domingo, 24 de novembro de 2024

Ensinamento 36. Leitura: Apocalipse 20:5-15

 



Apocalipse 20:10. O Diabo é lançado no lago de fogo. O fogo eterno é o destino final do Diabo e de todos os que não obedeceram ao Evangelho. Mt. 25:41 e Ap. 20:15. A rebelião no final do milênio, será a última promovida por Satanás. Cristo venceu e aniquilou todo o império do mal. I Co. 15:24-28. No lago de fogo e enxofre, o Diabo, reencontrará os seus dois parceiros do mal. Ap. 19:20. Onde, serão atormentados por toda a eternidade.

Apocalipse 20:11. O grande trono branco.

O LOCAL. A Bíblia mostra que o Senhor julgará os perdidos em um grande trono. Com características únicas que revelam a soberania final de Deus.

SUA COR. “E vi um grande trono branco” Branco significa santidade e retidão. Trata-se do trono do santo [e final] julgamento de Deus contra todos os pecados.

SEU TAMANHO. “E vi um grande” É grande, o que significa a onipotência de Deus. O pecador, que invariavelmente pensa de si como importante e digno de graça, será plenamente consciente de sua insignificância e inutilidade de sua vaidade quando ele ficar diante deste grande trono.

O JUIZ. Cristo estará assentado no trono, pois, assim o Pai O constituiu. Jo. 5:22 e Atos 10:42.

OS RÉUS. Os perdidos serão julgados por suas obras. Não haverá desculpas. Ro. 1:20 e 25 e At. 17:30-31.

O Tribunal será para confirmar a sentença. Muitos acreditam e pregam que no julgamento final, Deus salvará as pessoas do eterno castigo. Ledo engano, Jo. 3:18. A punição final (terrível, consciente, incessante e eterna) será segundo a luz recebida pelo pecador perdido. Podemos afirmar que, aqueles que conheceram a palavra e não deram ouvidos receberão o mais duro juízo. Os pseudos crentes, ficarão sob o pior castigo eterno, do que os piores genocidas, homicidas, prostitutas e idólatras que nunca leram nem ouviram a Bíblia.

As obras do pecador perdido. Os mortos espiritualmente, serão julgados de acordo com suas obras. Eles receberão graus de punição baseados no nível de pecaminosidade e por não receberem a Palavra de Deus. Os perdidos serão julgados tanto por suas ações quanto por seus conhecimentos. Lc. 12:47-48 e Ro. 2:5-9.

Apocalipse 20:12. Os livros serão abertos. Independentemente da posição que alguém teve em terra, quer rei ou mendigo/paupérrimo, quer desprezado ou aclamado, quer um pecador público ou um em privado, todos os que morrem sem Cristo ficarão diante de Deus no presente julgamento. Os homens dão tão supremo valor a posição e prestígio neste mundo, mas essas coisas nada significam diante de Deus. Haverá alguns que "ganharam o mundo inteiro", mas que perderam suas almas. Mc. 8:36-37. Os grandes não são tratados de maneira diferente por Deus. Pecadores são pecadores, e Deus não faz acepção de pessoas. Atos 10:34.

O livro da vida será aberto. Este é o livro que contém os nomes das pessoas de todos os séculos que estão eleitas em Cristo, conforme o pré-conhecimento de Deus. I Pe. 1:2.

O livro de obras será aberto. É mantido registro de todas as obras do homem, incluindo cada palavra inútil e cada secreta Tudo será manifesto: Lc. 8:17.

O livro de Deus [a Bíblia]. A Bíblia será aberta nessa ocasião como um testemunho contra cada pecador. Jo. 12:44-50.

A acusação. A principal acusação que assolará a defesa dos pecadores será “porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus” e “amaram mais as trevas do que a luz”.Jo. 3:18-19.

A defesa dos réus. Os réus tentarão se defender. Principalmente aqueles que enganam os corações dos simples e pregam o outro evangelho. Mt. 7:21-22.

O veredito. Nada existente no pecador pode agradar a Deus, no momento em que o veredito final será proferido, o Senhor declarará aos perdidos: suas obras não foram de proveito algum, afasta-te de Mim. Is. 64:6 e Mt. 7:23.

