domingo, 14 de setembro de 2025

Estudo expositivo em Romanos – Ensinamento 19-Capítulo 9:1-16

 




Introdução. Os capítulos de 9 a 11, da epístola de Paulo aos Romanos são chamados na Teologia de Parentéticos (posto entre parênteses) e lidam nacionalmente com o povo judeu. Deus, em Sua soberania, escolheu a nação de Israel. Esta é a prerrogativa de Deus e somente de Deus. O contexto desses 3 capítulos é a nação de Israel e, se você perder isso, acabará em erro doutrinário. Muitas pessoas ficam confusas sobre a interpretação adequada desses capítulos porque os fazem pertencer ao indivíduo em vez do óbvio, uma nação. O principal ensinamento incorreto baseado nesses capítulos é o do calvinismo. Não estou aqui, para explicar ou ensinar o calvinismo. Estou aqui para olhar para a nação de Israel! Todos os três capítulos começam por tratar da nação de Israel e só podem ser interpretados sob esta luz. No capítulo 10, Deus trata da salvação individual considerando a mentalidade dos judeus como nação. A da aceitação sobre o mérito de sua justiça.

Romanos 9:1-3. O zelo de Paulo em favor dos judeus. Apesar da perseguição dos judeus contra Paulo (At. 22:22 e Atos 25:24), ele se contristava pela incredulidade e dureza dos corações dos seus irmãos na carne. O amor do apóstolo pelos da sua carne era tamanho que ele desejou, se possível, fora ser anátema. Paulo reconhecia que os judeus possuíam zelo para com as coisas de Deus, porém, sem entendimento (Ro. 10:2), uma vez que ele próprio havia sido um hebreu zeloso e perseguidor de Cristo (Fp.3:4-6 e At. 9:4).

Romanos 9:4-5. O Salvador veio dos judeus. Quando o apóstolo fala que a adoção pertence aos judeus, refere-se à adoção do povo hebreu como nação. Diante disso, são enumeradas 8 (oito) bênçãos que inicialmente pertenciam aos israelitas. Eles (os judeus) tinham a "glória" da presença visível de Deus entre eles. (Êx. 40:34; I Reis 8:11). O Texto Sagrado mostra claramente que a salvação veio dos judeus (Jo. 4:22). Nesta passagem encontramos uma declaração absoluta sobre a divindade e humanidade de Cristo (Jo. 1:1-4). Não há como negar que Cristo é o próprio Deus (Fp. 2:6/ Tt. 2:13 e I Jo.5:20).

Romanos 9:6-7. Em Isaque será chamada a tua descendência. Não é o simples fato de ser descendentes de Abraão, que garante ao povo hebreu a salvação, e sim o ouvir o Evangelho de Cristo, que é o poder de Deus para salvar tanto judeus como gregos (Ro. 1:16). O próprio Jesus, em Seu ministério terreno, expôs que muitos dos judeus são filhos do Diabo (Jo. 8:37-44). O que nos torna filhos de Deus é nossa fé na obra de Cristo e para este fato Deus não faz acepções de pessoas (Gl.3:26-29).

Romanos 9:8. Os filhos da promessa. Sabemos que Cristo veio para os seus e eles não O receberam, esta é a chave para salvação do povo gentílico (Jo. 1:11-13). Fato é que, os judeus se gloriavam por serem descendentes de Abraão, mas, no que diz respeito à filiação, os homens em geral não há filhos de Deus, unicamente pela sua descendência carnal (não é hereditária). E sim, são de novo gerados pela semente incorruptível (I Pe.1:23 e Tg. 1:18). Sendo a fé em Cristo que torna o homem descendente de Abraão e filho de Deus (Gl.3:16 e 22).

Romanos 9:9-11. O propósito de Deus segundo a eleição. “Esta eleição foi para Jacó ser o herdeiro das seguras bênçãos TERRESTRES prometidas a Abraão, para Jacó ser o ancestral da nação prometida e do Messias prometido. Não podemos associar essa eleição a assuntos de salvação eterna” Hélio de Meneses. Concordamos com o pensamento do professor Hélio, uma vez que o tema predominante do capítulo 9 de Romanos não é a eleição para a vida eterna e sim a nação de Israel. O simples fato de pertence a Israel não credencia os judeus à salvação, afinal, as Sagradas Escrituras afirmam que todos precisam se arrepender e crer na obra de Cristo. Caso isso não ocorra, serão condenados juntamente com os demais incrédulos (Rm 3:20 e 28/ Mt 11:20-24 e Gl 2:15-16). Os propósitos de Deus pertencem a Ele e não há como o homem explicar tais propósitos (Ro. 8:28). Apenas devemos recebê-los e saber que Deus é soberano (Ef.1:11).

Romanos 9:12-13. O maior servirá ao menor. Quando a Bíblia mostra que o menor serviria ao menor e que Deus amor a Jacó e odiou a Esaú (Gn.25:23), refere-se literalmente que Deus escolheu Jacó para herdar as bênçãos prometidas primeiro a Abraão. O apóstolo faz referência a Malaquias 1: 2-3, onde o profeta fala da eleição nacional do povo hebreu e que a descendência de Jacó governaria sobre os descendentes de Esaú. Deus escolheu Jacó e a nação de Israel por razões que estavam dentro de Si mesmo, não porque elas mereciam tal escolha (Dt 7: 6-8). Afinal, Esaú não foi servo de Jacó, pois, assim que Jacó obteve a primogenitura e a bênção, ele foi obrigado a fugir da face e da fúria de Esaú; e após seu retorno, depois de muitos anos, enviou mensageiros a Esaú de maneira submissa, colocando-se como servo do mesmo (Gn. 32:4). Concluímos que Deus outorgou o direito de Jacó se tornar o patriarca da família após a morte de Isaque (Gn. 25:29-34). A bênção da primogenitura fez de Jacó o herdeiro direto de Abraão e o destinatário dos compromissos divinos assumidos com Abraão e sua posteridade.

Romanos 9:14-16. Deus se compadece de quem Ele quiser. Diante das considerações dos versículos 12 e 13, flui normalmente o seguinte questionamento: Por que Deus perdoou Jacó se Ele abomina a mentira? Ora, a resposta é bem simples, todos nós somos por natureza egoístas e individualistas e não há ser humano que não peque (Ro. 3:23 e Ec. 7:20). A Bíblia não diz que Deus predestina alguns homens para a salvação e outros para a perdição, e sim que todo ser humano nascido na carne, que passe da fase da inocência, recebe a herança adâmica, recebendo a justa condenação em decorrência do seu pecado (Ro.5:12 e Ro. 6:23). As Sagradas Escrituras mostram que o ato da salvação é uma obra literal da misericórdia de Deus, que se compadece de quem ele desejar. Não há meritocracia, não eleição de Jacó para ser o patriarca, como também não há nenhum mérito na salvação do pecador (Ef. 2:8 e Ro. 11:29). Vejam bem, o apóstolo Paulo em momento algum afirmou que é Deus quem predestina alguns homens ao inferno, esse fato, contrariaria literalmente os princípios morais eternos do amor de Deus. Nunca é tarde para lembrar que a vinda de Cristo não é para condenar e sim salvar o pecador (Jo. 3:13-17).

Pastor Walter Costa.

Referências Bíblicas: Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preserva­do por Deus em ininterrupto uso por crentes fiéis): LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, ACF ou BKJ-1611.

Aplicado na IBBF Esperança-PB, 24 de Agosto de 2025.


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