quarta-feira, 19 de março de 2025

Estudo expositivo em Romanos – Ensinamento 1.

 




Leitura bíblica: Romanos 1:1-17.

Introdução: Apesar de está como a primeira epístola na ordem contida na Bíblia, a carta aos Romanos não foi a primeira a ser escrita. Havia várias cartas já escritas anteriormente, como I e II Tessalonicenses, I e II Coríntios, I e II Timóteo e Tito. Como em todas as epístolas de Paulo às igrejas, o seu propósito em escrevê-las foi proclamar a glória do Senhor Jesus Cristo através do ensino da doutrina, assim como edificar e encorajar os crentes que receberiam a carta. A carta à Igreja de Roma foi ditada por Paulo. Ro.1.1, mas redigida por Tércio, um cristão de quem temos poucas informações, mas que era bem conhecido na época. Ro.16.22. Nesta epístola o apóstolo mostra de forma clara e objetiva diversos temas, sendo a justificação pela fé, o ponto forte deste ensinamento. Paulo, divinamente inspirado, nos apresenta verdades absolutas e riquíssimas para a edificação do crente. O estudo exige bastante atenção para entender o que ele disse, e não o que gostaríamos de ouvir. Estudando assim, recebemos a grande recompensa de fortalecer a nossa fé e aumentar a nossa apreciação pela graça de Deus.

Romanos 1:1. Chamado para apóstolo. Paulo não se ofereceu para o apostolado, ele foi escolhido por Deus para desempenhar tal função. Gl. 1:15. O propósito no coração de Paulo, era totalmente distinto dos fatos ocorridos, quando saiu a Damasco, o intuito era destruir a igreja de Deus (Atos 9:1-2). Porém, o conselho do Senhor sempre prevalecerá (Atos 9:15-16). O termo apóstolo significa “enviado ou mensageiro”. Ou seja, o apóstolo foi enviado a pregar o Evangelho (Ro. 10:15).

Romanos 1:2-3. A promessa acerca de Cristo. No Velho Testamento há inúmeras profecias sobre Cristo, as chamadas profecias messiânicas. Veja a seguir as que são consideradas as mais claras e mais importantes. Is. 7:14/ Is. 9:6/ Mq. 5:2 Sl. 22:16-18. Mas, nenhuma profecia é tão imponente como o capítulo 53 de Isaías.

Romanos 1:4-5. Jesus é nosso Senhor. Ninguém pode dizer “Jesus é o Senhor” sem falar de uma forma profundamente doutrinária, porque esta declaração simples se baseia em profundas verdades bíblicas. Uma pessoa que diz: "Jesus é o Senhor", com uma compreensão total do que isso significa (Jesus é Deus e tem autoridade suprema sobre todas as coisas) foi divinamente iluminada. I Co. 12:3 e Ro. 10:9. A declaração “Jesus é Senhor” significa que Jesus é Deus e tem toda a autoridade no céu e na terra. Mt. 28:18. Ele é nosso único Dominador e Senhor. Jd. 1:4. Ele é, de fato, o Senhor dos senhores. Ap.17:14. Surpreendentemente, o Senhor Jesus deixou Sua posição exaltada no céu e veio à Terra para nos salvar. Em Sua Encarnação, Ele nos mostrou como é a verdadeira mansidão. Mt. 11:29. Pouco antes de ser preso, Jesus usou Seu poder e autoridade para nos ensinar a humildade. Jo. 13:14.

Romanos 1:6-7. Chamados para ser de Jesus e saudação aos Romanos. O chamado aqui mencionado não é para ser apóstolo ou um mero chamado externo para servir ao Senhor, e sim, um chamado especial interno para ser participante da graça de Deus e da comunhão com o Filho. I Co. 1:9. Quando a Bíblia apresenta uma pessoa como santo, apenas está se referindo a alguém que Deus separou para Si segundo o beneplácito de Sua vontade. Este fato ocorre através da santificação que é uma ação do Espírito Santo Santificação significa ser separado ou separado para um propósito. Ro:8:28-30 e II Ts. 2:13.

Quem são os santificados? O Novo Testamento mostra claramente que todo aquele que crer verdadeiramente na obra de Cristo, está santificado. Atos 26:18 e I Co. 6:11.

Romanos 1:8-9. Agradecimento pela fé dos Romanos. O agradecimento a Deus e as orações pelos irmãos e por cada igreja é algo comum nas epístolas de Paulo, II Co. 11:28. A ação de graça deve ser uma constante na vida dos crentes, sempre agradecendo a Deus, por Ele manter igrejas fiéis e firmes na Sã Doutrina. Os irmãos de Roma demonstravam que realmente adoravam a Deus em espírito e em verdade. Jo. 4:23-24.

Romanos 1:10-11. O desejo de estar junto e de compartilhar os dons espirituais. Paulo desejava muito ver os Romanos, Ro. 15:22-24. Faz parte do natural dos crentes a alegria e o desejo de estar em comunhão com irmãos, anelando principalmente o crescimento espiritual de todos. Ef. 4:15-16.

Romanos 1:12. Consolados pela fé. Após nascemos de novo, temos a necessidade de crescermos na graça e conhecimento de Cristo, cheios de Sua vontade, Cl. 1:9. Esse fato, só ocorre se obedecermos de coração a doutrina que a nós foi entregue. Ro. 6:17. A doutrina aperfeiçoa o santo para o ministério. Ef. 4:12. Somos exortados a lutamos pela fé uma vez entregue aos santos. Judas 1:3.

Romanos 1:13-15. O momento certo pertence a Deus. O inimigo tentará evitar a disseminação do Evangelho. I Tes. 2:18. Mas, em momento algum devemos nos desfalecer e sim acreditarmos na perfeita vontade de Deus. Pois, em Seu tempo, Ele providenciará os meios para semearmos a semente do Evangelho de Cristo. I Co. 3:6-7.

Romanos 1:16-17. Não se envergonhe do Evangelho de Cristo. O verdadeiro Evangelho prega, a obra de Cristo como a única saída para salvar o pecador do inferno. I Co.15:1-4. Por meio da obra de Cristo: termos os nossos pecados perdoados e sairmos da posição de condenados e filhos do Diabo, para salvos e filhos de Deus. Cristo morreu por nossos pecados e ressuscitou para nossa justificação. Aquele que não conheceu pecado se fez pecado por nós. II Co. 5:21 e Gl. 1:4.


O Evangelho de Cristo não prega:


A prosperidade material. O evangelho da prosperidade (também conhecido como o "evangelho da saúde e riqueza" ou por sua marca mais popular, o movimento "Palavra da Fé") é uma perversão do evangelho de Jesus que afirma que Deus recompensa o aumento da fé com o aumento da saúde e / ou riqueza.

O que diz a Bíblia. Mt. 6:19-21 e Mc. 8:36-37

A autoestima. Esse falso evangelho têm como foco o eu, eu e eu. Deus não dá ênfase à autoestima. Ele coloca ênfase em conhecê-Lo e permitir que Ele nos conheça. Isso não quer dizer que podemos pular o trabalho árduo ou o esforço necessário para alcançar algo. Deus é um recompensador e também criou um trabalho para nós fazermos. 

O que diz a Bíblia. Mc. 8:34.

Cura e dons extraordinários. As igrejas pentecostais e o movimento carismático moderno ensinam o falar em "línguas" e as curas milagrosas são dons válidos do Espírito Santo hoje. Todos esses ensinamentos, não encontram respaldo nas Escrituras. Mc. 12:24. 

O que diz a Bíblia. Lc. 18:42 (em outras 6 Cristo repete a mesma frase “te salvou”).

Determinação e proclamação. A confissão positiva é a prática de dizer em voz alta o que você deseja que aconteça, na expectativa de que Deus o tornará realidade. É popular entre os adeptos do evangelho da prosperidade que afirmam que as palavras têm poder espiritual e que, se falarmos em voz alta as palavras certas com a fé certa, podemos ganhar riquezas e saúde, amarrar Satanás e realizar tudo o que quisermos. 

O que diz a Bíblia. Lc. 22:42 e I Jo. 5:14.

Romanos 1:17. O justo viverá pela fé. Nessa passagem o apóstolo faz uma citação do livro do profeta Habacuque. Hc. 2:4. Que significa a certeza do salvo em confiar plenamente no Senhor. Não um mero sentimento, mais um entendimento advindo do Espírito Santo, que capacita os salvos a viverem uma vida transformada, centrando o seu viver naquilo agrada ao Senhor e não de acordo com a vontade do mundo. Ro. 12:1-2 e I Jo. 2:15-17. Paulo repete a citação em Hebreus. Hb. 10:38.

Pastor Walter Costa.

Referências Bíblicas: Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preserva­do por Deus em ininterrupto uso por crentes fiéis): LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, ACF ou BKJ-1611.

Aplicado na IBBF Esperança-PB, 23 de Fevereiro de 2025.


Nenhum comentário:

Postar um comentário