II Tm.3:2-4. Traços marcantes dos contrários a Sâ Doutrina. O Espírito Santo usando o apóstolo faz uma lista nominal de 18 características daqueles que são contrários a Sã Doutrina:
1> Amantes de si mesmos
2> Avarentos
3> Presunçosos
4> Soberbos
5> Blasfemos.
6> Desobedientes a pais e mães
7> Ingratos
8> Profanos
9>Sem afeto natural
10> Irreconciliáveis
11> Caluniadores
12> Intemperantes
13>Cruéis
14>Sem amor para com os bons
15>Traidores
16>Obstinados
17> Orgulhosos
18> Mais amigos dos deleites do que amigos de Deus.
O principal atributo para seguirmos a Cristo é negar a si mesmo, característica essa totalmente esquecida pelos contrários a Sã Doutrina. Lc. 9:23. O Livro Sagrado nos ordena a sermos humildes e não pensamos de nós mesmos além do que convém. Tg. 4:6-10 e Ro. 12:3. Os impostores das Sãs Palavras, apregoam aos quatros ventos que são cristãos, contudo não passam de santarrões (característica peculiar do hipócrita). Os hipócritas raramente reconhecem a sua própria hipocrisia, na realidade essas pessoas não passam de sepulcro caiado. Mt. 23:25-28. Eles praticam uma falsa adoração, aproximam-se de Deus com os lábios apenas para impressionar os que ouvem, até aparentam aos olhos dos homens serem verdadeiros adoradores de Deus. Porém, seus corações seguem o pecado. Is. 29:13 e Mat. 15:8-9 a estes o Senhor dirá abertamente que nunca os conheceu. Mat. 7:21-23.
II Tm.3:5. Aparentam piedade, porém, negam a sua eficácia. Já aprendemos que a palavra “piedade” vem da palavra grega “eusebeia”, e esta é a junção de duas palavras: “eu” que significa “bom ou correto”, e “sebomaie” que significa “adorar”. Portanto, piedade é adorar a Deus bem e corretamente. Esses impostores, são conhecidos por vestirem “a fachada da piedade”, entretanto, rejeitam a sua eficácia. Resumidamente, podemos afirmar que essas pessoas aparentam que são espirituais e que seguem a Deus, mas estão com o entendimento e consciência contaminados e são reprovados literalmente para toda boa obra. Tt. 1:15-16. O sistema criado pelos “amantes de si mesmos”, baseia-se em sabedoria e filosofias de homens, Cristo é excluído das pregações e ensinamentos. As ênfases dos “sistema gospel” são voltadas para, orações poderosas; virtudes humanas; declarações positivas; o falar línguas estranhas, dando ouvido a doutrina de demônios e a espíritos enganadores. Essas pessoas, não se satisfazem com Cristo e Sua doutrina e estão sempre tentando ser “melhores” ou melhorarem os ensinamentos de Jesus. Contudo, esse tipo de doutrina perecerá segundo preceitos e doutrinas dos homens. Cl. 2:21-23. O Espírito Santo alerta os salvos, sobre o engano dos ensinamentos dos homens. Cl. 2:8.
II Tm.3:6-7. Aprendem e nunca chegam ao conhecimento da verdade. Os promotores da falsa doutrina geralmente atacam as pessoas com necessidades emocionais ou espirituais. Nessa passagem as mulheres néscias (Característica de quem não possui conhecimento, capacidade, sentido ou coerência), foram as vítimas dos impostores da palavra. Podemos ver que este estilo de abordagem continua nos dias de hoje, a uma infinidade de grupos religiosos, que com os seus cultos antibíblicos aplicam suas próprias e errôneas interpretações da Bíblia a pessoas néscias. As Escrituras não são de particular interpretação. II Pe. 1:20-21. Movidos basicamente pelo poder e por amor ao dinheiro, eles reivindicam a verdade, mas negam e blasfemam o Caminho. II Pe. 2:1-3. Os falsos mestres, dos quais todo crente deve se desviar, continuam aprendendo, existem megas institutos de ensino e cursos (produzidos para fisgar os incrédulos). Mas, jamais conseguem aprender e compreender plenamente a Sã Doutrina. Eles são prevaricadores ((de acordo com o dicionário americano Webster-1913, prevaricar significa embaralhar ou reclamar, para fugir da verdade ou da revelação da verdade; um desvio da verdade. Um falso ou enganador que parece empreender uma coisa com o propósito de derrotá-la ou destruí-la. Na língua portuguesa Prevaricar é um verbo que está relacionado com a ato de desrespeitar ou não cumprir uma ordem e dever por má-fé. A ação de prevaricar segue os interesses pessoais do indivíduo que a praticou, normalmente agindo contra os bons costumes e a moral). II João 9-11. Os prevaricadores não conhecem a verdade por não possuírem o Espírito Santo habitando neles. Jo.14:17 e 26 e I Jo. 2:27. Todo aquele que não persevera na doutrina que Cristo trouxe é um prevaricador da Palavra de Deus. Jo. 7: 16-18. Neste caso a prevaricação é seguir doutrinas estranhas daquelas ensinadas por Cristo e posteriormente pelos apóstolos. Atos 2:42 e Hb. 13:9.
II Tm.3:8-9. Os impostores resistem a verdade. Alguns historiadores dizem que JANES e JAMBRES foram os chefes dos mágicos de Faraó. Embora não sejam mencionados explicitamente nas Escrituras, esses dois nomes eram tradicionalmente associados a dois dos mágicos de Faraó que se opuseram a Moisés. Êx. 7: 11-12. Todo e qualquer homem que se levanta contra a verdade é réprobo na fé e corrupto no entendimento, inchados na sua carnal compreensão. Cl. 2:18-19. Apesar do sucesso inicial e superficial, um falso professor acabará tendo a sua mentira exposta. Porém, o fim desses homens será triste, eles passarão a eternidade na negrura das trevas. Is. 66:24 e Jd. 1:10-12.
Bibliografia: Definição Prevaricação segundo o dicionário Webster-1913.
Referência Bíblica: Bíblia ACF e LTT.
Esperança-PB. 20 de Fevereiro de 2022.