sexta-feira, 27 de outubro de 2017

A TENTAÇÃO

Imagem relacionada

A TENTAÇÃO


Versículo: Lucas 22:31.


Significado de cirandar: Ato de passar pela ciranda os cereais. É o mesmo que peneirar ou joeirar. Geralmente usando uma Arupemba, tipo de peneira, feita de palha trançada ou fibra muito utilizada na Região Nordeste do Brasil. O termo ciranda aplica-se também à dança de roda para adultos muito popular no Nordeste brasileiro.

Satanás anda ao derredor, com um único intuito “cirandar” desonrar os filhos de Deus, do mesmo modo que o agricultor separa as folhas dos grãos com uma arupemba. Nesta passagem ficou claro que o inimigo não tem autoridade para por si mesmo '‘peneirar’' ou prejudicar os crentes. As táticas de Satanás são más, e ele parece tentar atacar cada um de nós em nosso ponto principal de vulnerabilidade. Quando nos sujeitamos a Deus, o maligno não poderá nos fazer qualquer, pelo contrário ele fugirá de nós. Tg. 4:7.

Leitura Bíblica: Mat. 4:1-11.

Como podemos ver o próprio Cristo foi tentado por Satanás, Aquele que não conheceu o pecado.  II Cor. 5:21.  Que é imaculado e incontaminável. I Pe.1:19, foi perseguido pelo inimigo. Agora irmãos imagine nós que somos pecadores. Ro. 5:8.

O crente tem que está bem alimentado. Hb. 5:13-14, se o nosso alimento não for diário e constante sucumbiremos as armadilhas impostas pelo pai da mentira. Se você está firme, tenha cuidado para não cair. I Co. 10:12.  O inimigo aproveitou o momento em que Cristo estava fraco fisicamente, pois estava há 40 dias e 40 noites em jejum para testar a capacidade dEle.  Apesar das artimanhas, usadas por Satanás Cristo se manteve sem pecado. Hb. 4:15.  Assim como o Messias sofreu três ataques fortes por Satanás, os crentes também serão tentados. Podemos compreender tudo isso claramente em  I João 2:16. A concupiscência da carne, a soberba da vida e a concupiscência dos olhos.


1ª tentação: Concupiscência da carne. Mat. 4:3. Devemos ter presente em nossa mente que a carne é fraca. Mt. 26:41 e por isso temos que alimentar o espírito. Gl. 5:17.


2ª tentação: Soberba da vida. Mt. 4:6não devemos testar o nosso Deus, ele nos protege de toda espécie de perigo, mas não devemos criar um perigo somente para testar seu poder. Note que satanás citou as escrituras, de forma errada com o único intuito de derrotar Jesus, do mesmo modo fará conosco, afinal ele é um grande enganador. Sl. 91:11.


3ª tentação: Concupiscência dos olhos. Mt. 4: 8-9, talvez esta seja a maior das tentações, pois o inimigo sabe das nossas fraquezas, ele queria que Jesus praticasse idolatria em troca de riqueza, honra e prazer, poder e glória. Mas, o criador não adora a criatura. Através dos olhos recebemos as principais informações que são levadas ao cérebro, ou seja, os olhos são a entrada principal dos desejos de nosso coração. Portanto devemos ser cuidadosos em nosso olhar. Pv.. 4:25 e Mt. 6:23.


Em qual momento somos tentando? Quando não resistimos as ciladas impostas pelo inimigo e nos tornamos desobedientes. A obediência é uma das principais virtudes do crente .Ro. 6:14. Essa fato, torna o crente negligente. A obra de Cristo precisa de crentes ativos e bem alimentadosHb. 6:11-12.  Literalmente, é através da tentação que ocorre o nascimento do pecado. A tentação é o engodamento da concupiscência do ser humano. Tg. 1:12-14.


Diante de tais constatações, surge o seguinte questionamento: Biblicamente falando, qual deve ser o comportamento esperado do crente ao ser tentando? A Bíblia nos ensina que devemos vigiar e ficarmos atento ao mal que nos rodeia, o conhecimento da Palavra de Deus e a oração são fundamentais para escaparmos das armadilhas preparadas pelo inimigo. I Co. 5:33-34 e I Pe. 4:7. Nunca pense que você está sozinho, pois, a natureza pecaminosa do homem o conduz ao pecado, porém, Deus é fiel e providenciara o seu escape . I Cor. 10:13.     


Sabemos que nossa luta não é contra a carne ou sangue, mas, contra um inimigo bem maior, que vem equipado com um exército de maldades e artimanha. Ef. 6:12. Com esse pensamento e sabendo que Jesus Cristo suportou todas as tentações mesmo estando fraco fisicamente, usando simplesmente as escrituras. Então irmãos nós devemos usar a mesma ferramenta que Jesus usou, uma vez que, Ele é o nosso socorro na hora em que estamos fracos. Hb. 2:18.  Irmãos temos o melhor de todos advogados. I Jo. 2:1, tenha certeza que da mesma forma que Ele intercedeu a favor de Pedro. Lc. 22:32, também nos livrará da tentação. II Pe. 2:9.



Publicado em Novembro de 2014. Revisado em Dezembro de 2020.


IBBF Esperança-PB.


Pr. Walter Costa


Bibliografia: Bíblia Almeida Fiel e Corrigida-ACF


http://www.dicionariodoaurelio.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário