terça-feira, 5 de maio de 2020

A loucura dos que confiam nas riquezas temporárias.

A loucura dos que confiam nas riquezas temporárias. 




Celeiros Fotos De Stock - Baixe 6,098 Fotos Royalty Free


Leitura Bíblica: E disse-lhe um da multidão: Mestre, dize a meu irmão que reparta comigo a herança. Mas ele lhe disse: Homem, quem me pôs a mim por juiz ou repartidor entre vós? E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui. E propôs-lhe uma parábola, dizendo: A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância; E ele arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos. E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens; E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. Mas Deus lhe disse: Louco! Esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus.Lucas 12:13-21.


Ao analisarmos essa parábola, recebemos um grandíssimo e valioso ensinamento. Notadamente o Senhor nos mostra, que devemos nos acautelar da avareza (característica de quem tem apego excessivo ao dinheiro e às riquezas). Temos na Bíblia, diversas exortações que nos estimulam a não nos apegarmos aos bens materiais temporários, afinal, essas riquezas apodrecerão.


EIA, pois, agora vós, ricos, chorai e pranteai, por vossas misérias, que sobre vós hão de vir. As vossas riquezas estão apodrecidas, e as vossas vestes estão comidas de traça. O vosso ouro e a vossa prata se enferrujaram; e a sua ferrugem dará testemunho contra vós, e comerá como fogo a vossa carne. Entesourastes para os últimos dias” Tiago 5:1-3.

Usando a Bíblia como referência, mostraremos quais foram os erros cometidos por este homem. Primeiramente, frisamos que a fortuna desde homem não foi adquirida de forma desonesta (Versículo 16). Na sua mente, ela achava que estava agindo com prudência, preparando-se para o futuro (Versículos 17-18). Mas, qual foi o seu grande erro? Esqueceu que o reino de Deus, não consiste apenas em comida e bebida.
Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.Romanos 14:17.

A preocupação do seu coração era literalmente com os tesouros temporários (Versículos 17-18), nos sabemos que a abastança de bens, não que dizer que somos realmente ricos, pois, as riquezas terrenas podem facilmente serem perdidas, já o tesouro do céu é eterno.

Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração”. Mateus 6:19-21.

Este homem achava-se sábio e que a sua alma descansaria com as riquezas acumuladas, ele desconhecia por completo qual era a verdadeira riqueza e esqueceu principalmente de ser grato ao Autor de todas as bençãos (Versículos 19). Aquele homem teve uma grande colheita, sua lavoura produziu muito, mas, ele não soube agradecer e preferiu confiar na “falsa segurança” que há nas riquezas terrenas Não devemos por nossa esperança na incerteza das riquezas e sim entesourarmos um bom fundamento para o futuro.

Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas no Deus vivo, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos; Que façam bem, enriqueçam em boas obras, repartam de boa mente, e sejam comunicáveis; Que entesourem para si mesmos um bom fundamento para o futuro, para que possam se apoderar da vida eterna.” I Timóteo 6:17-19.

Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele. Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que está posto, o qual é Jesus Cristo”. I Coríntios 3:10-11.

O homem que pensava ser sábio, foi chamado de louco por Deus. Qual é a importância das riquezas no inferno? Será que podemos comprar a salvação? Do que adiantaria ao homem conquistar todo o mundo e perder a sua alma?

Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma? Ou, que daria o homem pelo resgate da sua alma?” Marcos 8:36-37.

Este pobre homem, que achava-se rico, viveu deliciosamente em seus dias na terra, mas, isso de nada adiantou, pois, sua alma esta no tormento eterno.

Deliciosamente vivestes sobre a terra, e vos deleitastes; cevastes os vossos corações, como num dia de matança”. Tiago 5:5.

E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio. E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado”. Lucas 16:23-25.

Conclusão.

Riquezas não trazem vida e paz, só conseguimos ter a paz verdadeira em Cristo Jesus, nEle temos vida abundantemente

O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância”. João 10:10.

Concluímos que o crente deve ser prudente, porém, não deve esta preocupado com o dia de amanhã, e sim receber com contentamento a vontade de Deus em sua vida. Sabermos que nada trouxemos e nada levaremos desde mundo, estejamos pois, contentes pelo suprimento das nossas necessidades, providenciado por Deus.

Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele. Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes. Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína.” I Timóteo 6:7-9.

Quando pensamos apenas nas coisas terrenas, ajuntamos riquezas temporárias. Somos ricos para nós mesmos e pobres para com Deus. Contudo, os salvos já ressuscitaram com Cristo e por este motivo devem buscar as coisas de são de cima e ser grato por Deus suprir todas as nossas necessidades. Afinal, a vida de um homem não pode ser conservada pela abundância de suas posses e sim por Cristo Jesus.

PORTANTO, se ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra” Colossenses 3:1-2.

JUDAS, servo de Jesus Cristo, e irmão de Tiago, aos chamados, santificados em Deus Pai, e conservados em Jesus Cristo” Judas 1:1

Esperança-PB/2020.
Referências bíblicas: Almeida Corrigida e Fiel- ACF.
Pr. Walter Costa


Um comentário: