sábado, 1 de maio de 2021

Tema: EBD sobre a Epístola de Efésios 3:14-21 Ensinamento 6

 


Ensinamento 6.


Leitura Bíblica: Ef.3:14-21.



Efésios 3:14. Reverência a Deus Pai. O apóstolo agradece a Deus por tão grande transformação que Ele proporcionou na vida dos irmãos de Efésios e também por Deus ter lhe chamado para ministrar aos gentios. Na oração Paulo ponhe-se de joelho. A curvatura de joelhos é um gesto de reverência. Fato é, que todos dobrarão os joelhos a Deus Pai e a Deus Filho. Ro. 14:11 e Fp.2:10.


Efésios 3:15. Toda a família de Deus. “A família de Deus inclui todos os filhos de Deus no céu e na terra. Aqui Paulo fala sobre "toda a família nos céus e na terra." Esta família inclui todos os crentes. "Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus,". Gl.3:26. Todo aquele que crer de modo Bíblico em Deus torna-se crente e portanto herdeiro da promessa. Gl. 3:22 e 29. Os santos do Velho Testamento também foram salvos pela fé em Cristo. Atos 10:43 e Ro. 4:16. Isto implica que todos eles são membros da família de Deus. A família de Deus é maior do que o reino ou a igreja de Deus, pois ela contém todos os salvos, desde de Abel ate o último homem que crê, estando ele no céu ou na terra. Deus só tem uma família. Todos os crentes (os salvos, nascidos de novo) são filhos e herdeiros de Deus”. Ro. 8:17. Adaptado do texto de Boyce Taylor.


Efésios 3:16-17. Fortalecidos no poder de Deus. Através da ação do Espírito Santo que habita nos salvos, se a pessoa não tiver o Espírito de Deus, não é dEle. Ro. 8:9. Veja bem, apenas a membresia da família de Deus é dado o fortalecimento no homem interior, pois ele é guiado pelo Espírito. Ro. 8:14. Apesar de ainda existir a corrupção em nosso velho homem, o homem interior é renovado a cada dia. II Co. 4:16. Essencialmente, existem três requisitos pelos quais os crentes são fortalecidos pelo poder de Deus:


1.Receber o Pai, o Filho e O Espírito.

2. Ter força espiritual interior.

3. A capacidade de compreender todas as dimensões das realidades espirituais.


No que podemos resumir com uma única palavra: HABITAÇÃO.

O Pai e o Filho habitam nos crentes. Jo. 14:23.

Deus Pai e Deus Espírito habitam nos Crentes. Ef. 2:22.

Cristo Habita nos crentes. Ef. 3:17 e II Co. 13:5.

O Espírito Santo habita no crente. I Co. 3:16 e I Co. 6:19-20.


Por este motivo, Deus habitado em nós, podemos afirmar que estamos enraizados e edificados nEle. Quando estamos em Cristo temos segurança, pois sabemos que da raiz principal é que brota a vida, o alimento, a produtividade, a graça e contentamento. Cl. 2:6-7


Efésios 3:18-19. Compreendendo perfeitamente o amor de Deus. Por intermédio do Espírito Santo, que age de uma forma miraculosa na vida dos crentes, passamos a ter noção de tão grande é amor Deus para conosco. Ro. 5:8-9. Estar em Cristo é o fator primordial, que torna possível ao crente entender “a largura, o comprimento, a altura e a profundidade”. Ou seja, entendemos a medida infinita dAquele em Quem acreditamos. Sl. 103:11-12. Para melhor entender o amor de Deus para como os crentes, faz-se necessário uma breve leitura em Ro. 8:38-39.O crente está plenamente convencido de que nada, mais nada mesmo, poderá afastá-lo do amor de Deus, que foi exposto a toda humanidade através de Cristo, que nos amou e com o seu sangue nos lavou. Ap. 1:5. Esta capacidade é uma ação do Espírito Santo nos crentes, que nos faz entender o amor e paz que Deus, que excede a todo o entendimento. Fp. 4:7.


Efésios 3:20. Deus faz muito mais do que pedimos. Os filhos de Deus, por natureza, são excelentes pedintes. Fato esse, que o próprio Cristo nos incentiva a fazer. Mt. 7:7-11. Mas, é importante temos em mente o que realmente necessitamos, do mesmo modo que a Bíblia nos ensina que devemos pedir, também nos mostra que não sabemos como pedir. Tg. 4:3. Então, temos nessa passagem uma gloriosa promessa, que Deus faz muito mais do que pedimos ou até mesmo pensamos. Essa verdade, é advinda do Espírito Santo (o poder que em nós opera), que intercede pelos santos. Ro. 8:26-27.



Efésios 3:
2
1. A igreja é o local exato para se glorificar a Deus. Biblicamente falando, a igreja (ajuntamento bíblico de pessoas que confessam salvação eterna em Cristo Jesus), é o local correto para se glorificar a Deus na atual dispensação. Ro. 11:36. Logicamente, essa verdade não retira a responsabilidade de se honrar e glorificar ao Senhor em nosso corpo e em nosso espírito. I Co. 6:19-20. Mas, primordialmente devemos nos reunir em legitima assembleia com o único intuito: GLORIFICAR A DEUS.


Breve resposta a reforma protestante. Reforma Protestante é o nome dado ao movimento reformista que surgiu no cristianismo no século XVI. Esse movimento iniciou-se a partir de Martinho Lutero, um monge católico que estava insatisfeito com algumas práticas e questões teológicas defendidas pela Igreja Católica. Para os reformistas a igreja verdadeira deixou de existir e precisava ser reformada (volta as origens). Mas, fato é que igreja que Cristo fundou nunca deixou de existir uma geração sequer. Neste sentido Ef 3:21 ‘A Ele (a Deus) seja a glória na assembleia, como- um resultado de o Cristo Jesus, através de todas as gerações (dos homens) do tempo- sem- fim dos tempos- sem- fim. Amém.": Bíblia LTT. Prova de que, a cada geração, sempre houve assembleias [locais e independentes] verdadeira [mesmo Roma e os reformadores a havendo perseguida de todas as formas mais cruéis possíveis. Mt 16:18 e Mt. 28:20.


Referências Bíblica: Bíblia ACF- Almeida Corrigia e Fiel e Bíblia LTT- Literal do Texto Tradicional.


Estudo aplicado na IBBF Esperança-PB.


Pr. Walter Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário