domingo, 14 de setembro de 2025

Estudo expositivo em Romanos – Ensinamento 20-Capítulo 9:17-33.

 



Romanos 9:17-18. O endurecer de Deus. Vejam bem, Deus permitiu que Faraó fosse elevado ao poder, com o intuito de mostrar a força de Seu julgamento contra Faraó e, desta forma, glorificar a Si mesmo. O poder de Deus é demonstrado de duas maneiras antagônicas: a primeira é as Suas eternas misericórdias. Lm. 3:22-23. A segunda é permitindo, através da livre agência, que o homem endureça o seu coração. O endurece a quem quer é a resposta de Deus aos corações insensatos e obscuros dos homens, que amam mais a criatura do que o Criador. Ro. 1:21-24. Ao endurecer o coração do Faraó, Deus simplesmente permitiu que o coração do Faraó seguisse sua inclinação natural. Sabemos através das Escrituras que Faraó endureceu seu próprio coração. Ex. 7:13, Ex. 7:22, Ex.8:15, Ex. 8:19, Ex. 8:32, Ex. 9:7, e Ex. 9:34 Não podemos advogar que Deus é o autor intelectual do pecado e da queda da humanidade. Sabemos que a criação humana inicial foi feita à imagem e semelhança do Senhor. Gn. 1:26-27. O sistema religioso denominado calvinista, apega-se a essa passagem para defender a “sua eleição” para eles Deus elege incondicionalmente alguns para a salvação e, portanto, também fazendo o que é chamado de dupla predestinação, elegendo alguns para a salvação igualmente (deliberadamente ou por omissão) elegendo alguns para condenação. Teoria totalmente contrária aos ensinamentos das Sagradas Escrituras, que afirma que Deus amou (no passado) o mundo e entregou o Seu filho unigênito para salvar todo aquele que nEle crer. Jo. 3:16. Sabemos que Deus não tem prazer na morte do ímpio. Ez. 33:11. Em momento algum estou questionando a soberania de Deus, justamente pelo contrário, CREIO plenamente no incondicional poder do Senhor, mas, justamente por este motivo, não posso falar contra o que está escrito no Livro Sagrado, que afirmar de forma contundente que Deus que salvar todos os homens e para que isto ocorra Ele providenciou o Mediador. I Tm. 2:4-5.

Romanos 9:19-20. O homem não tem condição de replicar a Deus. Todo ser humano é pecador e, por consequência do pecado, está destituído da glória de Deus e tem como pagamento final da sua iniquidade a morte. Ro. 3:23 e Ro. 6:23. Diante dessa ilustração, fica claro que não há como o pecador replicar o propósito divino. Ou seja, as criaturas não têm o direito de reclamar do criador. No silogismo (argumento lógico que se aplica ao raciocínio) chegamos a seguinte conclusão: A humanidade está perdida porque está endurecida; está endurecida porque está perdida; logo, está perdida por que tem a natureza pecaminosa. Is. 64:6 e Is. 29:16.

Romanos 9:21. O poder está no Oleiro. No capítulo 18 do livro de Jeremias, a Bíblia mostra que o profeta foi enviado por Deus à casa do oleiro, para observar e receber um valioso ensinamento. O Senhor mostrou ao profeta que é soberano e que da mesma forma que o oleiro tem poder de moldar o barro e transformá-lo em um belo vaso, Deus poderá transformar o homem perdido em uma nova criatura. Em ambos os casos, o barro e o homem são meros instrumentos nas mãos dos seus criadores e nada podem fazer para modificar esta situação. Jr. 18:6. Em uma grande casa não existem apenas vasos de grande valor. II Tm. 2:20. Então, fica claro que o Oleiro tem o poder de criar vasos que irão honrá-Lo e que os vasos que seguirem o curso natural da carne estão preparados para a perdição. Jo. 3:36.

Romanos 9:22-24. Vasos de honra e de desonra. Novamente, repete-se o mesmo princípio do trato de Deus com o Faraó. Se Deus escolher glorificar a Si mesmo, deixando as pessoas seguirem seu próprio caminho e deixando-as receber justamente Sua ira para fazer Seu poder conhecido, quem pode se opor a Ele? Certa vez fui questionado sobre se seria justo o homem (que chegar ao estado da consciência) já estar destinado para a perdição e não ser capaz de buscar a Deus. Ro. 3:9-12. A Sagrada escritura responde da seguinte maneira: a criatura não tem poder para questionar o Criador, somos meros cacos de barro. Is. 45:9. Não pense você que os vasos de honra são produzidos porque mereceram tal proeza, e sim para demonstrar as riquezas da glória de Deus. II Co. 4:7. Como oleiro molda o vaso na roda, o Criador nos molda. Is.64:8. A vontade de Deus é predominante na vida do crente, uma vez que é ela que opera o nosso querer e o nosso efetuar. Fp. 2:13.

Romanos 9:25-26. O chamado de Deus. A condição primordial para achegar-se a Deus é o chamado. Podemos afirmar de forma bíblica que existem diversos chamados: para servir. Atos 13:2. Para o sofrimento. I Pe. 2:20-21. Porém, na passagem que ora estudamos, o chamado é para que o povo gentílico alcance a misericórdia de Deus. I Pe. 2:9-10. Este fato é o cumprimento da profecia contida em Oseias 2:23. O salvo é chamado para ser de Cristo e conservado por Ele. Ro. 1:16 e Jd. 1:1. Concluímos que, pela graça de Deus, os gentios que antes eram estranhos à promessa, adentraram a família de Deus e passam da condição de “sem Deus” para a condição de concidadãos dos santos. Ef. 2:12 e Ef. 2:19.

Romanos 9:27-29. Os remanescentes de Israel. Nessa passagem, o apóstolo volta a tratar da eleição de Israel. Ele explica que, apesar de os hebreus serem o povo eleito para as bênçãos temporárias dadas ao patriarca Abraão, esse fato não impediu o julgamento de Deus sobre os incrédulos e desobedientes. A misericórdia e fidelidade de Deus são a causa dos israelitas não serem destruídos por completo. Is.10:22-23. Se Deus não tivesse temperado Seu julgamento com misericórdia, Ele teria destruído Israel tão completamente como fez com "Sodoma" e "Gomorra". Os remanescentes dos judeus, seguem o mesmo princípio da salvação dos gentios: a eleição da graça. Ro. 11:5.

Romanos 9:30-33. A salvação é única e exclusivamente em Cristo. Veremos capítulo 10 com mais detalhes, que os judeus tinham zelo por Deus, mas, sem entendimento, eles buscavam a justificação através da sua própria justiça. Ro. 10:3-4. O fato do povo judeu buscar a sua própria justiça achando loucura a fé em Jesus. I Co. 1:23, abriu o caminho para os gentios crerem na obra perfeita de Cristo, O qual é a Pedra. I Co.10:4. Todo aquele que realmente crer, em hipótese alguma, SERÁ CONFUNDIDO. I Pe. 2:6-8 e Ro. 10:11.

Referências Bíblicas: Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por crentes fiéis): LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, ACF ou BKJ-1611.
Aplicado na IBBF Esperança-PB, 31 de Agosto de 2025.

Nenhum comentário:

Postar um comentário