I Pedro 5:8. O adversário dos crentes. A Bíblia, testifica que temos um adversário. Aqui nos é dito que ele o Diabo. Notadamente o nosso oponente é traiçoeiro e nunca atacar de cara limpa, ele é um grande mestre nos disfarces. A sua essência e fundamentada no enganar, roubar, mentir e destruir. Jo. 8:44. No mundo animal o rugir do Leão amedronta as pressas, tornando-as mais frágeis e fáceis de serem capturadas. Dessa maneira, o inimigo aterroriza os crentes com inquietudes, ameaças e perseguições. II Ts. 1:4 e II Tm. 3:12. Diante do exposto, devemos questionar: qual deve ser a posição dos crentes diante do adversário? Encontramos a resposta no próprio versículo: sendo sóbrio e vigilantes. A ordem para os crentes ficarem sóbrios, diz respeito a necessidade de sermos vigilantes, sábios, resolutos e firmes em todas as áreas da nossa vida. Nossas palavras, ações, decisões, temperamento devem honrar o Senhor Jesus e demonstrar consideração piedosa e preocupação com o bem-estar espiritual dos outros. I Tes. 5:6. Devemos ser vigilantes, firmes e fortalecidos. I Co.16:13. Os crentes possuem um inimigo invisível. Ef. 6:12, que tentar penetrar em qualquer espaço por menor que seja das nossas vidas. Portanto, devemos ser vigilantes. revestindo-se da armadura de Deus, afinal somos filhos da Luz. Ef. 6:11 e I Tes. 5:5. Só podermos ser vigilantes se rejeitamos por completo as obras das trevas. Ro. 13:12. Sendo astros reluzentes em meio a uma geração corrompida e perversa. Fp. 2:15.
I Pedro 5:9. Resistir firme na fé. O Espírito Santo, exorta aos crentes a permanecerem firmes na fé. Quando estamos firmados na fé verdadeira, não nos permitimos sermos enganados. Cl. 2:4-5. O cuidado maior é: não descairmos da nossa firmeza. II Pe. 3:17. A verdade é única maneira de estarmos firmes. Ef. 6:14. Lembrando, que um dos pilares para demonstrar a nossa firmeza é o trabalho na obra de Senhor. I Co. 15:58. Como crentes em Cristo, devemos sofrer as aflições que nos são pertinentes. II Tm. 2:3. Sabemos que o nosso Pai Celestial nos aperfeiçoa, confirma, fortifica e estabelece. Além disso, Ele nos deixou quatro instruções que servirão de sustentáculos para nos manter sóbrios, vigilantes, firmes e fortalecidos.
1. Devemos vigiar cuidadosamente. Mc.14:38.
2. Devemos permanecer firmes. Ef. 6:13.
3. Devemos ter um comportamento que engrandeça a Cristo. Fp. 1:20-21.
4. Mesmo estando fracos devemos ser fortes. II Co.12:9-10.
Todo cuidado é pouco, quando se trata das armadilhas que o inimigo prepara para os santos, nem tudo que tem aparência de luz é luz, exatamente ao contrário, o outro evangelho aparenta ser obra de Deus, mas, é enganoso, mentiroso e maldito, Gl. 1:6-9, nós devemos está firmados na verdade. Jo. 17:17, pois toda e qualquer mentira é obra satânica e pertence ao pai da mentira. Portanto, nunca em momento algum devemos crer em algo que não está na Bíblia, pois ela é a nossa bússola, o nosso manual e a nossa firmeza.
I Pedro 5:10. A segurança dos que estão em Cristo. O crente tem diversas fraquezas e o adversário tentará usá-la de todas as maneiras para o derrotá-lo. Diante de tal constatação, fica evidente que o salvo deve buscar o fortalecimento na graça e no conhecimento de Cristo. II Pe. 3:18. Devemos preencher as nossas mentes e vidas com a Palavra de Deus, com isso resistiremos firmes, sabendo que a nossa firmeza vem de Deus. A base de tudo é sabermos que o nosso fortalecimento vem do poder de Deus e nunca do nosso. II Tm. 2:1. Ser fortalecidos no Senhor, significa está preparado para batalha confiando tão somente no Grande e Único Comandante. Is. 40:31. O crente está em uma guerra permanente e para enfrentarmos o algoz inimigo a melhor ferramenta é nos sujeitarmos a Deus. Tg. 4:7.
I Pedro 5:11. A Deus seja glória e poderio. Deus é o Criador, Mantedor de todas as coisas, tudo foi criado por Ele e para Ele. Cl. 1:16 e I Co. 8:6. Portanto, toda honra e toda glória só deve ser dada ao Rei dos Século. II Tm. 4:18 e I Tm. 1:17. Em decorrência da Sua obediência Cristo foi exaltado de tal modo que nada ou ninguém, em lugar algum poderá ser superior a Ele. Ef. 1:21. Cristo não se exaltou, Ele foi exaltado por Deus para que em tudo tenha a preeminência. Em Cristo foram criadas todas as coisas, para Ele e por Ele. Foi por meio da morte sacrificial de Cristo e da gloriosa ressurreição que Ele se tornou preeminente entre os homens. Ele tem a preeminência (Qualidade de preeminente, do que ocupa o lugar mais elevado ou está acima dos demais; excelência, vantagem, distinção. [Por Extensão] Cuja perfeição é inquestionável; que é divino ou superior: a preeminência de Deus). Cl. 1:16-19.
I Pedro: 5:12. A Verdadeira graça. Na parte A do versículo Pedro explica que enviará a carta através de Silvano, o qual considera como um fiel irmão. Contudo, a chave do versículo encontra-se no conteúdo da epístola que era testificar a graça do Senhor como verdadeira. Significado da palavra Graça: Biblicamente falando o termo graça significa literalmente favor não merecido. Ef. 2:8. A graça é uma obra literal de Deus, sem qualquer contrapartida do homem, se assim fora não seria graça. Ro. 11:6. A graça de Deus é suficiente para edificar e estimular a vida do crente. I Co. 15:10. Deus, acrescenta a graça em todos os momentos do viver do crente, sendo essa uma ação permanente do Nosso Senhor na vida dos salvos, Ele, usa nos para transbordamos em toda boa obra. II Co. 9:8. No momento que estamos fracos a graça de Deus nos aperfeiçoa. II Co. 12:9. Também devemos enfatizar, que a obra da graça é perfeita, não necessita de complemento e não poderá ser desfeita. Tt. 3:4-7.
I Pedro: 5:13-14. Saudação final. O apóstolo conclui a epístola com uma amorosa saudação aos irmãos que estavam dispersos no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia. I Pe. 1:1. No encerramento Pedro faz uma oração rogando por paz para aqueles que estão em Cristo. Sabemos que a condição primaria para temos paz com Deus é a justificação advinda da obra de Cristo. Ro. 5:1-2.
Referências Bíblicas: Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fiéis): LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, ACF ou BKJ-1611.
Pr. Walter Costa.
Esperança-PB, 23 de Julho de 2023.
Nenhum comentário:
Postar um comentário