II Pedro 2:10-11. Características dos injustos. Aqui temos a continuação do versículo 9, onde Pedro faz uma severa advertência aos injustos. O assunto agora é, as características dos falsos mestres. Principalmente aqueles que andam segundo as suas próprias concupiscências. II Pe. 3:3. Esses homens, não possuem temor, são egoístas e materialistas blasfemam o nome de Deus, mostram desprezo pela hoste angelical e não levam em conta a autoridade das Escrituras. Jd. 1:16-19.
II Pedro 2:12-14. Recebendo o galardão da injustiça. O apóstolo continua a destrinchar os atributos dos falsos mestres. As Escrituras, estão repletas de advertências sobre a existência de homens enganadores e infiéis. Eles comportam-se, como animais movidos pelo instinto e não pelo entendimento, as suas naturezas são inflamadas pelos poderes do inferno. Tg. 3:6. Estes homens, alegram-se em suas iniquidades, tendo os olhos cheios de adultérios, não apenas no sentido da fornicação, mas também no sentido de adulterar a Palavra do Senhor e por merecimento receberão o galardão da injustiça e terão suas lâmpadas apagadas nas negruras das trevas. Pv. 24:20 e Jd.1:13. Eles mancham e maculam a verdadeira doutrina, são como árvores murchas, infrutíferas, duas vezes mortas e desarraigadas. Jd. 1:12.
II Pedro 2:15-16. Seguiram o caminho de Balaão. Algo natural nos falsos mestres, é conhecerem o caminho correto e escolherem de modo consciente distorcê-lo para a própria perdição. II Pe. 3:16 e II Pe. 2:2. Pedro, traz a lembrança a figura de Balaão que a princípio aparentava ser alguém voltado para o caminho da verdade (o relato sobre Balaão é encontrado nos capítulos 22 e 25 do livro de Números). Porém, ele era um homem astuto, egoísta e ganancioso. Como o Senhor não permitiu que Balaão amaldiçoasse ao povo de Israel, ele aconselhou que as mulheres midianistas a terem relações sexuais com os israelitas. Nm. 31:15-16. No versículo 16 Pedro usa um animal (o burro) para mostra a loucura do profeta. O animal viu o Senhor e o profeta não O viu. Nm. 22:28-33. Aqueles que seguem o caminho de Balaão terão um triste fim, no presente podem até receberem recompensas financeiras, contudo receberão uma terrível recompensa na eternidade, que é o dano da segunda morte. Ap. 21:8
II Pedro 2:17. Fontes sem águas. Os falsos mestres são especialistas em fomentar falsas doutrinas. Aqui nos é dito que eles são fontes sem águas e nuvens levadas pela força do vento, ou seja, não possuem a doutrina Bíblica verdadeira, não estão firmados na Sã Doutrina. Água nas Escrituras significa vida, tanto no plano fisiológico, como no espiritual. Água Viva é um tema recorrente nas Escrituras no Evangelho João o Senhor afirmar que aquele que beber da fonte verdadeira e crer em conformidade com a Bíblia, nunca jamais terá sede. Jo. 4:13-15 e Jo. 7:37-38. Um falso mestre promete cumprir a verdade! Mas ele só pode oferecer enganos cruéis, decepcionar e frustrar as pessoas, dando-lhes água seca e inútil. 14:3. Todos que falam contra a Palavra de Deus, perecerão eternamente na escuridão das trevas. Jd.1:13.
II Pedro 2:18-19 Engodando a concupiscência da carne. Até o versículo 17, o apóstolo estava falando das características dos falsos mestres, que usam as suas bocas como ferramentas de engano. Agora, a preocupação é com aqueles que estavam se afastando dos que andam no erro, pelo conhecimento da pessoa sagrada de Cristo (crente neófito ou desnutrido espiritualmente). Os falsificadores da Palavra, através de promessas voltada para o engodo da carne, prometem liberdade, contudo são servos do pecado. É bastante comum ouvimos nas igrejas do mundo pregações contrárias ao Evangelho de Cristo, como por exemplo: Prosperidade material; A autoestima, esses falsos ensinos têm como foco o eu, eu e eu; Cura e dons extraordinários; Determinação e proclamação. Que para nada aproveita a não ser para a satisfação da carne. Esses homens usam de lisonjas e enganos para enganar o coração dos simples. Ro. 16:18.
II Pedro 2:20-21. O último estágio é pior que o primeiro. Podemos afirmar que o homem natural por não ter o conhecimento da Verdade. Jo. 14:17, age de modo natural, fazendo a vontade da carne e do pensamento. Ef. 2:1-3. Essa passagem, faz um severo alerta aos crentes que após escaparem da corrupção do mundo, voltem a praticar e ter prazer nas coisas concernentes à velha criatura. II Co. 5:17. A expressão “CONHECIMENTO DO SENHOR E SALVADOR” é um termo usado na segunda epístola de Pedro, exclusivamente para os crentes. II Pe. 1:1-2 e II Pe. 3:17-18. É impossível existir possibilidade de um novo arrependimento para a salvação. Hb. 6:4-6. É IMPOSSÍVEL": Trata-se de uma afirmação bíblica comprovando que aqueles que uma vez foram iluminados, que viram resplandecer a luz de Cristo, possam outra vez serem renovados para o arrependimento. Não existe a possibilidade de ocorrer um ciclo repetitivo do arrependimento para a salvação. A operação do arrependimento do pecador é operada por Deus e se caracteriza por ser sincera; real e única. Atos 5:31/ Atos 11:18 e II Tm. 2:24-25. O assunto tratado na passagem, diz respeito à condição terrena e não a posição eterna do crente. Um salvo pode ser entregue a Satanás para destruição da carne, porém, o inimigo jamais tocará em seu espírito. I Co. 5:5. O que Pedro e toda a Bíblia afirma, é que o crente que vive uma vida na concupiscência da carne, o seu estágio de sofrimento aqui na terra será pior, do que se ele nunca houvera conhecido a verdade. Sabemos que o pecado traz terríveis consequências aos filhos de Deus, pois eles são templo e morada de Deus em Espírito. I Co. 3:16-17.
II Pedro 2:22. Tornando-se provérbio negativo. Quando um crente extinguir a ação do Espírito Santo (Endurecer o coração, desprezar a Palavra, resistir a liderança do Espírito Santo em sua vida). I Tes. 5:19. Ele simplesmente, torna-se cego, esquecendo-se da purificação dos antigos pecados. II Pe. 1:9. Nesse estágio, ele é comparado a um cão e a um porco que não possuem entendimento, pois estavam livres da imundícia e voltaram a se contaminar com ela. O salvo deve buscar a purificação da imundícia e não se espojar nela. II Co. 7:1.
Pr. Walter Costa.
Referências Bíblicas: Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fiéis): LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, ACF ou BKJ-1611.
Esperança-PB, 26 de Agosto de 2023.