
Apocalipse 21:9-10. A apresentação da esposa do cordeiro. Essa Escritura, joga por terra a pretensão dos noivistas de que a igreja é a noiva do Cordeiro. Vejam bem, na passagem um anjo acena para João vir e ver. Então, vamos analisar qual o que foi visto pelo apóstolo! Ele olhou e viu a esposa do Cordeiro. Claramente, João apresenta a Nova Jerusalém que descerá do céu como sendo a esposa do Cordeiro. Não vimos aqui qualquer espécie de igreja como sendo a esposa do Cordeiro. Os adeptos da igreja noiva, usam duas passagens fora do contexto para apoiarem os seus ensinamentos. II Co. 11:2 e Ef. 5:23. Quando o crente fiel a Palavra de Deus, examina com cuidado o texto escrito aos crentes da igreja Corinto, nota que tal Escritura faz apenas uma ANALOGIA, uma COMPARAÇÃO. A Palavra “como” introduz um paralelo entre a postura da igreja (local, visível e independente) deve ter para com Cristo e com a postura de uma noiva pura deve ter para como seu noivo. Já na passagem escrita a igreja de Éfeso, fundamentar que, a igreja é a noiva, simplesmente por Cristo ser a sua cabeça, perde totalmente o seu objeto e extrapola todos o limites da interpretação literal da Bíblia. Caso esse argumento, encontrasse respaldo na verdade, teríamos uma grande confusão, uma vez que Cristo teria no mínimo quatro esposas. A Bíblia diz que ele é a cabeça da igreja. Ef 5:23, a cabeça de todo o homem. I Co 11:3, de todo principado. Cl 2:10 e de toda potestade. Cl 2:10. A Bíblia mostra que a igreja é o corpo de Cristo. Cl. 1:18 e Ef. 1:22-23. Então, como Ele poderia casar com o Seu Próprio corpo?
Apocalipse 21:11. A cidade será preenchida da glória de Deus. A esposa do Cordeiro (a Nova Jerusalém) não precisará de qualquer espécie de luz, pois a manifestação glória do Deus vivo será a sua fonte eterna de luz. Ap. 22:5. A Jerusalém celestial será brilhante como uma pedra preciosa. A cidade não precisará de sol ou lua para iluminá-la, pois dela emanará a verdadeira Luz. Ap. 21:23 e Is. 60:19-20. Como uma pedra de Jaspe, é uma alusão a aparência dAquele que estará assentado no trono. Ap. 4:3. A palavra "cristal" aqui é usada para mostrar que a forma mencionada por João era clara e brilhante. Hoje, na dispensação da graça Deus faz resplandecer a Sua Luz sobre o pecador e quando o mesmo recebe essa iluminação, torna-se um salvo, herdeiro de Deus e participante da glória eterna da Nova Jerusalém. II Co. 4:6 e Hb. 12:22-23.
Apocalipse 21:12-13. O muro e as portas da cidade. A Nova Jerusalém será um lugar de paz e não haverá violência, esse grande muro representa a segurança que os salvos gozarão por toda a eternidade. Is. 60:18 e Is. 26:1. As características do grande e alto muro: A. Doze portas e doze anjos;
B. Os nomes das doze tribos de Israel escritos sobre as portas. Que representa os salvos do Velho testamento (povo judeu);
C. Três portões cada um no leste, norte, sul e oeste;
D. Doze fundamentos, sobre os quais estavam os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro. Representando o povo gentílico. Aos nos aprofundamos no estudo do livro das Revelações do Senhor Jesus Cristo, veremos que ao redor do trono do Cordeiro encontra-se 24 anciões, doze representam o povo judeu, (representado pelas doze tribos de Israel) e doze representam o povo gentílico (representado pelos apóstolos). Ap. 4:4.
Apocalipse 21:14. O fundamento. O muro da Santa Cidade terá doze fundamentos, nos quais estarão escritos os nomes dos doze apóstolos. Na dispensação da graça, Jesus Cristo comissionou a Sua igreja pregar o Evangelho, tendo Cristo com o único fundamento e os apóstolos são considerados como fundamentos da espiritualidade do templo do Senhor . Todos os que acreditaram no testemunho dos apóstolos e na Palavra de Deus terão essa cidade como seu lar eterno. Ef. 2:20-21/ Is.28:16 e I Co.3:11. Naturalmente, surge o seguinte questionamento: Quais seriam os doze nomes escritos no fundamento do muro? O nome de onze deles é bem simples de se saber. Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, [filho] de Zebedeu, e João, seu irmão; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, [filho] de Alfeu, e Lebeu, apelidado Tadeu; Simão, o Cananita. A questão é saber quem será o décimo segundo nome contido nos fundamentos do muro da Nova Jerusalém? A Palavra de Deus indica, que Judas não era um salvo. Mt. 26:24 e Jo. 17:12. Então, o seu nome está descartado. Resta-nos duas opções, Matias que foi o escolhido para assumir o lugar deixado por Judas. Atos 1:26. E Paulo, que segundo o seu próprio relato foi escolhido como um nascido fora do tempo. I Co. 15:8. A Bíblia não diz explicitamente, mas provavelmente será Matias. Em última análise, porém, teremos que esperar para descobrir.
Apocalipse 21 21:15-17. As medidas da cidade. Os salvos estão esperando a cidade celestial, cujo o Construtor é o próprio Deus. Hb. 11:10 e Hb. 12:22. O apóstolo recebeu a incumbência de registrar as demissões físicas da Nova Jerusalém, após a medição João notificou que a cidade estará situada em um quadrado. A Palavra de Deus nos mostra que João mediu a cidade até chegar a 12 (doze) mil estádios. Um estádio é equivalente a 185 metros. Uma conta matemática simples chegaremos que o tamanho mínimo da Nova Jerusalém será de dois mil cento e sessenta km. 1 estádio= 185 mts x 12.000= 2160km. Já o muro terá 144 (cento e quarenta e quatro) côvados. Um côvado equivale a aproximadamente 50 centímetros. Medida de um homem: do dedo mindinho ao cotovelo.
1 côvado=50 cm x 144= 144 metros.
Produzido em, Fevereiro de 2023.
Referências Bíblicas: Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por crentes fiéis): LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, ACF ou BKJ-1611.
Aplicado na IBBF Esperança–PB, 08 de Dezembro de 2024.
Referências Bíblicas: Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por crentes fiéis): LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, ACF ou BKJ-1611.
Aplicado na IBBF Esperança–PB, 08 de Dezembro de 2024.
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