Apocalipse 20:13. O justo castigo. O perdido será julgado pelas obras da carne. Nenhum pecador pode estar perante um santo Deus e ser julgados pelas suas obras, sem ser condenado, por isso a conclusão do presente julgamento já está previamente conhecida. Ro. 6:23 e Jo.3:19-20. O castigo é eterno e o sofrimento consciente. Ap. 20:10.

O salvo será julgado pela obra feita para o Senhor. O julgamento dos salvos, aqueles que construíram as suas vidas sobre a fundação de Jesus Cristo. Trata-se de um julgamento de obra (singular), em vez de obraS (no plural). O julgamento do crente [no Bema de Cristo, logo após o Arrebatamento] tem o objetivo de analisar a sua obra ou serviço prestado a Cristo, para determinar recompensas ou perdas delas. I Co. 3:11-15.

Apocalipse 20:14-15. O lago de fogo. A morte era o último inimigo a ser vencido. Cristo, ao vencer o império do mal, aniquilou a morte para sempre. I Co. 15:26 e I Co. 15:54. Antes da obra de Cristo, quando as pessoas morriam, existiam dois destinos, o inferno que era o destino daqueles que não entregaram as suas vidas a Deus e o lugar de consolo (seio de Abraão) reservado para os que criam verdadeiramente em na obra vindoura de Cristo. Em conformidade com as Escrituras, esses dois lugares ficavam próximos, separados apenas por um grande abismo. Lc. 16:22-26. Então, na ressurreição, Cristo desceu “às partes mais baixas da terra” e retirou o seio de Abraão e o transferiu para o céu. Ef. 4:8-9. Algo parecido com que ocorrerá no futuro com o inferno, quando o mesmo será lançado no lago de fogo. A condição primordial, para não ser lançado no lago de fogo e não sofrer o dano da segunda morte, é ter o nome escrito no Livro da Vida. Ap. 2:11. A ausência do nome no Livro da Vida do Cordeiro, significa tormento por toda a eternidade. Ap. 13:8/ Ap. 21:27/Lc. 9:46.

Consultas: http://solascriptura-tt.org/Sermoes/

E9CJulgamentoGrandeTronoBranco-Dcloud.htm.

http://solascriptura-tt.or EscatologiaEDispensacoes/JustosE DiferentesGrausPunicaoPecado-Helio.htm

Produzido em, Janeiro de 2023.

Referências Bíblicas: Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por crentes fiéis): LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, ACF ou BKJ-1611.

Aplicado na IBBF Esperança–PB, 24 de Novembro de 2024.

domingo, 10 de novembro de 2024

Ensinamento 35. Leitura: Apocalipse 20:1-10




Apocalipse 20:1-3. A prisão do Diabo. Aquele que desejava em seu coração ser semelhante ao Altíssimo é preso e lançando no abismo. Is. 14:12-15. Essa Escritura, nos notifica os quatro nomes mais conhecidos que definem adequadamente aquele que será lançado no poço do abismo: “Dragão” perseguidor do Cordeiro e Seu povo, Ap. 12:17. “Antiga serpente” a mesma que enganou Eva no Jardim do Éden. Gn. 3:13. “Satanás” que é o acusador dos crentes. Ap. 12:10. “Diabo” o nosso adversário que anda em derredor buscando nos destruir. I Pe. 5:8. O anjo aprisionará Satanás no abismo onde o mesmo permanecerá por mil anos. O abismo é o local onde os anjos do maligno são aprisionados à espera do juízo final. Lc. 8:31/ II Pe. 2:4 e Jd. 1:6. O propósito declarado de amarrar Satanás, é para que ele não seja capaz de enganar as nações durante o período de mil anos. Afinal deturpar a verdade através do engano é o padrão moral do Diabo. Ap. 13:14.

Apocalipse 20:4. O reino milenar. Todo crente na Bíblia, crer e prega o Reino Milenar do Messias, pois as Escrituras testificam essa verdade. Is. 2:1-4 e Is. 24:21-23. Os contradizentes, acreditam erroneamente que a única base bíblica para o Reino Milenar de Jesus é encontrada nos primeiros versículos de Apocalipse 20. Talvez, por não possuírem o guiar do Espírito Santo, eles não enxergam as diversas passagens das Escrituras que afirmam de modo claro a existência do Milênio, logo após o término da Grande Tribulação. Zc. 9:10/ Is. 65:17-25. Mateus e Pedro falam restauração que ocorrerá durante o Milênio. Mt. 19:27-28 e Atos 3:21.

