segunda-feira, 8 de junho de 2020

A Palavra da cruz.


Palavra da cruz.



Leitura bíblica: Porque Cristo enviou-me, não para batizar, mas para evangelizar; não em sabedoria de palavras, para que a cruz de Cristo se não faça vã. Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus. Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, e aniquilarei a inteligência dos inteligentes. Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo? Pois, visto que na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação.” I Coríntios 1:17-21.


Entendendo a cruz.


É de crucial importância entendemos que a cruz não é sinônimo de benção e sim de maldição.“Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro”. Gálatas 3:13. Assim sendo, a mesma não deve ser um objeto de adoração ou de qualquer espécie de simbolismo. A morte na cruz era a expressão máxima do sofrimento, humilhação e dor. E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz” Filipenses 2:8. Aquele que era crucificado tinha os pés e punhos pregados na cruz. A morte geralmente ocorria de forma lenta e agonizante, causada por desidratação e por asfixiamento, às vezes a vítima levava dias até a morte. Deus poupou a Cristo desse sofrimento. Chegou José de Arimateia, conselheiro honrado, que também esperava o reino de Deus, e ousadamente foi a Pilatos, e pediu o corpo de Jesus. E Pilatos se maravilhou de que já estivesse morto. E, chamando o centurião, perguntou-lhe se já havia muito que tinha morrido. E, tendo-se certificado pelo centurião, deu o corpo a José” Marcos 15:43-45.


A palavra da Cruz.


A última palavra que o nosso Salvador expressou enquanto Deus encarnado, foi “Está consumado” João 19:30. A palavra grega traduzida como "está consumado" é tetelestai , um termo contábil que significa "pago integralmente". Quando Jesus proferiu estas palavras, Ele simplesmente declarou que havia cumprido totalmente a obra que Pai havia Lhe dado para ser feita. Eu glorifiquei-te na terra, tendo consumado a obra que me deste a fazer“. Joã17:4.

Diante dessa constatação, podemos fazer os seguintes questionamentos: e encontramos todas as respostas nas Escrituras.

O que Cristo veio fazer entre os homens?

Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos”. Mateus 20:28.

Cristo veio condenar ou salvar o mundo?  Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele“. João 3:17.

Como Deus recebeu a obediência de Cristo?

Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniquidades deles levará sobre si”. Isaías 53:11.

A obra de Cristo é apenas para algumas pessoas?

Que quer que todos os homens sejam salvos, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um  Deus, e um   Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo.. I Titeo 2:4-6.

O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se”. II Pedro 3:9.

A morte vicaria (do latim vicarius, "substituto") de Cristo efetuou uma eterna redenção para todos quem creem em Sua obra. No madeiro Cristo pagou o preço da penalidade e imputação do pecado. Sabemos que o pecado tem um justo pagamento a ser efetuado: a morte eterna. No caso dos crentes Cristo pagou este preço no lugar deles.Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor”. Romanos 6:23.


A loucura.



Os judeus achavam que era um escândalo, os gregos que eram loucura. Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos”. I Coríntios 1:23. De acordo com o pastor e historiador Anízio Gomes, na época judeus e gregos não entendiam o fato de alguém que morreu pudesse ser herói, redentor ou salvador. Nos dias atuais, aqueles que não creem na obra expiatória de Cristo, acham que é uma grande loucura, creditar a salvação das suas almas unicamente na fé genuína em Cristo. Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. I Co. 2:14. Esses são os que padecerão o eterno castigo por não conhecerem e obedecerem Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo.

Com labareda de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo; Os quais, por castigo, padecerão eterna perdição, longe da face do Senhor e da glória do seu poder”. II Tessalonicenses 1:8-9.



O Evangelho.



O Evangelho para os que perecem é uma insanidade, já para os salvos é o poder de Deus. Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, também do grego”. Ro. 1:16. Literalmente pregar o Evangelho é expor o plano perfeito de Deus para a humanidade. O Senhor através de Sua longanimidade e benignidade propôs segundo o beneplácito de Sua vontade, um plano para conduzir o pecador ao arrependimento. Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento?”Romanos 2:4. Neste plano, Ele permitiu a morte do Seu Filho para salvar todo aquele que nEle crer. “ Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. João 3:16. 


Deus tornou-se carne e viveu entre os homens, não conheceu o pecado e se fez pecado por nós.  Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus”. II Coríntios 5:21.]


Notadamente, os nossos pecados são a causa da morte de Cristo.

"TAMBÉM vos notifico, irmãos, o evangelho que  vos tenho anunciado; o qual também recebestes, e no qual também permaneceis.. Pelo qual também sois salvos se o retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado; se não é que crestes em vão. Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras

I Coríntios 15:-1-3.


Inimigos da Cruz.


Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse, e agora também digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo,”. Filipenses 3:18

Sem a menor sombra de dúvidas o grande inimigo da cruz de Cristo, é o sistema religioso, que através de falsos profetas introduzem em seus templos as heresias de perdição, por meio do ensino da negação da obra de Cristo, condicionando a salvação por obras, que blasfema o Caminho.

E TAMBÉM houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade”. II Pedro 2:1-2.

Os inimigos da cruz expõem o Filho ao vitupério (palavra, atitude ou gesto que tem o poder de ofender a dignidade ou a honra de alguém; afronta, insulto).

Porque é impossível que os que  uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo,  E provaram a boa palavra de Deus, e os poderes do século futuro, E recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem ao vitupério”. Hebreus 6:4-6.

Os inimigos da cruz aniquilam a graça de Deus.

Não aniquilo a graça de Deus; porque, se a justiça provém da lei, segue-se que Cristo morreu em vão”. Gálatas 2:21.


Conclusão.



Naquele madeiro (maldito), Cristo levou sobre Si todas as nossas ofensas e riscou de uma vez por todas, a cédula (Escrito particular em que se reconhece promessa ou obrigação), que nos era contraria.


E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas, Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz”. Colossenses 2:13-14.


Para que isso, aconteça o pecador deve se arrepender e viver em refrigério pela presença do Senhor. “ Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e para que venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor”. Atos 3:19. A obra de Cristo nos que se salvam significa, que por intermédio do Seu sangue o nosso Salvador nos reconciliou com Deus.


Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido  reconciliados, seremos salvos pela sua vida. E não somente isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora alcançamos a reconciliação”. Romanos 5:10-11.


E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus”. Colossenses 1:20.


Portanto, gloriar-se na cruz de Cristo, significa meramente crer na obra salvadora do cordeiro. No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”.Jo. 1:29. Pela qual o mundo está crucificado para os crentes. Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo”.latas 6:14. Então, qual deve ser o nosso olhar? Devemos focar o nosso olha para Aquele que suportou a cruz, sendo Ele também, autor e consumador da fé.


Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus”. Hebreus 12:2.


Link para a pregação em vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=KlWiWGMCpa4


Esperança-PB, 2020.

Pr. Walter Costa.

Ref. Bíblia ACF.




Um comentário: