sexta-feira, 3 de julho de 2020

O propósito da igreja.





O propósito da igreja.


Cristo é a Pedra principal.


Leitura bíblica: I Coríntios 10:4.


I. A igreja está edificada sobre CRISTO.


1. A palavra pedra, Mat. 16:18, (em grego, linguagem original) significa uma massa de rocha (literalmente ou simbolicamente). A palavra ‘Pedro’ (em grego) origem caldônico, significa uma pedra oca (vazia, pedra pequena, cheicho).

2. A declaração de Pedro é a verdade sobre qual a igreja está edificada. Essa declaração era, “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo” (Mateus 16:16). Cristo é a pedra fundamental da Sua igreja. Ef. 2:20/ I Pe. 2:6-8 e Is. 8:14.

3. É sobre Cristo – Portanto, Ele é o alicerce da igreja. Assim posto, o propósito da igreja não é o bem-estar de seus membros, não é um local para realizar obras sociais, não é um restaurante para distribuir sopões, ou o cuidado de orfanatos, creches para crianças ou asilos para os velhos. E sim ser um organismo vivo, tendo Cristo como o único fundamento. I Co. 3:11.


A Igreja tem um propósito I– O IDE


DE CRISTO! Dado a Sua igreja. (Mt. 28:19-20).

1. Primeira mensagem de João o Batizador. Mt. 3:2; “E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.”

2. Primeira mensagem de Cristo. Mt. 4:17, “desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos porque é chegado o reino dos céus”.

3. Não temos outra coisa para pregar! Mc. 16:15, “pregai o evangelho”; I Co. 15: 1-3, (v.1) “o evangelho”; (v3). “que é Cristo”; I Cor. 2:2, só Cristo e Este crucificado”.

4. Ai dos que pregam o outro evangelho! Gl. 1:6-9 e I Cor. 16:22.

A Igreja tem um propósito II- Evangelizar os pecadores.

Evangelizar é: Simplesmente cada salvo declarar, membrado a igreja de Cristo, local, visível e de doutrina batista, pregar, dar testemunho das boas novas da salvação, a todos quantos puder. Assim, evangelizar é diferente de verdadeiramente converter (Jo. 16:7-8), que só cabe ao Espírito Santo. O nosso papel é alertar ao pecador, sobre a certeza iminente do inferno. Ez. 33:8-9 e Atos 20:26-27. O propósito basilar é pregar o evangelho aos perdidos. Mt. 9:12-13.

Os crentes de doutrina bíblica (portanto, batistas), devidamente membrados a igreja de Cristo através do batismo, são os embaixadores do Senhor na terra. II Co. 5:20. Somente através do evangelho o pecador pode ser salvo. Ro. 1:16 e I Co.1:21.


A igreja é a plenitude de Cristo.


1. A igreja não é um clube social, nem mesmo um clube para pessoas salvas e sim corpo de Cristo. Ef. 1:22-23 e Ef. 3:6.

2. Mesmo diante do fato de gostarmos de estarmos em comunhão na assembleia. Faz-se mister lembrar, que esta comunhão, só bíblica porque estamos ativos nEle, (I João 1:7) não vice-versa. O gozo é o resultado de uma boa obediência, não a causa da obediência; ou seja, o obedecer é a causa do gozo, não o efeito. Quando “andamos em Espírito temos o fruto do Espírito”. Gal. 5:16 e 22.

3. Não é obra de homem qualquer. Cristo, só Ele que tem a preeminência de todo pode ser o cabeça da igreja.Cl. 1:17-18. Ele e para Ele, são todas as coisas; glória, pois, a Ele eternamente. Amém”. Ro. 11:36. Devemos, então, estar individualmente separados do mundo, e a igreja, coletivamente separada do mundo, das influências da imaginação do homem e do controle das leis civis que interferem ou entram em conflito com a lei maior de Deus. I Co. 2:1-5.

A Igreja tem um propósito IIIGlorificar a Deus.


Rm 15:6-9/ Ef. 3:20-21; /II Ts 1:12 e I Pe 4:11

Como glorificar a Deus:

AMANDO-O: Ap 2:4

ADORANDO-O: Jo 4:23-24.

LOUVANDO-O E DANDO-LHE GRAÇAS: Hb. 13:15.

EM PREGAÇÃO: I Pe. 4:11

EM PALAVRA DE TESTEMUNHO: II Ts. 3:1

Portanto, o propósito da assembleia local é glorificar a Deus, evangelizar os perdidos, edificar e prover comunhão para seus membros, cuidar dos salvos em necessidade.

Esperança-PB, 2019.

Pr. Walter Costa.

Referências bíblicas: ACF.

Bibliografia: 

A História dos Batistas UM ESTUDO DA CONTINUIDADE DAS IGREJAS DE JESUS CRISTO NOSSO SENHOR E SALVADOR – Pr. Jerry Donald Ross.

BATISMO ESTRANHO E OS BATISTAS -Por: W. M. Nevins.

http://solascripturatt. org/EclesiologiaEBatistas/17PropositoC adaIgrejaLocal-Helio.htm. Hélio de Meneses.



Nenhum comentário:

Postar um comentário