
Romanos 11:1. Rejeição de Israel é parcial. O capítulo 11 de Romanos começa com uma pergunta retórica: Porventura rejeitou Deus o Seu povo? Paulo usa a sua conversão para provar que o Senhor não havia rejeitado Israel. A ida de Saulo a Damasco tinha um único propósito, destruir a igreja de Cristo (Atos 9:1-5). O apóstolo explica que era israelita da tribo de Benjamim e, após o seu encontro com Cristo, tornou-se crente e salvo não pela justiça da Lei e sim pela fé no Salvador (Fp. 3:4-6 e 9). A salvação é comum a todos os homens de todas as nações. Sendo duas condições inseparáveis para a salvação: arrependimento e fé (Atos 17:30 e Ef. 2:8).
Romanos 11:2. O pre conhecimento de Deus. Temos aqui uma passagem de difícil compreensão, que os indoutos e inconstantes torcem para a sua própria perdição (II Pe. 3:16). O pre conhecimento de Deus com relação à nação de Israel e diz respeito aos privilégios temporários e aos compromissos divinos assumidos com o patriarca Abraão e sua posteridade. (Sl. 94:14). A rebeldia de Israel (Ro.10:21) é a causa do duro julgamento do Senhor sobre eles, sendo a misericórdia e fidelidade de Deus a causa dos israelitas não serem destruídos por completo (Is.10:22-23).
Romanos 11:3-4. Sete mil homens que não se dobraram a Baal. Este trecho confirma que Israel não foi completamente deixado de lado por Deus. Mesmo que tenham rejeitado a Cristo, Deus não abandonou Suas promessas para eles, nem alterou sua condição como Seu povo escolhido. Não se trata de se dobrar à imagem de Baal, mas, sim, homens que não praticaram os ensinamentos de Baal. Em um período em que os israelitas haviam rejeitado Deus e adoravam a Baal, Elias acreditava que estaria sozinho na batalha pela verdade divina. Mas, o Senhor não o deixou só (I Rs. 19:18 e Jr. 50:20). Que sirva como exemplo para os crentes da atual dispensação, para que possamos ser firmes, constantes e abundantes na obra de Deus (I Co. 15:58).
Romanos 11:5. Remanescente segundo a graça. Remanescente é aquele que permanece, continua existindo ou resta após uma parte ter sido retirada, eliminada ou consumida. Na Bíblia, o termo remanescente tem um sentido espiritual e é usado para se referir às pessoas que permanecem fiéis a Deus mesmo em tempos de crise, provações ou decadência moral da sociedade. https://www.significados.com.br/remanescente/. Deus, em Sua perfeita sabedoria, determinou que a salvação de qualquer homem, deveria acontecer por meio da gloriosa graça de Deus, ou seja, hoje existem descendentes físicos de Jacó, como remanescente unicamente por meio da graça, fato esse que nada tem a ver com nacionalidade e sim com a soberania do Senhor (Ro. 4:16). Como o próprio nome diz, os remanescentes sempre foram a minoria, contudo nunca foram abandonados pelo Senhor. Atualmente, o cuidado do crente é em preservar a palavra de Deus e combater os homens ímpios que tentam transformar a graça de Deus em desagregação (Jd. 1:4). Reforçamos a verdade escriturística de que o povo de Israel, para ser salvo terá que receber Cristo como seu Salvador pessoal e se converterem biblicamente a Deus (Is. 10:20-21). Características dos remanescentes: O remanescente não segue ventos doutrinários, escuta apenas o Pastor. O remanescente não procura aprovação, mas sim, permanecer na verdade eterna. O remanescente não se curva ao erro, permanece firme na convicção doutrinária. O remanescente não teme as chamas, marcha ao lado do Fogo que purifica.
Romanos 11:6. Se é por graça, já não é pelas obras. O inimigo é sagaz e age com astúcia, a grande jogada do Diabo é colocar em dúvida a obra expiatória de Cristo. Neste sentido, o apóstolo divinamente inspirado mostra que não é possível a justificação por meio de qualquer obra (Ro. 4:4-5). A Lei judaica para os judeus e o sistema religioso nos dias atuais, através dos seus líderes que são ministros de satanás, tentam incutir na mente das pessoas que a salvação é um processo, no qual Cristo faz Sua parte e o pecador homologa através dos seus atos a obra do Senhor naquela maldita cruz, ledo engano, só a benignidade e amor de Deus é capaz de salvar um pecador (Tt. 3:4-7 e Ro. 3:24). O crente espera tão somente na graça revelada por Jesus (I Pe. 1:13).
Romanos 11:7. Israel não alcançou. Os judeus buscavam a justiça de Deus através da obediência e ignoravam a "justiça" que vem de "(de) Deus" como um presente recebido unicamente por meio da fé (Ro.1:16-17). O Novo Testamento deixa claro que as distinções entre judeus e gentios não são mais aplicadas no tempo atual. Isso não quer dizer que Deus abandonou os hebreus, e sim que Ele tem o mesmo propósito com relação à salvação para ambos os povos. Todo aquele que nasce de novo em Cristo Jesus é contabilizado como filho de Abrão (Gl. 3:7). Diante de tal afirmação, podemos afirmar que Paulo fez a divisão do povo israelita da seguinte maneira: os remanescentes segundo a eleição da graça e aqueles que foram endurecidos. Fato é que os gentios também enquadram-se nesta divisão, afinal, a incredulidade da humanidade não é causa excludente da fidelidade do Senhor. (Ro. 3:30).
Romanos 11:8. Espírito de profundo sono. Apesar de toda a proteção de Deus para com o povo israelita, eles viram a libertação milagrosa que Deus deu ao seu povo, quando da saída do Egito, experimentaram a Sua preservação no deserto e ouviram as advertências dos profetas, mesmo assim, continuaram na desobediência. Por este motivo, Deus deu-lhes o espírito do sono e estupidez (Dt. 29:4/ Is. 6:10/ Is. 29:10). Esse fato, é a causa primordial para o bloqueio dos sentidos, e consequentemente não entenderem a palavra do Senhor até os dias atuais (Mt. 13:14 eJo.12:40).
Romanos 11:9-10. Os judeus odiaram ao filho. Temos nessa passagem o cumprimento da profecia do Salmo 69, quando os israelitas se colocaram contra Deus, rejeitando o Seu Filho. (Sl. 69:22-23). A incapacidade de ver claramente e a escravidão à Lei resultaram no ódio pelo Messias (Atos 2:22-23 e Jo. 15:24-25). Quando Paulo faz referência ao salmos 69, demonstra que os judeus conheciam as profecias messiânicas e mesmo assim eles não creram e tropeçaram na pedra de tropeço (Ro. 9:32-33).
Pastor Walter Costa. Referências Bíblicas: Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por crentes fiéis): LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, ACF ou BKJ-1611. Aplicado na IBBF Esperança-PB, 28 de Setembro de 2025
Nenhum comentário:
Postar um comentário