A Palavra da cruz.
Leitura bíblica: “Porque Cristo enviou-me, não para batizar, mas para evangelizar; não em sabedoria de palavras, para que a cruz de Cristo se não faça vã. Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus. Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, e aniquilarei a inteligência dos inteligentes. Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo? Pois, visto que na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação.” I Coríntios 1:17-21.
Entendendo a cruz.
É de crucial importância entendemos que a cruz não é sinônimo de benção e sim de maldição.“Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro”. Gálatas 3:13. Assim sendo, a mesma não deve ser um objeto de adoração ou de qualquer espécie de simbolismo. A morte na cruz era a expressão máxima do sofrimento, humilhação e dor. “E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz” Filipenses 2:8. Aquele que era crucificado tinha os pés e punhos pregados na cruz. A morte geralmente ocorria de forma lenta e agonizante, causada por desidratação e por asfixiamento, às vezes a vítima levava dias até a morte. Deus poupou a Cristo desse sofrimento. “Chegou José de Arimateia, conselheiro honrado, que também esperava o reino de Deus, e ousadamente foi a Pilatos, e pediu o corpo de Jesus. E Pilatos se maravilhou de que já estivesse morto. E, chamando o centurião, perguntou-lhe se já havia muito que tinha morrido. E, tendo-se certificado pelo centurião, deu o corpo a José” Marcos 15:43-45.
A palavra da Cruz.
A última palavra que o nosso Salvador expressou enquanto Deus encarnado, foi “Está consumado” João 19:30. A palavra grega traduzida como "está consumado" é tetelestai , um termo contábil que significa "pago integralmente". Quando Jesus proferiu estas palavras, Ele simplesmente declarou que havia cumprido totalmente a obra que Pai havia Lhe dado para ser feita. “Eu glorifiquei-te na terra, tendo consumado a obra que me deste a fazer“. João 17:4.
Diante dessa constatação, podemos fazer os seguintes questionamentos: e encontramos todas as respostas nas Escrituras.
O que Cristo veio fazer entre os homens?
“Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos”. Mateus 20:28.
Cristo veio condenar ou salvar o mundo? “ Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele“. João 3:17.
Como Deus recebeu a obediência de Cristo?
“Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniquidades deles levará sobre si”. Isaías 53:11.
A obra de Cristo é apenas para algumas pessoas?
“Que quer que todos os homens sejam salvos, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo.”. I Timóteo 2:4-6.
“O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se”. II Pedro 3:9.
A morte vicaria (do latim vicarius, "substituto") de Cristo efetuou uma eterna redenção para todos quem creem em Sua obra. No madeiro Cristo pagou o preço da penalidade e imputação do pecado. Sabemos que o pecado tem um justo pagamento a ser efetuado: a morte eterna. No caso dos crentes Cristo pagou este preço no lugar deles. “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor”. Romanos 6:23.
A loucura.
Os judeus achavam que era um escândalo, os gregos que eram loucura. “Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos”. I Coríntios 1:23. De acordo com o pastor e historiador Anízio Gomes, na época judeus e gregos não entendiam o fato de alguém que morreu pudesse ser herói, redentor ou salvador. Nos dias atuais, aqueles que não creem na obra expiatória de Cristo, acham que é uma grande loucura, creditar a salvação das suas almas unicamente na fé genuína em Cristo. “Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente”. I Co. 2:14. Esses são os que padecerão o eterno castigo por não conhecerem e obedecerem Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo.
“Com labareda de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo; Os quais, por castigo, padecerão eterna perdição, longe da face do Senhor e da glória do seu poder”. II Tessalonicenses 1:8-9.
O Evangelho.
O Evangelho para os que perecem é uma insanidade, já para os salvos é o poder de Deus. “Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego”. Ro. 1:16. Literalmente pregar o Evangelho é expor o plano perfeito de Deus para a humanidade. O Senhor através de Sua longanimidade e benignidade propôs segundo o beneplácito de Sua vontade, um plano para conduzir o pecador ao arrependimento. “Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento?” “Romanos 2:4. Neste plano, Ele permitiu a morte do Seu Filho para salvar todo aquele que nEle crer. “ Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. João 3:16.
Deus tornou-se carne e viveu entre os homens, não conheceu o pecado e se fez pecado por nós. “ Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus”. II Coríntios 5:21.]
Notadamente, os nossos pecados são a causa da morte de Cristo.
"TAMBÉM vos notifico, irmãos, o evangelho que já vos tenho anunciado; o qual também recebestes, e no qual também permaneceis.. Pelo qual também sois salvos se o retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado; se não é que crestes em vão. Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras”
I Coríntios 15:-1-3.
Inimigos da Cruz.
“Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse, e agora também digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo,”. Filipenses 3:18
Sem a menor sombra de dúvidas o grande inimigo da cruz de Cristo, é o sistema religioso, que através de falsos profetas introduzem em seus templos as heresias de perdição, por meio do ensino da negação da obra de Cristo, condicionando a salvação por obras, que blasfema o Caminho.
“E TAMBÉM houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade”. II Pedro 2:1-2.
Os inimigos da cruz expõem o Filho ao vitupério (palavra, atitude ou gesto que tem o poder de ofender a dignidade ou a honra de alguém; afronta, insulto).
“Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo, E provaram a boa palavra de Deus, e os poderes do século futuro, E recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem ao vitupério”. Hebreus 6:4-6.
Os inimigos da cruz aniquilam a graça de Deus.
“Não aniquilo a graça de Deus; porque, se a justiça provém da lei, segue-se que Cristo morreu em vão”. Gálatas 2:21.
Conclusão.
Naquele madeiro (maldito), Cristo levou sobre Si todas as nossas ofensas e riscou de uma vez por todas, a cédula (Escrito particular em que se reconhece promessa ou obrigação), que nos era contraria.
“E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas, Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz”. Colossenses 2:13-14.
Para que isso, aconteça o pecador deve se arrepender e viver em refrigério pela presença do Senhor. “ Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e para que venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor”. Atos 3:19. A obra de Cristo nos que se salvam significa, que por intermédio do Seu sangue o nosso Salvador nos reconciliou com Deus.
“Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida. E não somente isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora alcançamos a reconciliação”. Romanos 5:10-11.
“E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus”. Colossenses 1:20.
Portanto, gloriar-se na cruz de Cristo, significa meramente crer na obra salvadora do cordeiro. “No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”.Jo. 1:29. Pela qual o mundo está crucificado para os crentes. “Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo”.Gálatas 6:14. Então, qual deve ser o nosso olhar? Devemos focar o nosso olha para Aquele que suportou a cruz, sendo Ele também, autor e consumador da fé.
“Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus”. Hebreus 12:2.
Link para a pregação em vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=KlWiWGMCpa4
Esperança-PB, 2020.
Pr. Walter Costa.
Ref. Bíblia ACF.
Que Deus continue lhe abençoando querido pastor!
ResponderExcluir