:1-7


Esboço Bíblico da Epístola de Judas.
Pr. Walter Costa

Autor: Judas 1 identifica Judas, irmão de Tiago, como o seu autor.

Quando foi escrito: O livro de Judas foi provavelmente escrito entre 60 e 80 dC.

Propósito: O livro escrito aos santificados, é uma forte arma de combate as práticas heréticas dos falsos mestres, nos encorajando a batalha pela fé uma vez entregues aos santos. Logo no versículo 1 temos a plena convicção de que o crente não se preserva e sim é preservado por Cristo, Esta afirmação joga por terra qualquer doutrina falsa sobre a perseverança dos salvos. (ver versos 24).

Judas 1:1-2. A conservação dos crentes. Judas, inicia a epístola se identificando como servo de Cristo e como irmão de Tiago. Jesus também tinha um meio-irmão chamado Tiago. Mt. 13:55. Tiago, nome que em grego significa Jacob (Jacó) ou James, era um crente destacado na igreja de Jerusalém, considerado pelo apóstolo Paulo em parceria com João e Pedro, como as colunas daquela igreja. Gl. 2:9. Judas provavelmente não se identifica como um irmão de Jesus devido à humildade e reverência para com Cristo. Após a devida apresentação, Judas identifica os destinatários da carta, os santificados em Deus e conservados em Cristo. SANTIFICADOS. I Tes. 5:23-24. Enganam-se aqueles que pressupõem que a santificação é processo pelo qual o homem vai se achegando a Deus. O mesmo Deus que destinou os cristãos à salvação por meio da morte de Cristo, é quem santifica o homem em tudo através da ação do Espírito Santo II Ts. 2:13 e I Pe. 1:2. CONSERVADOS o crente é conservado irrepreensível, não por mérito próprio e sim por mérito exclusivo do Senhor. I Co. 1:7-8 e Jd. 1:24. Contrariando a máxima religiosa como, por exemplo, não seguir os sacramentos da igreja católica (Batismo, Confirmação, Eucaristia, Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio) ou não perseverar até fim, o famoso P, do Tulip calvinista, a qual afirma que o homem que não se preservar poderá perder a salvação, a Bíblia proclama categoricamente que o crente é CONSERVADO/PRESERVADO (guardado, poupado, resguardado), por Jesus Cristo. I Pe. 1:5.

Judas 1:3. Batalhando pela fé entregue aos santos. A Bíblia apresenta características básicas daqueles que batalharão pela fé entregue aos santos. O soldado do exército do Senhor, necessariamente, é chamado, santificado e conservado em Jesus Cristo. Qualquer que batalhe sem tais atributos está guerreando em vão. A batalha do Crente não é contra a carne ou sangue e sim contra as hostes do maligno. Ef. 6:11-12. O principal campo de batalha dos crentes é a defesa da Palavra de Deus. Existem diversos grupos que atacam a fé bíblica, duvidando da existência de Deus (esses são mais fáceis de se combater), uma vez que, o próprio discurso de provar a inexistência de Deus, torna a exposição obsoleta. Ora, se alguém ou alguma coisa não existe, necessariamente não é preciso prova a sua inexistência, ou seja, os que querem provar que Deus não existe, tem o objeta da causa pedido na sua explanação, torna-se sem sentido. Sl 14:1. Porém, há outros (os religiosos) que camuflam o ataque e defendem doutrinas estranhas às Escrituras, baseadas em preceitos de homens. Há muitos críticos que atacam a inspiração e inerrância da Bíblia. Também existes os falsos professores que promovem doutrinas falsas e negam as verdades básicas da fé Bíblica. Mt 15:9. Então, a missão do salvo é combater esses grupos inimigos. Estando preparado para responder com mansidão a razão da esperança que há em nós, manejando bem a palavra de verdade. I Pe. 3:15 e II Tim.2:15

Judas 1:4. Aqueles que negam ao Senhor e Dominador Cristo Jesus. Nessa passagem, Judas explica que alguns homens ímpios se infiltraram na membresia das igrejas do primeiro século, com o intuito de perverter a graça do Senhor, introduzindo falsos ensinos e negando a Cristo como Senhor e Dominador. Fato é que atualmente, muitos que se dizem crentes (inclusive no meio batista fundamentalista) negam o domínio de Cristo em suas vidas e passam a propagar doutrinas e preceitos de homens, tornando-se presas de filosofias e vãs sutilezas. Cl. 2:8. Cristo deve ser o Senhor em todos os momentos na vida dos salvos e não apenas naqueles momentos em que estamos na igreja. I Co. 12:3. Ninguém pode dizer “Jesus é o Senhor” sem falar de uma forma profundamente doutrinária, porque esta declaração simples se baseia em profundas verdades bíblicas. Ao dizer: “Jesus é o Senhor”, comprometemo-nos a obedecê-Lo. Lc. 6:46. Um reconhecimento do senhorio de Jesus é logicamente acompanhado por uma submissão à autoridade de Jesus. Se Jesus é o Senhor, então Ele nos possui; Ele tem o direito de nos dizer o que fazer. Jesus é Senhor, é a verdade, quer as pessoas reconheçam o fato ou não. Ele é mais do que o Messias, mais do que o Salvador; Ele é o Senhor e Dominador de tudo. Algum dia, todos se submeterão a essa verdade. Fp. 2:9-11.

Judas 1:5. Trazendo a memória dos judeus descrentes. Para comprovar a sua tese, sobre a insubmissão (falta de submissão; rebeldia) daqueles que negam a dominação de Cristo, Judas estabelece um paralelo com a rebeldia do povo judeu. Que apesar das maravilhas feitas pelo Senhor dos Exércitos, eles não creram e ainda provocaram a Deus. Sl. 78:56-58. O resultado final da incredulidade foi a proibição dos judeus de adentrarem ao repouso. Hb. 3:16-19. Essa passagem de Hebreus, refere-se aos israelitas que não puderam gozar da bênção física na Canaã física. Ou seja, nada tem a ver com a posição eterna dos salvos em Cristo Jesus. O crente tem certeza da Vida Eterna e sabe que nunca perderá. I Jo. 5:13.

Judas 1:6. A destruição dos anjos que não guardaram o seu principado. Sabemos através das Sagradas Escrituras, que existem duas espécies de anjos: os santos anjos. Ap. 14:10 e os anjos caídos. Na criação, Deus fez os anjos em um estado santo, contudo alguns deles não guardaram o seu principado e hoje estão na prisão eterna, a espera do juízo final. II Pe. 2:4.

Judas 1:7. Exemplos de Sodoma e Gomorra. Em resposta à pecaminosidade das pessoas dessas duas cidades, Deus enviou fogo do céu para destruir ambas e todos os seus moradores. II Pe. 2:6 e Gn. 19:24-25. A destruição do mundo através do dilúvio e a destruição das cidades pecaminosas de Sodoma e Gomorra é uma sobra das coisas futuras para os perdidos. Lc.17:28-30. Como vimos nesses dois últimos versículos, a epístola de Judas está intimamente relacionado com a segunda epístola de II Pedro.


Produzido em Junho 2022.

Pr. Walter Costa.

Referências Bíblicas: Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fiéis): LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, ACF ou BKJ-1611.

Aplicado na IBBF Esperança em Dezembro de 2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário