Apocalipse 19:11. O Fiel e Verdadeiro. No início da grande Tribulação o Anticristo receberá autoridade (“uma coroa”) e fará guerra (“um arco”) contra todos que se opõem a ele. Ap. 6:2 e II Tes. 2:3-4. Nessa passagem, João vê o Verdadeiro e Fiel voltando dos céus. I Pe. 3:22, para guerrear e vencer o usurpador (aquele que se apodera por violência ou meios injustos daquilo que não lhe pertence ou a que não tem direito). Aquele que tem sido Fiel e Verdadeiro desde as eras passadas aparece no fim dos tempos para travar Sua batalha final. Jesus Cristo vem com justiça para julgar e guerrear, e Ele e julgará e triunfará com justiça sobre os inimigos de Deus. Is. 11:3-5.
Apocalipse 19:12-13. A vestimenta tingida em sangue e um nome escrito. Olhos como chama de fogo, mostra a onisciência do Senhor, que a capacidade de ver e antever todas as cosas. Nada escapará da Sua visão penetrante, por isso quando Ele julga os Seus julgamentos são sempre justos e precisos. Ap. 1:14 e Hb. 4:12-13. O fato de haver muitos diademas (coroas) significa que Jesus é autoridade, a máxima e o verdadeiro poder real. Além disso, somos notificados que Jesus possui um nome que só ele conhece, qualquer especulação a respeito desse nome é mera conjectura. O Fiel e Verdadeiro estava com a vestimenta cheia de sangue dos Seus inimigos que foram pisoteados no grande lagar da ira de Deus. Is. 63:2-6 e Ap. 14:20. A expressão “A Palavra de Deus” é um título exclusivo de Jesus usado por João. Jo. 1:1 e 14/ I Jo. 1:1 e Ap. 1:2. Como a Palavra de Deus, Jesus é a imagem do Deus invisível. Cl 1:15; a imagem expressa de Sua pessoa e a revelação final e completa de Deus. Hb 1:1-3.
Apocalipse 19:14-15. Os exércitos do céu e espada aguda. Os Exércitos no céu que seguirão o Fiel e Verdadeiro, são os santos (crentes de todas as dispensações) e os santos anjos que se unirão a Cristo em Sua Segunda Vinda. Is. 13:4-6/ Jd. 1:14-15 e Mt. 25:31. Notadamente, esse exército não ajudará ao Cordeiro na batalha e sim reinarão com Ele após Sua imponente vitória. Ap. 20:4 e II Tm. 2:12. O homem da iniquidade (Anticristo) não será páreo para o Senhor Jesus. Quando Jesus descer do céu à terra no final da tribulação Ele destruirá o império do mal com o esplendor da Sua glória. II Ts. 2:8 e Ap. 14:19-20. A espada aguda significa o poder soberano e eterno de Deus. Cristo sujeitará todas as nações a Si mesmo e os crentes compartilharão do Seu reinado.
Apocalipse 19:16. O Rei dos Reis. Sabemos que os indoutos (aquele que não é instruído; ignorante) torcem as Escrituras para a sua própria perdição. II Pe. 3:16. É o caso dessa passagem, muitos concluem que Cristo tem uma tatuagem na coxa e as mesmas são apropriadas para os Seus seguidores. Esses inconstantes esquecem que Jesus é judeu e cumpridor da Lei. Mt. 5:17. Se Cristo cumpriu a Lei, jamais poderia ter uma tatuagem, uma vez que a Lei judaica desautorizava tal fato. Lv. 19:28. Diante disso, cabe o seguinte questionamento: o que significa que no manto de Jesus e em Sua coxa Ele tem “Rei dos Reis e Senhor dos Senhores” escrito? Para responder tal questão recorremos à Bíblia (pois é a regra de fé e prática dos salvos) e a origem da tatuagem. Inicialmente, vamos notificar que o crente deve examinar tudo retendo apenas o que bom e glorificar a Deus em seu corpo. I Tes. 5:21 e I Co. 19-20. Obviamente, João não estava se referindo a uma tatuagem que ele estava vendo na coxa nua de Jesus, uma vez que Jesus estava vestido da cabeça aos pés, de acordo com Ap.1:13. Ou seja, a escrita estava em Sua vestimenta e não em Sua coxa. A tatuagem teve a sua origem em cultos pagãos onde os devotos marcavam a pele com o nome de um deus falso ou com um símbolo em homenagem a algum ídolo. Com o passar dos tempos virou símbolo de “gangues” e depois para estereotipar o mundo do rock, hoje virou “moda”. Se analisarmos a sua história veremos que tatuar o corpo nunca foi sinônimo de glorificar a Deus. I Co. 10:31. Cristo é o Rei dos Reis e Senhor dos senhores. Ap. 17:14. Um dia todo joelho se dobrará diante dele e toda língua confessará que Jesus Cristo é o Senhor. Is. 45:23 e Ro. 14:11.
Apocalipse 19:17-19. O triste fim daqueles que se levantarão contra o Cordeiro. O apóstolo vê um anjo que estava no sol, então, o anjo antecipa a destruição daqueles que unidos a besta e aos reis da terra se levantarão contra o Cordeiro. Algo, já predito pelo profeta Ezequiel. Ez. 39:17-20. O anjo convocará as aves para consumirem os restos de todos que foram contrários ao Fiel e Verdadeiro. No contexto, podemos afirmar que se trata de aves carnívoros. Ou seja, aqueles que estavam preparados para guerrear contra Jesus Cristo, agora foram transformados em comida das águias. Mt. 24:28. Aves carniceiras banqueteando-se com os restos mortais de humanos, era frequentemente relatado no Velho Testamento. Dt. 28:26/ Sl. 79:2 e Is. 18:6.
Apocalipse 19:20-21. A prisão da besta e do falso profeta. Quando pensamos em guerra, o nosso pensamento nos leva a grandes batalhas entre dois exércitos. Contudo, não esse o caso, o Anticristo e o Falso Profeta serão presos pelo sopro da boca de nosso Senhor e pelo esplendor de Sua Vinda. II Tes. 2:8. Além disso, serão lançados vivos no lago de fogo e enxofre. Dn. 7:11. Vejam, eles não foram mortos e sim lançados vivos no lago de fogo e servirão de testemunho, no Reino Milenar, dos horrores da condenação eterna. Is. 66:23-24. O lago de fogo eterno inicialmente foi projetado para o Diabo e seus anjos. Mt. 25:41. O enxofre é um material sulfuroso que, unido ao fogo, representa um tormento indescritível. As Escrituras mostram que o fogo e enxofre estão associados ao julgamento de Deus. Gn. 19:24-25 e Ez. 38:22. Os demais, serão mortos pela espada de dois fios que sairá da boca do Senhor Jesus Cristo. Ap. 1:16. A vitória do Cordeiro, marcará o início do Reino Milenar de Cristo. Ap. 20:4-6.
Esperança-PB. Produzido em Janeiro de 2023.
Referências Bíblicas: Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fiéis): LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, ACF ou BKJ-1611.
Aplicado na IBBF Esperança, em 27 de Outubro de 2024.
Referências Bíblicas: Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fiéis): LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, ACF ou BKJ-1611.
Aplicado na IBBF Esperança, em 27 de Outubro de 2024.
Nenhum comentário:
Postar um comentário