
Romanos 16:1-16. Diversas saudações e recomendações. O apóstolo utiliza os 16 (dezesseis) primeiros versículos do capítulo para fazer saudações ou recomendações. Não analisaremos detalhadamente cada versículo, mas pontuaremos aqueles que podem deixar alguma dúvida e os que servem como exortação para os crentes da atual dispensação. Considerações sobre as saudações e recomendações. Os defensores da ordenação de pastoras baseiam-se em textos fora do seu contexto para criarem essa terrível heresia. Por exemplo:
Febe: A palavra grega diakonos, usada por Paulo em referência a Febe, não é um termo técnico e significa simplesmente “uma serva”. Paulo, ao aplicar este termo a ela, não diz que Febe era uma oficial ordenada na igreja, mas sim que era uma serva. O Senhor Jesus usa o termo servo (diakonos) neste mesmo sentido não técnico em Marcos 10:43, ao dizer: "qualquer que dentre vós quiser ser grande, será vosso serviçal" ou servo (diakonos).
Priscila e Áquila: Foram apresentados como ministros fiéis a Cristo. Diz-se que o nome de Priscila foi mencionado primeiro, indicando, provavelmente, que ela era mais "proeminente" no ministério que seu esposo. Acontece que Priscila, em lugar algum, é descrita como participante de uma atividade ministerial que esteja em contradição com as Sagradas Escrituras. Priscila e Áquila levaram Apolo até sua casa e ambos o discipularam, explicando-lhe a Palavra de Deus de modo mais preciso (Atos 18:26).
Júnias: Há várias questões relacionadas à interpretação deste texto. A primeira depende da solução de um problema textual. Existem três variantes do nome Júnias nos manuscritos gregos de Romanos 16:7. As duas primeiras divergem quanto à acentuação da palavra no grego:
(1) Iounia=n, que seria o acusativo de Iounia=j (Júnias, masculino);
(2) Iouni/an, que seria o acusativo de Iouni/a (Júnia, feminino);
(3)A terceira variante é Iouli/an, que corresponderia ao feminino Júlia.
Outro ponto a ser analisado é que a questão depende da interpretação da expressão "notável entre os apóstolos". Significa que Júnias era um dos apóstolos, já antes de Paulo, e um apóstolo notável? Ou apenas que os apóstolos tinham Júnias em alta conta?
Porque Jesus Cristo escolheu somente homens para serem apóstolos? É evidente que todos os escolhidos por Jesus foram homens por ser esta uma exigência fundamental que o Mestre estabeleceu para o modelo de liderança na Igreja. Isso não significa que Jesus não tenha admitido mulheres como discípulas; muito pelo contrário. Muitas delas foram mulheres formidáveis que O serviam, embora não exercessem a função de líderes. Vale ressaltar que a ausência na liderança não retira o valor da pessoa. Propõe-se aqui um desafio bíblico para reflexão sobre certas práticas comuns no meio evangélico atual: quantas mulheres fundaram e lideraram igrejas no Novo Testamento? Nenhuma. Elas foram auxiliadoras valiosas e fundamentais, mas não ultrapassaram a função divina que lhes foi estabelecida. As demais recomendações são de fácil compreensão e demonstram o carinho do apóstolo para com os irmãos.
Romanos 16:17 – Anotar e desviar. A Bíblia mostra que os crentes devem se afastar por completo daqueles que promovem escândalos (indignação, perplexidade ou sentimento de revolta provocados por ato que viola convenções morais e regras de decoro) e dissensões (falta de concordância a respeito de algo; divergência, discrepância, estado de litígio; desavença, conflito ou disputa) contra a doutrina de Cristo. Sabemos que o principal inimigo da Sã Doutrina é Satanás e que, como tal, buscará de todas as maneiras aniquilar a verdadeira doutrina trazida dos céus por Cristo (Jo 7:16-17). Portanto, é de suma importância que nos desviemos de tais pessoas e nos esforcemos no cuidado com a doutrina (I Tm 4:16). Se você é um salvo, membro da igreja de Cristo, que é batista de doutrina (não denominacional), tem a obrigação de falar apenas o que convém à Sã Doutrina (Tt 2:1).
Romanos 16:18 – Enganando os corações dos simples. A literalidade das Escrituras deixa claro que a igreja de Deus sofreria diversos ataques dos falsificadores da Sã Doutrina, que, com palavras fingidas e avareza, fariam negócios com aqueles de corações simples (II Pe 2:1-3). Esses são os inimigos da cruz, que pensam apenas nas coisas terrenas (Fp 3:18-19). O crente não deve ser surpreendido por falsos ministros, afinal, o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz (II Co 11:13-15).
Romanos 16:19 – Sábios para o bem e simples para o mal. O apóstolo estava confiante na obediência dos irmãos de Roma, certo de que a prudência prevaleceria (Mt 10:16). Em outras palavras, Paulo nos exorta a sermos meninos na malícia e adultos no entendimento (1 Co 14:20). Obviamente, a obediência é um atributo que advém da forma como recebemos a doutrina (Rm 6:17).
Romanos 16:20 – Em breve o inimigo será esmagado. Fato relacionado a Gênesis 3:15, onde Cristo esmagará o pai da mentira e o lançará no lago de fogo juntamente com a besta e o falso profeta (Ap 20:7-10). Infelizmente, muitos também terão o mesmo destino (Mt 25:41).
Romanos 16:21-24 – Novas saudações. Vale destacar o versículo 22, que mostra que Paulo ditava as informações enquanto Tércio redigia a carta.
Romanos 16:25-26 – A revelação do mistério. O grande mistério que esteve oculto em todos os tempos nos foi revelado pelo Evangelho. Na cruz, Cristo desfez a inimizade e derrubou o muro da separação. Não há mais distinção (Ef 2:14-18 e Cl 1:26-27). Em Cristo não há circuncisão ou incircuncisão; o que realmente importa é ser uma nova criatura (Gl 6:14-15). A manifestação das Escrituras revelou a face do Evangelho Santo, que é a obra de Cristo na cruz: o Senhor morreu pelos nossos pecados (I Co 15:1-4).
Romanos 16:27 – Glória ao Deus único. O apóstolo conclui afirmando que Deus é único, sendo o Deus tanto dos judeus quanto dos gentios (Rm 3:29-30). Como Deus sábio, Ele mostra que Sua sabedoria e conhecimento são insondáveis ao homem. Ele é o único que merece glória eternamente (Ro. 11:33-36).
Pastor Walter Costa.
Referências Bíblicas: Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por crentes fiéis): LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, ACF ou BKJ-1611.
Aplicado na IBBF Esperança-PB, 04 de Janeiro de 2026.
Nenhum comentário:
Postar um comentário