segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Razões Bíblicas para se deixar a igreja.
 

 Leitura Bíblica: I Jo. 2:19

 

No mundo moderno as igrejas de homens estão em todas as esquinas de todas as cidades do Brasil. O número de igrejas existentes em nosso país é algo inacreditável, citando apenas aquelas tidas protestantes, chegaremos em 2022 a incrível marca de 575.402 segundo dados oficiais do IBGE. Cristo, em Seu ministério terreno ao fundar Sua igreja afirmou que as portas do inferno não prevaleceria sobre ela e que Ele estaria entre nós até a consumação dos tempos. Mt. 16:18 e Mt. 28:20 e Ef. 3:21. Então, fica claro que a igreja que Cristo fundou é anterior a Sua morte no calvário e que nunca deixou de existir até o dia de hoje. Em princípio vamos atentar para a existência de dois tipos de igrejas: a igreja fundada por Cristo e as igrejas fundadas por homens. Dessa maneira, aprenderemos algumas razões Bíblicas pelas quais devemos deixar a igreja em que congregamos se ela está fora da régua dos padrões instituídos por Deus.

 

1. A igreja que você faz parte é associada. A Igreja de Deus nunca é usada como instituição (organização) e sim, como uma assembleia ou congregação de crentes batizados em alguma dada localidade. Exemplo: “À igreja de Deus que está em Corinto”. – I Co. 1:2. A igreja independente e local é o único tipo de igreja que Deus tem nessa terra hoje. Vejam bem se você é um salvo (tem plena convicção de salvação eterna/imperdível) e está membrado a uma igreja de doutrina universal, noivista, associada, neste caso você faz parte da família de Deus, mas não faz parte da Sua igreja. Cada igreja (ekklesia) neotestamentária I Co. 4:17-B. É um grupo, um corpo local, um organismo vivo e organizado de pessoas que confessaram que já foram salvas do caminho do Inferno. Ef. 4:4. Sendo Cristo, somente Ele a cabeça desse corpo. Ef. 1:22-23 e Cl. 1:18.

 

2. Mulheres pastoras, usando de autoridade sobre o corpo. Ou você é Bíblico ou anti bíblico. Não existir a possibilidade que ser um “meio termo”. Às Escrituras mostram objetivamente que as mulheres não devem pregar nas igrejas dos santos.
A advertência. I Cor. 14:33-35
A ordem. I Tm. 2:11-12.
Resposta a desobediência. Ap. 2:18-20.

 

3. Não usam a Bíblia como única regra de fé e prática. Uma igreja neotestamentária segue unicamente a bíblia. Sentimentos pessoais, opiniões particulares e pressentimentos individuais não têm superioridade sobre a Bíblia. II Tm. 3:15-17. A bíblia testifica a Jesus. Jo. 5:39. Qualquer outro tipo de evangelho deve ser considerado maldito Gl. 1:8. As pregações nas igrejas dos homens quase sempre são fábulas e seus pregadores têm coceira nos ouvidos quando se fala em Sã Doutrina. II Tm. 4:3-4.

 

4. Praticam batismo estranho às Sagradas Escrituras. Para um batismo ser Bíblico é imprescindível que seja preenchido todos os requisitos exigidos pelo Livro Sagrado. Não pode conter o famigerado ensino da regeneração batismal, que afirma ser necessário o batismo para a salvação ou que, mais precisamente, a regeneração não ocorre até que uma pessoa seja batizada na água. Fato esse contrário a doutrina ensinada na Bíblia.
O Batismo é uma figura / Um testemunho de FE. I Pe.3:21./ Ro. 6:4-6/ Cl. 2:12.
Requisitos para o bastismo: 
Candidato correto. Atos 2:41 e Atos 8:36-37 
Administrador apropriado. Atos 09:18/ Atos 16:33/ Atos 8:38. 
Onde: Igreja local. Mt. 28:18-20 
Modo. Mt.3: 13-16/ Atos 8: 38-39 e Jo. 3:23-24 
Designo. Para agradar a Deus: Mt 3:17. Confessar a nossa fé: Mt. 10:32.

 

5. Sua igreja não se preocupa com a Bíblia que usa. Jamais em hipótese alguma, a igreja e o crente deve deixar o que está escrito nas Sagradas Escrituras para seguir intuições, sentimentos e experiências milagrosas. I Co.4:6. O papel da igreja de Cristo é defender toda a  Escritura, protegendo-a e usando sempre a tradução fiel aos textos recebidos no Brasil o melhor Textus Receptus é da Almeida Fiel e Corrigida- ACF e o da LTT do irmão Hélio de Menezes). A palavra de Deus é pura e não deve ser modificada, nem interpretada a bel prazer do interlocutor, existe uma ordem para não acrescentamos nada além do que está escrito. Pv. 30:5-6 e Ap. 22:18-19.

 

6. Seu pastor não incentiva a leitura em casa e uso da Bíblia na igreja. A leitura diária do Livro Sagrado é algo, que deve ser exercitado e buscado por todos os crentes. A importância da alimentação espiritual, deve ter o mesmo valor que dado a alimentação para o nosso corpo. A Bíblia tem todos os nutrientes que necessitamos para termos o crescimento do novo homem. I Pe. 2:2. Por este motivo, temos a necessidade de Lermos, Examinarmos, Crermos e Aplicarmos as Escrituras em nossa vida cotidiana, pois ela testifica a existência de Jesus. Atos 17:10-11 e Jo. 5:39.

 

7.Qual é o estilo de louvor. Apenas o louvor bíblico feito através dos lábios. Ou espetáculos para agradar aos homens. O louvor é um norte da vida de um crente. Portanto, ao prestá-lo o salvo deve está convicto que só agradará ao Pai, se a sua manifestação honrosa a Deus, estiver plenamente fundamentada nas Sagradas Escrituras. Notadamente o louvor vem de dentro para fora, ou seja, do vosso coração. Ef. 5:19-20Devemos entender quer, não é a música que glorifica a Deus e sim o louvor, inclusive a Bíblia nos mostra de onde vem o perfeito louvor. Hb. 13:15. São duas as características basilares do louvor, ambas igualmente importantes, adorar em espírito e em verdade. Jo. 4:23-24 e I Pe. 2:5.

  
Elencaremos agora, algumas desculpas usadas para deixar a congregação:

 

1. Indisposição  com um irmão.

 

2. Não gosta ou gostou de determinada pregação.

 

3. Não gosta do pastor ou de um membro.

 

4. Se você está em pecado.

 

5. Por achar que não tem oportunidade de servir.

 

Obs. Você nunca deve deixar a igreja que Cristo fundou, para congregar em uma igreja fundada por homens e com característica anti bíblica.

 

       Estudo aplicado na IBBF Esperança-PB.

        Em, 18 de Outubro de 2020.

       Referência Bíblica: ACF. 

          Pr. Walter Costa.

2 comentários: