segunda-feira, 18 de maio de 2020

Principais artimanhas de Satanás para desencorajar o crente.

Artimanhas do Processo Penal
 Principais artimanhas de Satanás para desencorajar o crente.



Leitura bíblica: E a quem perdoardes alguma coisa, também eu; porque se eu também perdoei alguma coisa, a quem a perdoei por amor de vós o fiz na presença de Cristo; para que não sejamos sobrepujados por Satanás, Porque não ignoramos os seus ardis”. II Coríntios 2:10-11.


Significado de artimanhas: procedimento para levar alguém ao engano; estratagema, ardil, artifício.


Satanás é o acusador do crente diante de Deus E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite” Apocalipse 12:10.

O nosso adversário anda ao derredor, buscando desencorajar os filhos de Deus para pô-los em situações que desonrem ao Pai, devemos resistir firmes contra suas ciladas.


Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão bramando, buscando a quem possa tragar; Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo”. I Pedro 5:8-9.
Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo”. Efésios 6:11.



Para se combater um tão algoz inimigo, o crente tem que conhecer as estratégias do mesmo. Hoje à luz das Escrituras percorreremos as estratégias e artimanhas que Satanás usa para desencorajar o crente.



Desapontamento e desespero.


Todos nós, nos desapontado, às vezes, por não obtermos aquilo que desejávamos. A Bíblia ensina que Deus suprirá todas as nossas necessidades e não os nossos desejos. O crente deve reconhecer que TODOS os seus desapontamentos são, na verdade os apontamentos de Deus, e têm que ser vistos como tais, para que Satanás não obtenha vantagem. Ficar desapontado é esquecer os propósitos de Deus em nossas vidas. E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito Romanos 8:28. 

O desespero segue ao desapontamento e  ao desencorajamento. A não ser que seja barrado, ele pode destruir a sua vida como crente. 


Desesperar-se é esquecer o que Deus já fez por nós: Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos”. II Coríntios 4:8-9.



Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?” Romanos 8:32.



Dúvida e Descrença. Satanás atacou Eva no Jardim do Éden colocando a dúvida, fazendo com que ela duvidasse da palavra de Deus.ORA, a serpente era mais astuta que todos os animais do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais. Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus” Gênesis 3:1-5. 

O crente (aquele que crer na obra e pessoa de Cristo, como seu salvador pessoal, não pode ser incrédulo. Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente João 20:27. Descrença é a forma final da dúvida. E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e [o] não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parteTiago 1:6.


Descrer é esquecer:  Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo. Hebreus 3:12.



Desviar o foco de Cristo.



Não podemos desviar nossa atenção da perfeita vontade de Deus. Quando ficamos doentiamente preocupados/absorvidos com as necessidades da nossa família; trabalho ou qualquer outro assunto que desvie o nosso foco, estamos esquecendo de olhar para Cristo. PORTANTO nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.Hebreus 12:1-2. 

O real inimigo de “o MELHOR” não é “o PIOR”, mas é simplesmente “o BOM”! Isso sobrevém ao salvo, no momento em que ele deixar de dedicar o seu melhor para o Senhor e dispensar apenas o bom. Veja bem, o nosso melhor deve ser sempre para Deus. Quando isso ocorre nos tornarmos meros ouvintes da Palavra. Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natura” Tiago 1:23 .


Desviar o foco é esquecer o que Deus espera do crente: Mas de vós, ó amados, esperamos coisas melhores, e coisas que acompanham a salvação, ainda que assim falamos”. Hebreus 6:9.



Você pode agradar a todos.



O sagaz inimigo criou um falso ensinamento sobre o amor. Onde tenta passar a ideia que para amar é necessário agradar a todos. Às Sagradas Escrituras mostra-nos que não é possível servir a dois senhores. Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a MamomMateus 6:24

O crente, não deve imitar o mundo e em hipótese alguma dever abrir mão dos valores e princípios Bíblicos para agradar a quem quer que seja, nosso compromisso principal e com Deus.

Tentar agradar a todos é esquecer: Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo” II Coríntios 6:14-16.



É um pequeno detalhe (negligenciar).



Negligenciar significa dormir em relação às coisas de Deus. E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé”. Romanos 13:11. Se os crentes estão se comportando de forma negligente, não podem ser usados por Deus. Pois, não estão bem alimentados com o alimento sólido. A negligência afasta o crente do aperfeiçoamento. Do qual muito temos que dizer, de difícil interpretação; porquanto vos fizestes negligentes para ouvir. Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento. Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino. Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal”. Hebreus 5:11-14. 

O apóstolo Paulo faz uma severa advertência aos irmãos de Coríntios, enfatizando a necessidade do crescimento espiritual e que o fato da negligencia estava trazendo contendas e dissensões para a igreja. “E EU, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo. Com leite vos criei, e não com carne, porque ainda não podíeis, nem tampouco ainda agora podeis, Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens? I Coríntios 3:1-3. Negligenciar é esquecer: E eu, irmãos, apliquei estas coisas, por semelhança, a mim e a Apolo, por amor de vós; para que em nós aprendais a não ir além do que está escrito, não vos ensoberbecendo a favor de um contra outro I Coríntios 4:6



Descontentamento.



Uma das mentiras favoritas de Satanás é dizer às pessoas que a sua vida será melhor se suas escolhas forem diferentes, por exemplo:
a) Mudarem seus cônjuges;
b) Mudarem de igreja.

c) Mudarem de trabalho.
d) Criticar todos.

Algumas pessoas estão sempre reclamando.  Deus diz: 

Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças” Filipenses 4:6.

Não digo isto como por necessidade, porque aprendi a contentar-me com o que tenho” Filipenses 4:11.


Descontentamento é esquecer. Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele. Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes. I Timóteo 6:7-8.


Todos os caminhos levam a Deus.



Um grande parceiro do diabo para disseminar as suas mentiras é o mundo da religião. Apesar de existir no universo religioso certo apelo emocional sobre a busca por Deus, este simplesmente é absorvido quando, satanás introduz de forma eficaz e sorrateira a exclusão de Cristo como o único fundamento válido para salvação. Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que está posto, o qual é Jesus Cristo. I Coríntios 3:11. 

E por este motivo inventam um “deus” que “barganha” o processo de salvação permitindo que certas pessoas entrem no céu através de caminhos alternativos, como por exemplo: ser batizada; ser membro de tal grupo religioso; cumprir as regras ditadas por homens; fazer caridade, ou seja, estas pessoas não buscam um relacionamento verdadeiro com Deus, que é soberano e realizar tudo segundo o conselho de sua vontade. 

Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade Efésios 1:11.



Achar que todos os caminhos levam a Deus é esquecer:



Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” João 14:6.
E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos”. Atos 4:12.




Esperança-PB/2020.

Referências bíblicas: Almeida Corrigida e Fiel- ACF.
Pr. Walter Costa.
Livremente baseado e adaptado do estudo:
DEZESSETE ARTIMANHAS QUE SATANÁS USA CONTRA NÓS, estudo completo no link: http://solascriptura-tt.org/VidaDosCrentes/DiaboDemonios/17ArtimanhasSatanasUsa-Pipers.htm .




Um comentário: