Apocalipse 17:9. A besta sobre sete montes. A Palavra de Deus, nos mostra que a besta (que foi, que é e que será) está assentada sobre sete montes (colinas). Uma breve busca em sites de pesquisa encontraremos uma cidade reconhecida mundialmente com “a cidade das sete colinas” trata-se de Roma. As sete colinas de Roma estão posicionadas e localizadas à margem esquerda do rio Tibre. Elas formam uma espécie de semicírculo ao norte composto pelo Viminal, Quirinal, Aventino, Célio e Esquilino. Já na curva desse mesmo rio, estão as colinas mais importantes da cidade – a de Capitólio e a de Palatino (fonte de pesquisa https://emroma.com/roma-e-a-cidade-das-7-colinas/). De acordo com a exposição de toda a Bíblia de John Gill. “Como a mulher é uma cidade... essas sete montanhas, nas quais ela se senta, devem ser as montanhas sobre as quais a cidade é construída; e que cidade pode ser esta senão Roma”.
Apocalipse 17:10-11. Os setes reis. A Escritura nos mostra que os setes montes representam sete montes onde a mulher encontra-se sentada e também sete reis (ou reinos). Quando o livro de Apocalipse foi escrito cinco reinos citados na passagem já estavam extintos (Egito/Assíria/ Babilônia/Pérsia e Grécia). O Império Romano-Roma política e Roma eclesiástica.(sexto reino) estava no poder e o sétimo reino que ainda não havia vindo é o reinar do Anticristo. A santa Palavra de Deus mostra a queda de alguns desses reinos. Ez. 29:5/ Ez. 30:6/ Is. 21:9/ Jr. 50:15 e Jr. 51:8. O império vindouro seria o Império Romano revivido através do poder da besta e do Anticristo. Este império final com um governante existirá apenas por um curto período. Ap. 13:5. A principal característica do homem do pecado é se opor a toda a essência de Deus. Ele se opõe a Deus e à adoração a Deus. Ele se sentará no templo e declarará que é Deus. II Tes. 2:4. Observem que, o sistema do mal que atingirá o seu clímax na manifestação da pessoa do iníquo, já estar operando e enganando o mundo. II Jo. 1:7 e I Jo. 2:18. De modo inspirado João está nos ensinando que o mestre (professor, pastor, missionário ou qualquer pessoa) que nega os ensinamentos de Cristo, não é de Deus e sim um enganador e anticristo. I Jo. 4:2-3.
Apocalipse 17:12-13. Os dez reis. Essa passagem, aponta para o futuro e nos mostra dez reis que irão compor o reino do Anticristo durante a primeira metade da Tribulação. O profeta Daniel lança luz sobre esses reis e a origem do Anticristo. Dn. 7:7-8. Esses governantes de dez reinos, se unirão para dar sua autoridade política e poder militar à besta, o intuito é conquistar a terra e guerrear contra Cristo. Ap 16:14 e Ap.19:19. Já estudamos no capítulo 12 que Satanás (dragão) é descrito como “tendo sete cabeças e dez chifres, e sete diademas nas cabeças”. Ap. 12:3. Sabemos que o mundo jaz no maligno. I Jo. 5:19. Ou seja, no presente século mal o diabo tem o poder e o controle sobre os reinos do mundo. Gl. 1:4/ II Co. 4:4 e Mt. 4:8-9.
Apocalipse 17:14. A vitória do Cordeiro. O exército do mal capitaneado pela besta (que recebeu o poder dos dez reis), se reunirá no Armagedom. Ap. 16:16. O foco desse aglomerado do maligno é tentar impedir que o Cordeiro tome de volta o que é dEle por direito. Mas eles travam uma guerra perdida. Ninguém jamais venceu uma batalha contra Deus e ninguém jamais vencerá uma batalha contra o Cordeiro. O propósito de Satanás por meio da Besta e outros reis é tentar estabelecer um reino invencível, na expectativa de derrotar o Cordeiro em Sua vinda. No entanto, o homem da iniquidade não é páreo para o Senhor Jesus. Quando Jesus descer do céu à terra no final da tribulação Ele destruirá o império do mal com o esplendor da Sua glória. Ap. 19:11-15. Cristo é o Rei de todos os reis e vencerá a besta e seu reino quando Ele voltar. Ap. 19:17-21. Aqueles que se unem a Cristo na batalha contra o exército do mal, são chamados de “eleitos e fiéis”, títulos usados em outras Escrituras para descrever os verdadeiros crentes. I Pe. 2:9. Em Sua vinda para aniquilar o império do maligno o Cordeiro trará Consigo o exército do céu. Ap. 19:14/ Jd. 1:14-15. A vitória final do Cordeiro é o cumprimento da profecia feita por Daniel. O Cordeiro receberá um reino que não perecerá; e todos os povos, nações e povos O adorarão. Dn. 7:14.
Apocalipse 17:15. As águas representam as nações. O anjo informa a João, o significado das águas onde a prostituta está assentada. Ap. 17:1. Não podemos desprezar o impacto global exercido pela grande prostituta, o sistema religioso corrupto e corrompido será um grande aliado da besta. O ecumenismo (movimento favorável à união de todas as igrejas ditas cristãs) se consolidará nesse período onde todas as religiões do mundo se unirão e existirão como uma só na tribulação. “O Ecumenismo não é para crente, pois seu promotor não é crente e seus parceiros também não o são. Ser crente é crer que SÓ CRISTO SALVA. Ele é o único Deus, Salvador, Senhor do universo, O Todo- Poderoso. Is. 43.11/Atos 4.12/ Rm 3.24 e I Jo 5.10-13 e 20. O promotor do ecumenismo (Satanás) e seus parceiros creem na salvação por Jesus, mas com a necessidade de complementar com obras boas, cumprimento de Sacramentos, auxílio de santos, etc, não creem em Cristo como ÚNICO e exclusivo SALVADOR e, portanto, não são crentes! Como partilhar um culto a Deus com um povo que nem confia Nele? O Ecumenismo não é Cristão!” Partícula ADAPTADA do estudo: http://solascriptura-tt.org/SeparacaoEclesiastFundament/PerigosDoEcumenismo-Ferro.htm.
Apocalipse 17:16-18. Os reis odiarão a prostituta. A besta (Anticristo) com a ajuda dos dez reis, utilizará o sistema religioso (ecumenismo) para obter o controle religioso/político. Após essa falsa união, o Anticristo se voltará contra o sistema religioso (a prostituta/Roma) e destruirão a grande meretriz. Ez. 16:37-40. A besta e os dez reis cumprem involuntariamente a vontade de Deus ao destruir a Babilônia religiosa. Nos dias em que de João escreveu o livro de Apocalipse, não havia dúvida de qual cidade reinava sobre os reis da terra. Roma era o centro político, econômico e religioso do mundo daquela época.
Esperança-PB. Produzido em Dezembro de 2022.
Referências Bíblicas: Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fiéis): LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, ACF ou BKJ-1611.
Aplicado na IBBF Esperança, em 22 de Setembro de 2024.
Referências Bíblicas: Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fiéis): LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, ACF ou BKJ-1611.
Aplicado na IBBF Esperança, em 22 de Setembro de 2024.
Nenhum comentário:
Postar um comentário