segunda-feira, 1 de junho de 2020

O Senhor deu a Palavra.



O Senhor deu a Palavra.

O Senhor deu a palavra; grande era o exército dos que anunciavam as boas novas
Salmos 68:11.

Introdução.

A Palavra de Deus é o único lugar onde encontramos a verdade sobre o Criador de todas as coisas. Mas, compreenderam a Palavra (Bíblia), aqueles cujo o Espírito Santo habita dentro de si.
E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós”. João 14:16-17.
Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito”. João 14:26.
Portanto diante dessa constatação, roguemos a Deus que Ele nos conduza a buscarmos e principalmente entendermos a Sua Palavra. Se você é um salvo tenha certeza que Espírito Santo deseja te ajudar a compreender o Livro Sagrado.
Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.  Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.
Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus”. I Coríntios 2:10-12.
O que é a Palavra?

A Palavra de Deus escrita, é verdade revelada desde princípio e que dura para sempre. A tua palavra é a verdade desde o princípio, e cada um dos juízos da tua justiça dura para sempre”. Salmos 119:160.
Podemos afirmar que todo o conteúdo constante na Bíblia foi escolhido de forma rigorosa por Deus, portanto devemos preservá-lo como consta no Livro Sagrado. Opiniões particulares, pressentimentos, visões, experiências sobrenaturais e revelações não têm superioridade sobre a Bíblia, pois o homem não pode interpretá-la de forma particular, afinal, não foi à vontade dos homens que a produziu.
Sabendo primeiramente isto: Que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. [Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo II Pe. 1:20-21.
Concluímos pois, que a Bíblia é a verdade de Deus pela qual os crentes devem se santificarem. Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade (Jo. 17:17).

Quanto tempo durará a Palavra de Deus?

A nossa vida terrena pode sofrer transformações e mudanças tão radicais, que nós jamais esperaríamos (exemplo atual do COVID 19). Mas, a palavra de Deus tem uma particularidade: nunca terá fim, está guardada para sempre no céu.
Para sempre, ó SENHOR, a tua palavra permanece no céu. (Sl. 119:89). ]
O homem, a natureza, as riquezas, passarão, no entanto a Palavra do Senhor jamais passará. Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre. Porque toda a carne é como a erva, e toda a glória do homem como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor; Mas a palavra do Senhor permanece para sempre. E esta é a palavra que entre vós foi evangelizada”. I Pedro 1:23-25.
Como podemos ter certeza que a Palavra do Senhor permanece para sempre, simplesmente crendo de forma literal no que diz a Bíblia, pois, Aquele que a deu não muda e nem tem sobra de variação no que diz.Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação”. Tiago 1:17.

A quem foi dada a Palavra?

A Palavra de Deus foi primeiramente confiada ao povo judeu. QUAL é, pois, a vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão? Muita, em toda a maneira, porque, primeiramente, as palavras de Deus lhe foram confiadas”. Romanos 3:1-2.

Posteriormente, ela foi endereçada e acessível a toda criatura que tem raciocínio. Deus se auto revelou a toda humanidade, é o que chamamos de revelação geral de Deus, fato esse, que torna indesculpável ao homem não crer na existência de Deus, veja bem, você pode até não ter a fé salvadora, mas, a Bíblia mostra a existência do Senhor a todos os homens. Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se veem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis Romanos 1:19-20. ]

No Novo Testamento podemos afirmar que os Evangelhos são destinados a toda e qualquer criatura que tenha o intelecto em perfeito estado (exclui-se aqueles que não possuem condições intelectuais de entender a Palavra) Já as epístolas foram destinadas a um público específico (crentes), as cartas do Novo Testamento não apresentam uma mensagem evangelística de ‘per si’, antes, foram escritas para trazer à lembrança dos destinatários alguns aspectos da doutrina e do evangelho de Cristo.

TAMBÉM vos notifico, irmãos, o evangelho que  vos tenho anunciado; o qual também recebestes, e no qual também permaneceis. Pelo qual também sois salvos se o retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado; se não é que crestes em vão. Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras”. I Coríntios 15:1-3.

A função fundamental das cartas é trazer à lembrança dos crentes o que eles já conheciam.

Porque nenhumas outras coisas vos escrevemos, senão as que já sabeis ou também reconheceis; e espero que também até ao fim as reconhecereis”. II Coríntios 1:13.

Pra que foi dada a Palavra?

A Palavra é literalmente a fonte da vida eterna, não encontraremos vida a não ser na Palavra de Deus.Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna”. João 6:68.
Ela foi dada como semente, através da Palavra somos de novo gerados.Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas”. Tiago 1:18.
Na parábola do Semeador, vemos claramente, que a semente é palavra de Deus. Esta é, pois, a parábola: A semente é a palavra de Deus”. Lucas 8:1).
Além de ser a fonte da vida, a semente do novo nascimento, também é através de ouvir a Palavra que o pecador recebe a fé. De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus”. Romanos 10:17.
Aqueles que receberam Cristo como Único e Todo Suficiente Salvador e confiam plena a totalmente no Senhor tem na Palavra um escudo. Por este motivo, em momentos de tribulações e aflições o crente sabe que pode contar com o arsenal preparado por Deus para a batalha contra o inimigo.
Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus”. Efésios 6:16-17.
Toda a Palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele” Provérbios 30:5.

Onde encontramos a Palavra?

Na Sagrada Escritura. Toda a Bíblia proveitosa para o aperfeiçoamento dos filhos de Deus.
Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, perfeitamente instruído para toda a boa obra”. II Timóteo 3:16-17.
A leitura diária do Livro Sagrado é algo, que deve ser exercitado e buscado por todos os crentes. A importância da alimentação espiritual, deve ter o mesmo valor que é dado a alimentação para o nosso corpo. A Bíblia tem todos os nutrientes que necessitamos para o crescimento do novo homem. Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo”. I Pedro 2:2.

Por que devemos usar a Palavra?

Para levar as boas novas aos perdidos, cumprido assim o ide de Cristo.E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura Marcos 16:15. O Evangelho não é constituído por sublimidade de palavras, filosofias complicadas, mas pela palavra simples das “Boas Novas” de que Deus, através da obra de Cristo, quer que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade. “Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador,
Que quer que todos os homens sejam salvos, e venham ao conhecimento da verdade”. I Timóteo 2:3-4..
A Sagrada Escritura ensina que não podemos deixar de falar do que vimos e ouvimos “Porque não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido” Atos 4:20. Por este motivo devemos anunciar as boas novas (salvação em Cristo Jesus) que deu a Sua vida em resgate de muitos Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos”. Mateus 20:28. A Palavra que sair da boca do Senhor, não voltará vazia.
Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei. (Isaías 55:11).

Link para a pregação em vídeo. https://www.youtube.com/watch?v=hTfzhXMqeEU

Esperança-PB.
Pr. Walter Costa.
Referencias bíblica: ACF.

Um comentário: