segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Tema: EBD sobre a Epístola de Efésios. Ensinamento 1.

 

Tema: EBD sobre a Epístola de Efésios.   

Esboço do Ensinamento 1.

Leitura Bíblica: Ef. 1:1-14.


Introdução.

Autor: Efésios 1:1 identifica o apóstolo Paulo como o autor do livro de Efésios.


Quando foi escrito: O livro de Efésios foi muito provavelmente escrito entre 60- 63 dC.


Propósito: A cidade de Éfeso era chamada a outra luz da Ásia; Mileto era uma, e Éfeso a outra: era a metrópole da Ásia menor, e uma das doze cidades de Jônia. Os seus habitantes eram muito dados à superstição e à idolatria, e até as artes demoníacas. Dentro deste cenário, o apóstolo Paulo descreve como deve ser a disciplina dos filhos de Deus. Ensinando e os capacitando a entender o propósito de Deus em nossas vidas, orientando a buscar a maturidade espiritual.


Efésios 1:1-2.Sobre Paulo e Saudações. Paulo faz uma apresentação pessoal sobre Ele. Afirma que é apóstolo de Jesus Cristo, não pela sua própria vontade, mas, pela vontade de Deus. Vale a pena salientar que Paulo, apesar de ter encontrado Cristo pessoalmente, ele não saiu a implantar igrejas sem antes receber o batismo e a autoridade para exercer o seu ministério. Fato esse que ocorreu na igreja de Cristo localizada na cidade de Damasco. Atos 9:3-6 e Atos 9:17-19. A saudação contém a apresentação de Paulo aos destinatários originais desta carta que são os santos fiéis da cidade Éfeso. Lembrando que o crente só pode ser fiel se viver a sã doutrina. II Tm. 1:13. Ele saudou os irmãos com uma saudação que lhe era peculiar “Graça e Paz”. Graça expressa o favor imerecido de Deus.  A paz é nossa condição resultante da graça de Deus para nós.  Fp. 4:7.


Efésios 1:3. Todas as bençãos. As Sagradas Escrituras deixa de forma explicita que o salvo já recebeu todas as bençãos espirituais. O crente batista bíblico fundamentalista, não vai à igreja em buscar de receber bençãos. Visto que Deus já nos deu essas bençãos, não precisamos pedir por elas, mas devemos sempre dar graças por elas. Ef. 5:20. As bençãos nos lugares celestiais são mais valiosas e seguras do que as bençãos terrenas. Ro. 8:18 e II Co. 4:17-18.


Efésios 1:4-6. Eleitos e predestinados. Raro ensinamento das Sagradas Escrituras foi tão mal interpretado e consequentemente abusado e pervertido como a predestinação, apesar da Bíblia apresentá-la em uma relativa simplicidade. Ro. 8:29-30. Em momento algum estou questionando a soberania de Deus, justamente pelo contrário, CREIO plenamente no incondicional poder do Senhor, mas, justamente por este motivo, não posso falar contra o que está escrito no Livro Sagrado, que afirma de forma contundente que Deus que salvar todos os homens e para que isto ocorra Ele providenciou o Mediador. I Tm. 2:4-5. Na verdade o que foi predestinado foi o meio pelo qual recebemos a salvação. Deus em Seu beneplácito conselho criou (no passado) um plano perfeito para salvar o pecador do inferno que é por meio da pregação do Evangelho. Cristo não morreu por um determinado grupo de pessoas e sim por toda a humanidade. II Co. 5:14-15. O plano foi único e exclusivamente para louvor da Sua glória e por ele nos tornamos agradáveis a Deus. Cl. 1:12-13.

Efésios 1:7-8. A obra de Deus Filho.

Nele temos a redenção. Não há a menor hipótese de encontrarmos a redenção fora de Jesus e Seu sangue redentor. Cl. 1:14 e Ap. 1:5. Essa redenção é gratuita, com a única condição de se crer na obra de Cristo. Ro. 3:24 e Jo. 6:29. Uma grande maioria, apregoa que não é sábio aos pecadores exporem que são salvos. Mas, a Bíblia diz o contrário, Deus nos deu sabedoria e prudência, sendo justamente por isso que entendemos a benignidade, o amor e graça de Deus. Tt. 3:4-7.


Efésios 1:9-10. O mistério da vontade de Deus. Deus através da Sua misericórdia e bondade, revelou aos crentes através do Evangelho o ministério que esteve oculto e agora foi notificado pelas Escrituras. Ro. 16:25-27 e I Co. 15:1-4. Através do sangue de Cristo, derramado naquela cruz maldita aconteceu a reconciliação entre todas as coisas. Cl. 1:20. Após nos reconciliamos com Deus recebemos o entendimento do mistério revelado aos gentios. Cl. 1:26-27.



Efésios 1:11-12. Feitos herança em Cristo. Os crentes se tornaram herdeiros de Deus, devido a morte e ressurreição de Cristo, que morreu por nossos pecados e ressuscitou para nossa justificação. Ro. 4:25. De modo bíblico, podemos afirmar que a morte de Cristo é suficiente para salvar todo e qualquer homem, esse fato necessariamente, não quer dizer que todos serão salvos e sim que Cristo consumou a obra para a qual estava predestinado segundo o conselho da vontade de Deus, que era tirar a penalidade do pecado. Jo.1:29 / II Pe. 3:9 e Is.53:11.



Efésios 1:13-14. Selados com o Espírito´Santo. muitos tesouros que precisamos encontrá-los nessa passagem. Antes de tudo, ajuda relembrar a definição, de acordo com a própria Bíblia, do que significa crer em Cristo:


É confiar total e somente no Cristo e negar a si mesmo. Atos 10:43 e Mc. 8:34 .


É colocar nossa total e somente no Cristo. Ef. 2:8.


É crer que Ele é o único que vai nos salvar. Atos 4:12.


É não confiar [nem por 1mm nem por 1 segundo] em nossas obras, mas confiar total e somente no Cristo. II Tm. 1:12. Mas está inspiradamente escrito aqui "o Espírito Santo da promessa." A Bíblia ensina qual é a promessa. Tt. 1:2 e I Jo. 2:25.


Todos nós [os que já, de uma vez por todas, cremos e nascemos de novo e fomos tornados filhos. O Espírito Santo começou é aperfeiçoará a Sua obra até o dia do Senhor. Fp. 1:6. Deus fez uma promessa, e Ele mesmo nos conservará por completo: corpo, alma e espírito serão plenamente conservados até o dia em que o Senhor virá buscar o que Lhe pertence.. I Tes. 5:23-24.

  

Esperança-PB. 2020.

Referência Bíblica: ACF.

Pr. Walter Costa.


Aplicada na IBBF Esperança-PB, em 11 de outubro de 2020.



Nenhum comentário:

Postar um comentário