Ef. 2:1-Mortos em ofensas e pecados.
O apóstolo Paulo divinamente inspirado. II Tm. 3:16. Mostrar-nos a nossa condição anterior a Cristo. Literalmente estávamos mortes entregues ao pecado e condenados a perdição. A palavra para morto em grego é nekros, que significa literalmente um cadáver ou cadáver. O apóstolo faz uma perfeita comparação, quando descreve não apenas a natureza dos descrentes, mas também a impossibilidade dos mesmos, corrigirem e reconhecerem a sua própria condição. Jo. 3:36. Estando, indica uma ação continuada, ou seja, que permanece acontecendo. Ou seja, o pecador necessita de Cristo para vivificá-lo. Cl. 2:13 e Jo. 5:21.Este estado de morte espiritual (separação da vida e comunhão de Deus) é manifestada pelo pecado. Ro. 6:23.
Ef. 2:2-3. Filhos da ira.
Uma pessoa que está espiritualmente morta está separada de Deus, estando sujeita ao poder demoníaco do príncipe das potestades do ar. Ou seja, a vontade do perdido está condicionada ao “deus” desse século. II Co. 4:4 e Lc. 4:5-6. Àqueles que estão na carne são inimigos de Deus. A inclinação da carne e morte, já a inclinação do Espírito é vida. Ro. 8:5-8. Vejam bem, a vida daqueles que não experimentaram o novo nascimento. Jo. 3:3-5. É dominada por sua natureza pecaminosa, voltada única e exclusivamente para satisfazer os desejos dessa natureza. Era servo do pecado e fazia coisas que após nascer de novo se envergonhar de feito. Ro. 6:20-21.
Ef.
2:4. Atraídos pelo amor de Deus.
Lembre-se sempre da sua condição anterior “morto em ofensas e pecados”. Todo ser humano é pecador e por este motivo está destituído da glória de Deus. Ro. 3:23. Não há condição do mesmo ser condenado, ele já está condenado. Jo.3:18. Logicamente os mortos não podem ir a Deus. Jo. 5:40. Então apareceu as misericórdias do Senhor, que nos amou com amor eterno e com benignidade nos atraiu. Jr. 31:3 e Jo. 12:32. A benignidade de Deus leva o pecador ao arrependimento. Ro. 2:4. Deus nós dá a maior de todas as provas de amor. Ro. 5:8 e Ap. 1:5.
Ef. 2:5-6. Nos vivificou juntamente c/ Ele.
No momento em que Deus Pai ressuscitou a Cristo é a certeza de que todo aquele que estiver nEle (Cristo) deixa a condenação advinda da carne e ressuscita para uma nova e eterna vida. I Pe. 3:18 e Ro.8:11. Além de recebemos essa nova vida, o salvo sabe que tem um lugar no reino celestial de Cristo. Claro que, o assentar nos lugares celestiais, só ocorrerá após o retorno do nosso Senhor e Salvador Cristo Jesus, então poderemos compreender está gloriosa promessa que nos será manifestada. Cl. 3:3-4 e Fp. 3:20-21. A salvação, literalmente significa uma mudança na nossa condição espiritual diante de Deus. Por meio da obra de Cristo: sairmos da posição de condenados e filhos do Diabo, para salvos e filhos de Deus.
Ef. 2:7. Mostrando a riqueza de Sua graça.
Deus baseado unicamente e exclusivamente em Seu perfeito propósito demonstra as abundantes riquezas de Sua glória em vasos de barros, para que a excelência seja dEle. II Co. 2:4. Podemos afirmar que o viver do crente é um farol que reflete a glória de Deus. Mt. 5:16. Essa demonstração é evidenciada em 3 pontos:
1. Salvação destinada a todos: I Tm. 2:4 e II Pe. 3:9.
2. Doação do Espírito Santo: Ro. 5:5
3. Demonstração do Verdadeiro: I Jo. 5:20.
Ef. 2:8-9. Salvação pela graça e sem obras.
A Bíblia deixa claro e explicitamente que a salvação é um dom de Deus que nos é dado através da Sua preciosa graça. Ro. 3:24.
Significado da palavra Graça: Biblicamente falando o termo graça significa literalmente favor não merecido.
Através de um homem Adão entrou o pecado no mundo, com isso, todos pecaram. Ro. 3:23. O pecado trouxe junto consigo a morte. Por um ato de JUSTIÇA do nosso salvador Jesus Cristo, recebemos algo que não merecemos: a vida eterna. Ro. 5:12-21. Não existe nenhuma possibilidade do HOMEM conquistar a salvação com base em obras, a única forma de o pecador arrependido ser resgatado é Jesus Cristo, não há salvação fora dEle. Atos 4:10-12. Também devemos enfatizar, que a obra da graça é perfeita, não necessita de complemento e não poderá ser desfeita. Tt. 3:4-7. Jesus recebe o pecador do Pai e de maneira nenhuma o lançará fora. Jo. 6:37 e 10:29.
Ef. 2:10. A quem se dirige a ordem para fazer boas obras?
As Escrituras de forma clara mostra que o destinatário, pessoa designada para realizar as boas obras, são aqueles que já foram justificadas pela fé em Cristo, e salvas pela graça. Ef. 2:8-9 e Hb. 6:9. Obviamente nem todo salvo produzirá obras dignas de galardão. I
Co. 3:11-15. Essa passagem mostra que a salvação não é algo dependente das obras, pois aqueles cujas obras se queimaram são, apesar disso, salvos. Fica claro então, que as obras de um homem não têm relevância para a salvação. Dentro deste contexto é suma importância a observância a quem é dirigida cada assunto ou passagem das Escrituras. Tito 3:8. Essa referência a obras claramente se limita aos crentes, ou pessoas salvas, e eles são os únicos para os quais as boas obras são proveitosas, faça uma comparação com Isaías 57:12.
Esperança-PB. 2020.
Referência Bíblica: ACF.
Pr. Walter Costa.
Aplicada na IBBF Esperança-PB, em 25 de outubro de 2020.
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