terça-feira, 1 de dezembro de 2020

 



Ensinamento 4


Efésios 2:11-12. Vivíamos sem Deus no mundo. Aqui o Espírito Santo nos faz refletir, sobre a nossa condição anterior. A mente do crente deve está povoada de gratidão a Deus, pelo fato de ter recebido tão grande salvação. Anteriormente estávamos sem esperança e sem Deus no mundo, mortos em ofensas e pecados. Ef. 2:2-3. De forma literal, nos encontrávamos perdidos e condenados a perecer o castigo eterno longe da face do Senhor. II Tes. 1:9. Por isso, sempre devemos nos lembrar da benignidade de Deus. Ro. 2:4 e Tt. 3:4. Paulo usa as palavras "circuncisão" e "incircuncisão" para descrever dois grupos de pessoas. O povo judeu é a “circuncisão”, e os não-judeus ou gentios são a “incircuncisão”Mas, isso não faz nenhuma diferença porque o que importa é a fé na obra do nosso Salvador. Gl. 5:6.


Efésios 2:13-14. O sangue de Cristo nos levou a Deus. Após nos fazer refletir da nossa condição de perdido, agora o apóstolo apresenta o autor e como ocorreu a reconciliação entre os gentios e Deus. Cl. 1:21-22. Não existe redenção sem o sangue. Cl. 1:14 e Hb. 9:22. Note bem a diferença: antes você estava SEM CRISTO (longe), mas agora você ESTAR EM CRISTO (perto). Esse fato nos torna membros da família de Deus e do Seu reino. Gl. 3:26. Ação do sangue de Cristo naqueles que creem em Sua obra representa diversas maravilhas como por exemplo:


Resgate: Ef. 1:7 e I Pe. 1:18-19

Justificado e poupado. Ro. 5:9.

Aproximação de Deus. Ef. 2:13.

Redenção : Hb. 9:12.

Santificado: Hb. 13:12.

Reconciliado: Cl. 1:20.

Lavados os pecados: Ap. 1:5.


Efésios 2:15-16. Cristo desfez a inimizade. Já aprendemos que antes do nosso encontro com Cristo éramos inimigos de Deus. Ro. 5:10. Portanto, não podíamos ser participantes da promessa, então Cristo, Ele próprio em Sua carne desfez a inimizade entre judeus e gentios, ou seja, desfez a condição do cumprimento da Lei, que consistia apenas em ordenanças e riscou a cédula que nos era contrária. Cl. 2:13-14. Agora, não importa se você e judeu ou gentio, o que importa mesmo é estar em Cristo. Gl.3:28. Em Sua obediência Cristo nos reconciliou com Deus e apaziguou a Sua ira contra nós, esse fato é decorrente do amor de Deus para conosco. Jo. 3:16 e I Jo. 4:10. Agora podemos proclamar em alto e bom som que ninguém nos inquiete. Gl. 6:17.


Efésios 2:17-18-Por Cristo temos acesso ao Pai. Cristo é o único Caminho válido para temos acesso ao Pai. Jo. 14:6 e Jo. 6:37. Em parceria com o seu sistema religioso, o Diabo introduz a falácia de que todos os caminhos levam a Deus. Apesar de existir no universo religioso certo apelo emocional sobre a busca por Deus, este simplesmente é absorvido quando, Satanás introduz de forma eficaz e sorrateira a exclusão de Cristo como o único fundamento válido para salvação. I Co. 3:11. A maioria dos seres humanos NÃO acreditam em um Deus soberano, que mostra a podreficação do homem e que apesar disso, deu o Seu filho unigênito para todo aquele que Nele crer tenha a vida eterna. E por este motivo inventam um “deus” que “barganha” o processo de salvação permitindo que certas pessoas entrem no céu através de caminhos alternativos, como por exemplo: ser batizada; ser membro de tal grupo religioso; cumprir as regras ditadas por homens; fazer caridade, ou seja, estas pessoas não buscam um relacionamento verdadeiro com Deus, que é soberano e realizar todo segundo o conselho de sua vontade. Ef.1:11.


Efésios 2:19. Somos da família de Deus. A nossa condição passada era de estrangeiro e estranho a aliança da promessa. Essa triste condição foi desfeita por Cristo naquele maldito calvário. Hoje o crente teve o status modificado para concidadãos dos santos e membros da família de Deus e coerdeiros de Cristo. Ro. 8:16-17


Efésios 2:20-22. Edificados sobre a Rocha.


A parte principal de um edifício é a fundação. Pois, ela é essencial para a segurança do mesmo e de seus ocupantes. Nessa passagem a Bíblia nos mostra que tendo Cristo com fundamento principal I Co. 3:11 e os crentes como parte integrante desde edifício e com cada parte individual desta superstrutura espiritual  fazendo a sua justa operação ocorrerá de modo natural o aumento do corpo e a edificação. Ef. 4:16. O objetivo final desta grande contração é glorificar a Deus, através de sacrifícios espirituais agradáveis ao Senhor. I Pe. 2:4-6. Além dos sacrifícios espirituais os crentes podem glorificar a Deus através do sacrifício de louvor. Hb. 13:15 e a apresentação dos nossos corpos em sacrifício vivo. Ro. 12:1-2.


Esperança-PB. 2020.

Referência Bíblica: ACF.

Aplicada na IBBF Esperança-PB.

Pr. Walter Costa.