O significa Milênio? Período literal de mil anos no qual Cristo governará pessoalmente a terra.

Os diferentes nomes aplicados ao Milênio fazem-nos compreender o significado desse período:

Mil anos, expressão que define a extensão do tempo. Ap 20.4 e 6.

Regeneração da terra, mostra-nos a origem do novo tempo de bênçãos para o mundo. Mt 19.27-28.

Consolação de Israel” e “redenção de Israel”, fala daquilo que Israel esperava: a plenitude da manifestação do Messias. Lc 2.25 e 38.

Reino de Cristo e de Deus. Ef 5.5.

Dispensação da plenitude dos tempos, mostra-nos que o “Milênio” será o último dos grandes períodos históricos, antes do raiar da eternidade. Ef 1.10.

Para quem será o Milênio?

1) Jesus Cristo, como Rei Supremo. Zc.14.9-11.
2) Para os Salvos. I Tes. 4.16-17.
3) Para o remanescente (nações) da Grande Tribulação. Mt. 25.31-34.
4) Para os judeus sobreviventes. Is. 60.10-15 e Zc. 8.20-23.

Três escolas principais de interpretação do Milênio:

1) Pré-Milenistas: (correta) entendem a base da interpretação literal das profecias, a Vinda de Jesus Cristo precederá o Seu reinado de mil anos em companhia de Seus remidos.

2) Pós-Milenistas: acreditam que a Segunda Vinda de Jesus Cristo será precedida da vitória final do Evangelho no período do milênio.

3) Amilenistas: entendem que a descrição de Apocalipse 20 é puramente simbólica.

Os salvos reinarão com Cristo no Milênio. Ap. 2:26–27 e II Tm. 2:12.

Apocalipse 20:5-6. A bem-aventurada primeira ressurreição. A primeira ressurreição consiste em vários eventos sequenciais de ressurreição, que são tratados como [compondo] uma única categoria – a ressurreição de todos os que são redimidos, I Co. 15:16-20 e I Tes. 4:13-16. Ela é primeira sob a perspectiva de sua prioridade [sua superioridade, pois ela se refere à ressurreição que é a primeira em nobreza e honra] ela se refere àqueles que participam da ressurreição da vida em vez de participarem da ressurreição da condenação. Há somente dois tipos de ressurreição, uma sendo para a vida eterna, outra para a condenação e morte eternas. Jo. 5:28-29 e Dn.12:2. Os salvos possuem a certeza Bíblica que serão transformados. Fp. 3:21. O regozijo dos crentes é saber que o que mortal será revestido da imortalidade. I Co. 15:51-54.

Apocalipse 20:7-9. Satanás será solto e vencido para sempre. Mesmo depois de um milênio de paz e fartura, onde o homem viverá em um perfeito ambiente físico e espiritualmente. Mq. 4:2-4 e Is. 32:17-18. Uma multidão (como a areia do mar) seguirão ao Diabo e se rebelarão contra Deus. Esse fato, comprovar que o julgamento de Deus sobre humanidade e justo e merecido, os rebeldes serão devorados pelo fogo.

Apocalipse 20:10. O Diabo é lançado no lago de fogo. O fogo eterno é o destino final do Diabo e de todos aqueles que não obedeceram ao Evangelho. Mt. 25:41 e Ap. 20:15. A rebelião no final do milênio, será a última promovida por Satanás. Cristo venceu e aniquilou todo o império do mal. I Co. 15:24-28. No lago de fogo e enxofre, o Diabo, reencontrará os seus dois parceiros do mal. Ap. 19:20, onde, serão atormentados por toda a eternidade.

Esperança-PB. Produzido em Janeiro de 2023.

Referências Bíblicas: Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fiéis): LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, ACF ou BKJ-1611.

Aplicado na IBBF Esperança, em 10 de Novembro de 2024.