quinta-feira, 3 de maio de 2018

Jovens não vivais mais segundo as concupiscências dos homens, mas segundo a vontade de Deus.


IX ENCONTRO NACIONAL EM DEFESA DA SÃ DOUTRINA.


ESTUDO PARA JOVENS.



Nenhum texto alternativo automático disponível.

Jovens não vivais mais segundo as concupiscências dos homens, mas segundo a vontade de Deus.



Para que, no tempo que vos resta na carne, não vivais mais segundo as concupiscências dos homens, mas segundo a vontade de Deus”.

I Pedro 4:2.-ACF



Introdução.


Talvez o maior desafio do jovem crente na atual confluência de acontecimentos que estão ocorrendo no mundo, seja como lidar com tantas inversões de valores, sem macular o seu testemunho. Estamos vivendo tempos trabalhosos, onde os padrões morais estão sendo execrados em nome da relatividade moral.

II Timóteo 3:1-5. 

Diante de tais considerações podemos creditar que realmente é bastante complexo para o jovem crente a prática dos ensinamentos bíblicos, porém, o fato de ser jovem não o torna isento ou desobrigado de ser exemplo na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza.

I Timóteo 4:12.

Deus ordena aos jovens para fugirem das paixões da mocidade

 “Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor.

II Timóteo 2:22, 

Mocidade? Faz clara referência a pessoas jovens, e os jovens devido a sua inexperiência ante as situações da vida, eles são sistematicamente imaturos e mais fáceis de serem atingidos pelos dardos inflamados do maligno. Veja, que há uma ordem para fugir e não uma ordem para travar uma batalha, portanto, fuja pois fazendo isso, você evita a queda e no menor dos atos está sendo obediente a palavra de Deus. O objetivo do jovem crente não é agradar ao mundo e sim ser a luz do mundo.






Como viver segundo a vontade de Deus.



1-Não dê lugar as concupiscências do mundo em sua vida. 

Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre”. 

I João 2:15-17. 

Com superdesenvolvimento das mídias sociais, criou-se ferramentas extremamente adequadas ao exercício da enganação. Satanás tem utilizado este canal para massificar o erro, levando os jovens crentes para dentro das concupiscências do mundo, onde a mentira é manifestada com requinte e beleza, falam de amor, mas não amam, falam de justiça, mas transgridem as mínimas coisas da lei, tudo é muito bonito é perfeito, porém falso e cheio de enganação e mentira. Sempre tenha em mente que o diabo é o pai da mentira.

João 8:44.



2- Lembrar sempre que o que semeamos! Ceifaremos. Se o jovem semear a semente corruptível, ceifará podridão, já o jovem que semear a boa semente ceifará frutos para a vida eterna.

“Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna”.

Gálatas 6:7-8.

Talvez você esteja se questionando, eu sou muito jovem, terei a vida toda pela frente para trabalhar com esforço e perseverança na obra do Senhor, mas, lembre-se o semear é opcional, colher é obrigatório.


3-Buscar em primeiro lugar o reino de Deus. Em tempos onde a busca por melhores oportunidades norteiam a vida dos jovens (inclusive dos crentes), eles estão esquecendo de algo que é de sublime importância que é o BUSCAR o reino de Deus

Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”.

Mateus 6:33. 

Buscar em primeiro lugar reino de Deus, não representa largar tudo, deixar de estudar, deixar de trabalhar e sim viver uma vida que exalte a Deus em nossos atos. Não podemos colocar a nossa vontade como prioritária, mas, é Ele quem deve comandar nossas decisões. Nosso desejo deve ser de sempre buscar em Deus a melhor decisão e a melhor escolha para nossas vidas.


4-Devemos assumir as nossas culpas. É fato que o ser humano adora transferir os erros e falhas para os outros, com os jovens não poderia ser diferente.

E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me. E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses? Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi. E disse o SENHOR Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi”. 

Gênesis 3:10-13. 

O resultado final da sua vida, passa literalmente por suas escolhas, quando transferimos nossas culpas para os outros e não reconhecemos os nossos erros, não sentimos a necessidade de mudar, portanto, continuaremos a errar e pôr a culpa nos outros. 

Não erreis, meus amados irmãos”. Tiago 1:16.


5- Revestindo do Senhor Jesus.Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências 

Romanos 13:14. 

Não existe a menor das possibilidades de se vencer as concupiscências dos homens se você não estiver revestido de Cristo. Revista-se da armadura de Deus
 “Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo”.

Efésios 6:11.


6- Ter em mente que todas as coisas são lícitas, mas nem todas convêm.

Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam”. 

I coríntios 10:23 

A decisão de um jovem crente, revela o seu caráter. Fazer algo errado usando apenas o argumento de que todos estão fazendo não é ser sábio e sim tolo, sabemos que amizade influenciam as nossas decisões, porém, devemos basear nossas escolhas em princípios bíblicos, sempre faça as seguintes perguntas: O que estou fazendo edifica? Cristo está sendo glorificado em meus atos? O que estou fazendo agrada a Deus? Se as repostas forem contrarias às Sagradas Escrituras não servem para o jovem crente.


7- Retenha o bem e abstenha-se da aparência do mal. Existe claramente a necessidade do jovem de buscar novos conhecimentos, isso faz parte do seu desenvolvimento pessoal, o jovem crente não está excluído de tal necessidade, porém, como o seu agir deve ser baseado na ação do Espírito Santo, ele tem que analisar tudo, porém, reter apenas o bem

 “Examinai tudo. Retende o bem”. I Tessalonicenses 5:21.

Além disso, o crente deve se abster não sou do mal e sim de toda a sua aparência.

“Abstende-vos de toda a aparência do mal”.I Tessalonicenses 5:22.

Conclusão
O simples fato de ser jovem, não o isenta, dispensa ou o desobriga de andar conforme a vontade de Deus. A Sagrada Escritura nos mostra que o jovem crente já venceu o maligno e que o mesmo é forte pois a Palavra de Deus está nele. Pais, escrevo-vos, porque conhecestes aquele que é desde o princípio. Jovens, escrevo-vos, porque vencestes o maligno. Eu vos escrevi, filhos, porque conhecestes o Pai. Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno.
I João 2:13-14.
Referências bíblicas: Almeida Corrigida e Fiel- ACF.
Pr. Walter Costa.

Soledade-PB, 01 de maio de 2018.



Nenhum comentário:

Postar um comentário