quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

A comunhão com o Pai e com o Filho.


IGREJA BATISTA BÍBLICA FUNDAMENTALISTA DE ESPERANÇA-PB


Resultado de imagem para A comunhão com o Pai e com o Filho.

 A comunhão com o Pai e com o Filho. 


Leitura Bíblica: I João 1:1-4.

Cinco atributos indispensáveis para a perfeita comunhão com o

Pai e com o Filho.


1. Manter comunhão é recebê-Lo.

Quando recebemos Cristo, passamos de criaturas de Deus a condição de filhos "Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nomeJo.1:12  " VEDE quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo não nos conhece; porque não o conhece a ele" I Jo. 3:1. Sendo impossível, existir comunhão com Deus, na condição de NÃO reconciliado "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.  E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação" II Co. 5:17-18. O pecador só pode experimentar o bom convívio com o Criador, no que diz respeito a sintonia de pensamento; modo de pensar; agir e sentir se for de novo gerado. O primeiro homem foi criado por Deus "E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou" Gn. 1:27. Já o novo homem foi gerado pela semente incorruptível "Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas" Tg. 1:18 e "Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempreI Pe. 1:23.

2. Manter comunhão é andar com Ele

Fundamentalmente a comunhão com Senhor, passa pela nossa forma de viver. Somos exortados a andarmos da mesma forma que recebemos Cristo "Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nele, Enraizados e edificados nele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, nela abundando em ação de graças"Cl. 2:6-7. A filiação é um ato jurídico, efetuado por Deus "E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade" Ef. 1:5. Mas, o fato de sermos filhos, não nos desobriga de buscar uma vida separada e voltada a agradar o nosso Pai "Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual; Para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus"Cl. 1:9-10.. O crente, deve andar em sentindo contrário a realidade exposta no mundo, sendo o diferencial pelo qual resplandeça a luz do Senhor diante dos homens."Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus. " (Mt. 5:16). Isso, só ocorrerá se as escolhas as quais aprovamos, forem aquelas que agradam ao Senhor "Aprovando o que é agradável ao Senhor" Ef. 5:10.

3. Manter comunhão é receber e viver a Sua doutrina. 

Não há com o agradar ou ter comunhão com Deus, praticando doutrinas estranhas as Sagradas Escrituras, devemos receber com inteireza de coração a forma de doutrina que nos foi entregue "Mas graças a Deus que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues."(Ro. 6:17). Sabemos que, o principal inimigo da Sã Doutrina é Satanás e que como tal buscará de todas as maneiras, aniquilar a verdadeira doutrina trazida dos céus por Cristo "Jesus lhes respondeu, e disse: A minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou. Se alguém quiser fazer a vontade dele, pela mesma doutrina conhecerá se ela é de Deus, ou se eu falo de mim mesmoJo 7:16-17. Para conseguir tal feito, ele usará o seu exército de hostes infernais do mal para combater aqueles que praticam e defendem a Sã Doutrina."Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais"  Ef. 6:12. Em hipótese alguma, o crente deve prevaricar, pois, esta é uma característica dos que não conhecem a Deus " Todo aquele que prevarica, e não persevera na doutrina de Cristo, não tem a Deus. Quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto ao Pai como ao FilhoII Jo. 1:9. Quanto maior for a sua obediência a Sã Doutrina maior será a sua comunhão com o Criador e sua capacidade de servir com conhecimento e inteireza de coração " Conserva o modelo das sãs palavras que de mim tens ouvido, na fé e no amor que há em Cristo Jesus" II Tm. 1:13  e Tt. 1:9 " Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes".  Só teremos a verdadeira comunhão, se nos mantivermos sólido nas Escrituras. Não devemos ir além do que está escrito "E eu, irmãos, apliquei estas coisas, por semelhança, a mim e a Apolo, por amor de vós; para que em nós aprendais a não ir além do que está escrito, não vos ensoberbecendo a favor de um contra outro" I Co. 4:6.

4. Manter comunhão é ouvi-Lo. 

A característica principal que norteia a vida do crente, é a capacidade de ouvir a palavra de Deus "Quem é de Deus escuta as palavras de Deus; por isso vós não as escutais, porque não sois de Deus" Jo. 8:47.   Quando escutamos a Bíblia, somos capacitados (guiados) pelo Espírito Santo a entendermos que pertencemos a Deus e a identificarmos qual o espírito da verdade e qual é o espírito do erro. "Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo. Do mundo são, por isso falam do mundo, e o mundo os ouve. Nós somos de Deus; aquele que conhece a Deus ouve-nos; aquele que não é de Deus não nos ouve. Nisto conhecemos nós o espírito da verdade e o espírito do erro" I Jo. 4:4- 6). A ovelha de Cristo ouve Sua voz e O segue " As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem" Jo. 10:27. O fato, de está em comunhão com Pai e com o Filho é o que habilita o salvo a ficar longe dos que praticam ensinamentos errôneos contrários a Sã Doutrina, dos tais, devemos nos desviar " E rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles. [TSK] 18 Porque os tais não servem a nosso Senhor Jesus Cristo, mas ao seu ventre; e com suaves palavras e lisonjas enganam os corações dos simples" (Ro. 16:17-18).

5. Manter comunhão é viver uma vida separada. 


A perfeita comunhão com o Pai e com o Filho, passa literalmente pela separação. Porém, do que devemos nos separar? Dos que tem comunhão com as trevas. "Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; e não toqueis nada imundo, e eu vos receberei" II Co. 6:14-17. A comunicação com as obras infrutuosas das trevas deve ser evitada "E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as. Porque o que eles fazem em oculto até dizê-lo é torpe" Ef. 5:11 . De toda a aparência do mal. A ordem não é apenas evitar o mal, mas, toda a configuração do mal 'Abstende-vos de toda a aparência do malI Tes. 5:22 e Co. 15:33)."Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes".   Dos que praticam o outro Evangelho "Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho;O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo.Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema" Gl. 1:6-8. Por conhecer e ouvir a palavra de Deus, o crente tem a obrigação de permanecer afastado, desligado e sem comunhão com todos os que praticam o evangelho anátema.

Link da pregação no Youtube : https://www.youtube.com/watch?v=YUc0-wo_tGY



Esperança-PB/2020
Referencias bíblicas: ACF.
Pr. Walter Costa














2 comentários: